sexta-feira, 30 de agosto de 2013
Eu quero minha Caloi
Uma ótima dica para quem curte pedalar. É que entre os próximos dias 21, 22 e 23 de setembro a Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura do Rio de Janeiro, realizará a terceira edição do Fórum Internacional da Mobilidade por Bicicleta biciRio 2013 que acontecerá durante a semana do Dia Mundial Sem Carro. Na agenda do evento, terá debates, visitas técnicas e o tradicional passeio ciclístico que, ocorrerá no dia 22 de setembro quando é comemorado o Dia Mundial Sem Carros. Se liga!
" Da força da grana que ergue e destrói coisas belas."
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) de Mossoró, juntamente com a Vara da Infância e da Juventude, Conselho Tutelar e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas), vêm realizando em Mossoró e região um trabalho constante de fiscalização em pontos vulneráveis a crimes de exploração sexual de crianças e adolescentes. Segundo o inspetor Carlos Kleber, chefe substituto da Delegacia da PRF, as fiscalizações acontecem sempre de forma inesperada.
Nota do Blog - exploração sexual de crianças e adolescentes faz parte " Da força da grana que ergue e destrói coisas belas."
O novo valor do salário mínimo
O novo valor do salário mínimo deverá ser R$ 722,90. O anúncio foi feito há pouco pela ministra do Planejamento, Miriam Belchior. Ela esteve no Congresso para entregar ao presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), a peça orçamentária de 2014. O texto deve ser votado pela Câmara e pelo Senado até o fim do ano. O reajuste passa a valer em 1º de janeiro de 2014. “O novo valor incorpora a regra de valorização do salário mínimo que tem sido uma política importante de alavancagem da renda das famílias no Brasil, que tem nos levado a patamares de qualidade de vida muito superiores”, disse Belchior.
Rafaella sempre à frente do seu tempo
Do De Saboya
Colunista, inteligente, boa gente – e que se acha, Rafaella Costa está fazendo estudos sobre os transgêneros e anda lendo muito a respeito do assunto.
“Pessoas lindas tenho conhecido através dessas leituras e tomado conhecimento de muitas datas… Ontem, por exemplo, dia 29 de agosto, foi o Dia da Visibilidade Lésbica”.
A data representa a luta de lésbicas pelo respeito e reconhecimento do amor entre mulheres.
A violência simbólica, psicológica, física e o preconceito são formas de lesbofobia.
Essa é uma agenda que integra a política pública na Paraíba.
Legal, né?
E mais legal ainda é ver Rafaella sempre à frente do seu tempo. E crescendo, abraçando causas, vida!
Colunista, inteligente, boa gente – e que se acha, Rafaella Costa está fazendo estudos sobre os transgêneros e anda lendo muito a respeito do assunto.
“Pessoas lindas tenho conhecido através dessas leituras e tomado conhecimento de muitas datas… Ontem, por exemplo, dia 29 de agosto, foi o Dia da Visibilidade Lésbica”.
A data representa a luta de lésbicas pelo respeito e reconhecimento do amor entre mulheres.
A violência simbólica, psicológica, física e o preconceito são formas de lesbofobia.
Essa é uma agenda que integra a política pública na Paraíba.
Legal, né?
E mais legal ainda é ver Rafaella sempre à frente do seu tempo. E crescendo, abraçando causas, vida!
Homossexualidade na Visão Espírita
Dia 7 de setembro, a Sociedade Espírita de Mossoró, na rua Olivaci Rocha de Freitas, 8, Aeroporto, acontece a palestra do jornalista Jomar Morais sobre a Homossexualidade na Visão Espírita. Jomar é jornalista com passagem marcante pelos maiores veículos de comunicação brasileiros e estudioso das tradições espirituais.
Antônio Carlos de Sousa possível prefeito de Tibau.
Depois que o vice-prefeito de Tibau, Antônio Carlos de Sousa, mandou o prefeito lavar roupa suja, tem recebido muitas ligações de pessoas incentivando e encorajando a manter sua posição, inclusive quem sabe até para apoiá-lo numa possível candidatura a prefeito de Tibau.
Por Márcio Custódio
Empregos
A previsão é que a empresa entre em operação a partir do dia 1º de outubro e gere, inicialmente, cerca de 700 empregos diretos e, até o final do ano, 3 mil indiretos.
A AeC escolheu a cidade de Mossoró para abrigar sua mais nova unidade por entender que o local oferece condições ideais para instalação: cidade de médio porte com muitos jovens com um bom nível educacional em busca de oportunidade de emprego e de crescimento profissional. Além disso, a cidade conta com boa localização e boas rodovias no entorno, várias empresas atuando na região e um comércio representativo.
A AeC tem 20 anos de mercado e é uma das maiores empresas de outsourcing do Brasil. Oferece serviços decontact center em todo o país, atendendo empresas de diversos segmentos, como telecomunicações, bancos, governo e serviços de saúde, entre outros. A AeC também atua na área de Consultoria e Gestão, oferecendo serviços, soluções e produtos, como Licenciamento de softwares, Consultoria e Gerenciamento de Projetos, Outsourcing, Treinamento, Desenvolvimento de sistemas sob medida e soluções verticais.
quinta-feira, 29 de agosto de 2013
Fralda Solidária
Os interessados em aderir a essa missão humanitária de doar fraldas geriátricas ao asilo por pelo menos 12 meses, sempre renováveis, podem se informar na secretaria da subseção, pelos fios 3317-3302.
De parabéns a OAB Mossoró pela iniciativa!
LEI
O Dia Municipal de Combate à Homofobia e à Discriminação Sexual agora é lei em Mossoró. A proposta do vereador Lairinho Rosado (PSB) foi promulgada pela própria Câmara Municipal depois de ser aprovada.
Toma Conta de Mim.......
"toma conta de mim
me envolve em teus braços
só você que não ver que a falta de você tá doendo em mim
toma conta de mim
me ajuda a viver
eu te juro tá difícil te esquecer
toma conta de mim
me envolve em teus braços
só você que não ver que a falta de você tá doendo em mim
toma conta de mim
me ajuda a viver
eu te juro tá difícil te esquecer"
A Partilha do Sagrado
A Casa de Cultura de Matriz Africana Ilé Àsè Dajó Ìyá Omí Sàbá iniciou a mobilização para a realização da 10ª edição do Encontro Cultural de Religião de Matriz Africana que abordará a “Violência numa visão social e política”.
As atividades serão abertas na Câmara Municipal nesta sexta-feira (30), a partir das 19h com mesa redonda com a participação de orientadores espirituais da religião, autoridades constituídas e convidados.
No sábado (31), acontece a Festa do Olubajé 2013 – A Partilha do Sagrado) com ritual campal na Rua Duque de Caxias, na frente da Casa Ilé Àsé.
O Babalorixá Noamã Pinheiro reforça o convite aos adeptos do candomblé e da umbanda, como também de pessoas de outras religiões e crenças para debater a temática da violência, presente no cotidiano das pessoas e da cidade, como também para participar do ritual campal, como forma de desmistificar os cultos das religiões baseadas em origens africanas.
PARTILHA E ACOLHIMENTO.
A generosidade é a marca da cultura indígena. Para esses povos não há propriedade particular. O que é de um é de todos.
Os europeus, ao chegarem aqui, ficaram surpresos com essa realidade. Hans Staden, alemão que viveu vários meses entre os Tupinambás como prisioneiro, na metade do século 16, assim os descreveu: “Não existe entre eles propriedade particular, nem conhecem dinheiro. Seu tesouro são penas de pássaros. Quem as tem, é rico e quem tem cristais para [enfeitar] os lábios, é dos mais ricos.”
Não havia e, ainda não há na maior parte das aldeias, diferença social, isto é, pobres e ricos. A disparidade social existente no mundo ocidental muito chocou os Tupinambás, que estiveram na França, no início do século 17, e que serviu de reflexão filosófica para o pensador francês Montaigne: “Observaram que há entre nós gente bem alimentada, gozando as comodidades da vida, enquanto metades [uma grande parte] de homens emagrecidos, esfaimados, miseráveis mendigam às portas dos outros”.
Para evitar acumulação da propriedade, certos povos criaram rituais que realizam a redistribuição dos bens, acumulados ao logo do tempo, como ocorre ainda hoje entre os Tapirapés do Mato Grosso. É o rito do kaawin-ô, realizado a cada dois ou três anos. Prepara-se uma grande quantidade de cauim, sendo que parte é levada numa cuia para que os adultos que vão participar possam tomar um pouco dele. Ao provar a bebida, a pessoa cospe um pouco no chão, mostrando que aceita participar desse ritual. Nesse momento as pessoas que acompanham o grupo cerimonial têm o direito de pegar o que desejarem da casa daquela pessoa. “Há ao mesmo tempo desprendimento e audácia, que podem causar admiração e medo” comenta Ir. Odila, que vive há anos com eles. Em pouco tempo “cama, colchão, cadeira, fogão a gás, pasta de urucum, arara, galinha, tudo muda de proprietári o em apenas uma manhã”, num grande movimento redistributivo.
