terça-feira, 7 de agosto de 2012

Circuito Festuern Mossoró, Areia Branca, Martins e Guamaré


O Circuito Festuern é uma das novidades do evento e tem o intuito de ser mais um estímulo para os estudantes que participam das atividades. Com oito edições, o festival vem promovendo a formação socioeducativa de estudantes de escola pública através das artes cênicas.
Neste ano, a oitava edição do Festuern foi realizada de 6 a 13 de maio, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. Na ocasião, 37 grupos (sendo 30 escolares e seis universitários), compostos por estudantes de Mossoró, Areia Branca, Pendências, Alto do Rodrigues, Macau, Guamaré, Assú, Angicos, São Rafael, Caraúbas, Patu, Pau dos Ferros, Martins e Macaíba realizaram apresentações.
O Festuern tem a missão de possibilitar uma nova visão de mundo aos estudantes das escolas públicas através da arte. Por meio dos espetáculos, os alunos desenvolvem habilidades de interpretação, improvisação e de escrita. Além de trabalhar noções de respeito, responsabilidade, comprometimento e trabalho em grupo.

A partir deste mês, a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Proex/Uern) inicia o Circuito Festuern. A turnê levará ao palco de diferentes cidades da região espetáculos que se destacaram durante o VIII Festival de Teatro da Uern (Festuern).
Os cinco melhores espetáculos do VIII Festuern vão se apresentar em quatro municípios do Rio Grande do Norte – Mossoró, Areia Branca, Martins e Guamaré. De acordo com a coordenação, em cada cidade serão cinco apresentações, totalizando 20 apresentações até o término da iniciativa.
Em cada município serão montadas oficinas de teatro com os grupos selecionados, visando a troca de experiências. A proposta é aprimorar o talento existente em cada um, a fim de melhorar cada vez mais a qualidade dos espetáculos apresentados durante o festival.

As escolas e espetáculos que participarão do Circuito Festuern são: Centro Educacional Raimundo Barreto (Martins), com a peça "O Auto da Serra Santa"; Escola Estadual Diran Ramos do Amaral (Mossoró), com o espetáculo "Sonho de Infância"; Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (Mossoró), com a peça "Fulô de Carrapicho"; Escola Municipal Professora Maria Madalena da Silva (Guamaré), com a peça "O Canto da Sereia"; e a Escola Estadual Cônego Ismar Fernandes de Queiroz (Areia Branca), com a peça "Às Avessas".
O cronograma de apresentações inicia em Martins. Os alunos apresentarão todo o seu talento no município serrano, com espetáculos na Casa da Cultura de Martins. No período de 22 a 24 de agosto será a vez de Mossoró receber novamente as apresentações que se destacaram no Festuern. As apresentações serão no Ceipev.
Depois de Mossoró, a próxima cidade a receber o circuito será Guamaré. Os jovens artistas farão apresentações no período de 12 a 14 de setembro, na Escola Estadual Professora Maria Madalena da Silva. O Circuito Festuern será encerrado em Areia Branca, com apresentações de 19 a 21 de setembro, no Clube Ivi Pani.

Nenhum comentário:

Postar um comentário