sábado, 6 de outubro de 2012

Do lixo ao Luxo - Guamaré implanta cooperativa

GUAMARÉ – Os catadores de materiais recicláveis, atuantes nos lixões da zona urbana e distrito de Baixa do Meio, neste município, estão prestes a ter a atividade regularizada por meio de cooperativa.
O primeiro passo nesse sentido já foi dado com o cadastramento das famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social.
No ato do cadastramento preliminar dos catadores de materiais recicláveis, técnicos do Centro de Referência da Assistência Social (Cras) orientaram as famílias quanto à necessidade de criar uma Cooperativa de Trabalho.
A secretária municipal de Assistência Social, Marisa Rodrigues, juntamente com o assessor jurídico da Prefeitura de Guamaré, advogado Emerson Guedes, coordenador do projeto de incentivo à fundação de novas cooperativas de trabalho no município, realizaram na última segunda-feira a primeira reunião de conscientização com os catadores.
A visita teve por objetivo esclarecer a importância da formação de uma cooperativa para geração de renda e melhores condições de vida às famílias que sobrevivem deste tipo de trabalho informal.
O coordenador do projeto, Emerson Guedes, prevê que o início das atividades da cooperativa aconteça em janeiro de 2013, uma vez que o levantamento realizado pela Secretaria de Assistência Social detectou várias pessoas sem alguns dos documentos necessários à fundação da cooperativa, problema que já está sendo solucionado pelo município.
Ainda de acordo com o coordenador do projeto, já está em fase de estudo a criação de cooperativa voltada à produção e comercialização de culturas destinadas à produção de biodiesel.
Parte do lixo depositado nos lixões e aterros sanitários se transforma rapidamente em renda para famílias inteiras. Sem nenhum tipo de apoio ou organização, muitas dessas famílias passam a ser exploradas por empresas privadas e empreendedores individuais que atuam com a revenda de material reciclável.
Nesse contexto se destaca a importância social das cooperativas, como uma forma de organização de trabalho de forma que elas possam ganhar pela sua própria produção, sem ter seu trabalho duro explorado

Nenhum comentário:

Postar um comentário