Entre os Bororos, os bens da pessoa desaparecem no momento da morte. Um dos elementos do ritual consiste em queimar os pertences do morto, destruindo assim a idéia de herança. O que se transmite são os valores morais e espirituais.
Entre outros povos esse processo é feito de forma mais espontânea e em algumas comunidades praticamente não existe a noção de propriedade particular, tudo podendo ser de todos.
Um outro aspecto é o acolhimento. Nessas comunidades a família não é restrita apenas ao pai e à mãe, como em nossa sociedade, mas é formada pela família extensa, que inclui os avós, os tios maternos e paternos. Se faltar um dos membros do casal — o pai ou a mãe, devido à morte ou separação –, a criança não fica desamparada, pois é acolhida por outra pessoa da família, como o tio ou o avô. Isso explica porque nas comunidades indígenas não existecriança abandonada ou menor carente.
Por Benedito Prezia
Os europeus, ao chegarem aqui, ficaram surpresos com essa realidade. Hans Staden, alemão que viveu vários meses entre os Tupinambás como prisioneiro, na metade do século 16, assim os descreveu: “Não existe entre eles propriedade particular, nem conhecem dinheiro. Seu tesouro são penas de pássaros. Quem as tem, é rico e quem tem cristais para [enfeitar] os lábios, é dos mais ricos.”
Não havia e, ainda não há na maior parte das aldeias, diferença social, isto é, pobres e ricos. A disparidade social existente no mundo ocidental muito chocou os Tupinambás, que estiveram na França, no início do século 17, e que serviu de reflexão filosófica para o pensador francês Montaigne: “Observaram que há entre nós gente bem alimentada, gozando as comodidades da vida, enquanto metades [uma grande parte] de homens emagrecidos, esfaimados, miseráveis mendigam às portas dos outros”.
Para evitar acumulação da propriedade, certos povos criaram rituais que realizam a redistribuição dos bens, acumulados ao logo do tempo, como ocorre ainda hoje entre os Tapirapés do Mato Grosso. É o rito do kaawin-ô, realizado a cada dois ou três anos. Prepara-se uma grande quantidade de cauim, sendo que parte é levada numa cuia para que os adultos que vão participar possam tomar um pouco dele. Ao provar a bebida, a pessoa cospe um pouco no chão, mostrando que aceita participar desse ritual. Nesse momento as pessoas que acompanham o grupo cerimonial têm o direito de pegar o que desejarem da casa daquela pessoa. “Há ao mesmo tempo desprendimento e audácia, que podem causar admiração e medo” comenta Ir. Odila, que vive há anos com eles. Em pouco tempo “cama, colchão, cadeira, fogão a gás, pasta de urucum, arara, galinha, tudo muda de proprietári o em apenas uma manhã”, num grande movimento redistributivo.
Entre os Bororos, os bens da pessoa desaparecem no momento da morte. Um dos elementos do ritual consiste em queimar os pertences do morto, destruindo assim a idéia de herança. O que se transmite são os valores morais e espirituais.
Entre outros povos esse processo é feito de forma mais espontânea e em algumas comunidades praticamente não existe a noção de propriedade particular, tudo podendo ser de todos.
Um outro aspecto é o acolhimento. Nessas comunidades a família não é restrita apenas ao pai e à mãe, como em nossa sociedade, mas é formada pela família extensa, que inclui os avós, os tios maternos e paternos. Se faltar um dos membros do casal — o pai ou a mãe, devido à morte ou separação –, a criança não fica desamparada, pois é acolhida por outra pessoa da família, como o tio ou o avô. Isso explica porque nas comunidades indígenas não existecriança abandonada ou menor carente.
Por Benedito Prezia
“Flor do Caribe”
Na Capital do estado, aconteceu do lançamento da 8ª edição do projeto prefeito empreendedor, o evento realizado pelo SEBRAE – RN, aconteceu na churrascaria Sal e Brasa. Lá em Natal também ocorreu uma reunião na Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde) que está discutindo com os municípios onde foram gravadas cenas da novela “Flor do Caribe”, em exibição pela Rede Globo, a possibilidade deles participarem da Feira de Turismo que acontecerá na cidade de Leme (SP) no período de 7 a 11 de novembro.O Objetivo da Prefeitura de Natal, via Seturde, é promover as potencialidades dessas cidades aproveitando a repercussão da novela global que teve boa parte gravada em solo potiguar.
quarta-feira, 28 de agosto de 2013
Pre pa ra ..... !
A funkeira poderosa Anitta fará show em Natal. O show das Poderosas está marcado para o dia 21 de setembro.
