sexta-feira, 24 de abril de 2015

Ufersa instalará painéis solares em prédios administrativos

Ufersa instalará painéis solares em prédios administrativos


A Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa) instalará painéis solares nas coberturas de edificações centrais de prédios como biblioteca, Reitoria, Restaurante Universitário e Centro de Convivência. Os recursos na ordem de R$ 1 milhão são oriundos da premiação referente ao 2º lugar no Projeto Desafio da Sustentabilidade do Prêmio Ideia, do Ministério da Educação e Cultura (MEC).
De acordo com estudos da Universidade, os painéis solares são extremamente eficientes para uso no semiárido, a região chega a apresentar cerca de 3.000 horas de incidência solar por ano. Além disso, os painéis também sensibilizam e despertam a atenção da comunidade para o uso da tecnologia em práticas sustentáveis.
"Eles se prestam também como uma interessante ferramenta de educação. A proposta submetida ao MEC prevê a aquisição e instalação de controladores de demanda, que asseguram um controle sobre a energia elétrica utilizada", explica a professora Diana Lunardi, membro do Comitê.
A tecnologia dos painéis solares será usada na Ufersa como ferramenta de monitoramento e gestão do uso de energia elétrica a fim de reduzir o consumo energético. Para o reitor da Universidade, José de Arimatea, a proposta dos painéis mostra que a instituição participa de forma ativa na busca por soluções sustentáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário