Faleceu quarta por volta das 21h, no Hospital Wilson Rosado, em Mossoró, José Batista dos Santos. Pelo nome de batismo, seria praticamente um desconhecido. Mas o apelido de “Zé da Volta” o torna plenamente identificável.
Zé da Volta estava internado com problemas circulatórios.
Faria 90 anos no dia 15 de maio próximo. Nasceu no dia 15 de maio de 1924.
Patriarca de uma prole com cerca de 30 filhos, nascido na comunidade de Palheiros (Assu), o comerciante terá velório no Centro de Velório ao lado do Tiro de Guerra de Mossoró, com sepultamento marcado para as 8 horas de amanhã (sexta-feira, 25), no Cemitério São Sebastião (Mossoró).
Volta do Fio
Em seu livro “Casa das Lâmpadas”, o escritor David Leite relata que José Batista dos Santos ganhou o apelido que se fixou como nome próprio, quando instalou um pequeno comércio na zona rural mossoroense em 1954, margeando o que é hoje a BR-304.
A área era conhecida como “A volta do fio”, numa referência aos cabos telegráficos que existiam à época, que faziam uma “volta” (expressão sertaneja para “um contorno” em relação a algum ponto, objeto etc).
Que descanse em paz.
Nota do Blog - O SOSTIBAU presta aqui a nossa homenagem ao nosso patriarca que nos deixa seu exemplo de trabalho, honestidade e caráter.
Nenhum comentário:
Postar um comentário