Circuito Petrobras de Vela 2013
De 30 de agosto a 1º de setembro, as águas do Rio Aratuá, no município de Guamaré, serão o cenário da primeira etapa do Circuito Petrobras de Vela 2013. Em sua 12ª edição no município, o Circuito conta com uma programação que vai além das competições náuticas. Esporte, educação, cultura e saúde também fazem parte da programação.
A abertura será na sexta-feira, 30, e contará, entre outras atividades, com a apresentação do Programa de Comunicação Social Regional da Petrobras e a palestra da Capitania dos Portos do RN, sobre navegação segura. Durante todos os dias, a partir das 17h, as crianças poderão participar de atividades educativas e de lazer na Tenda Petrobras, momento em que também é divulgado o telefone de emergência da Petrobras: 0800.084.5005.
No sábado, 31, e domingo, 1º de setembro, haverá as competições esportivas, envolvendo atletas locais em jogos de vôlei, futevôlei, futebol e natação. Nesses dois dias, a partir das 10h, será dada a largada à corrida de velas, quando os pescadores se transformam em competidores.
Na noite do sábado, o palco principal do Circuito abrirá espaço para a cultura local, com uma apresentação da orquestra do Programa de Criança Petrobras de Guamaré. Em seguida, haverá uma sessão de cinema ao ar livre.
A premiação ocorrerá no domingo, quando os melhores nas águas e nos esportes em terra, serão homenageados no Largo da Regata.
Em Guamaré, o Circuito Petrobras de Vela conta com a parceria da Colônia de Pescadores Z-17, da Prefeitura Municipal e da Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do RN que participa de todas as etapas do Circuito no Estado.
PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira (30 de agosto)
Tenda Petrobras
17h - Atividades para as crianças e Plano de Comunicação de Dutos.
Palco do evento
19h - Abertura oficial
19h40 - Palestra da Capitania dos Portos;
20h - Projeto de Monitoramento de Praias e Embarcados (PMP);
20h20 - Programa de Monitoramento do Desembarque Pesqueiro (PMDP);
20h40 - Programa de Comunicação Social Regional (PCSR): palestra e grupo musical;
21h15 - Encerramento.
Clube Municipal
21h15 - Leitura do regulamento e entrega dos kits aos competidores.
Palco do evento
19h - Abertura oficial
19h40 - Palestra da Capitania dos Portos;
20h - Projeto de Monitoramento de Praias e Embarcados (PMP);
20h20 - Programa de Monitoramento do Desembarque Pesqueiro (PMDP);
20h40 - Programa de Comunicação Social Regional (PCSR): palestra e grupo musical;
21h15 - Encerramento.
Clube Municipal
21h15 - Leitura do regulamento e entrega dos kits aos competidores.
Sábado (31 de agosto)
Associação dos Pescadores Artesanais
8h - Curso de Geração de Renda (Artesanato – Bordados)
Tenda Petrobras
8h - Aferição de pressão (Secretaria de Saúde de Guamaré)
Largo da Regata
9h - Vôlei e Futevôlei
10h - Largada da Categoria B
Palco do evento
17h - Palestra sobre ortopedia/ para os competidores esportivos
(Secretaria de Saúde de Guamaré)
18h - Apresentação do Programa de Criança Petrobras
19h - Sessão de Cinema
Largo da Regata
18h – Futebol
Tenda Petrobras
8h - Aferição de pressão (Secretaria de Saúde de Guamaré)
Largo da Regata
9h - Vôlei e Futevôlei
10h - Largada da Categoria B
Palco do evento
17h - Palestra sobre ortopedia/ para os competidores esportivos
(Secretaria de Saúde de Guamaré)
18h - Apresentação do Programa de Criança Petrobras
19h - Sessão de Cinema
Largo da Regata
18h – Futebol
Domingo (1º de setembro)
Largo da Regata
7h - Largada do passeio ciclístico
9h - Natação
10h - Futebol
10h - Largada da Categoria A
13h – Premiação
9h - Natação
10h - Futebol
10h - Largada da Categoria A
13h – Premiação
A Santa das Rosas
Começa hoje (28) a festa da padroeira de Tibau . A Comunidade Católica de Tibau inicia a peregrinação da imagem da nossa padroeira Santa Teresinha.
A programação começará ás 18h com carreata saindo da Capela e seguirá até a Casa de Fladiane, esposa de Galego Taxista na Av. Pe. João Venturelli (Conj. Vila Nova) onde será celebrada a Santa Missa às 19h pelo pe. Heriberto.
Assinar:
Postagens (Atom)