quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Wando morre aos 66 anos

O cantor sofreu um infarto seguido de uma parada cardiorrespiratória no início da manhã desta quarta-feira (08).

Morreu hoje o cantor Wando, aos 66 anos, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O cantor sofreu um infarto seguido de uma parada cardiorrespiratória, às 7h (8h no horário de Brasília de verão). 

Essas informações foram confirmadas pelo Hospital Biocor em que estava internado desde o dia 27 de janeiro quando foi submetido um exame de cateterismo para verificar se tinha alguma veia ou artéria obstruída que resultou numa cirurgia de revascularização do miocárdio.

Entretanto, o cantor não reagiu bem à cirurgia e apresentou o quadro de angina refratário. Por isso, passou por uma angioplastia de múltiplas artérias de emergência em que o procedimento colocou uma endoprótese chamada de ‘stent’ que ajuda a abrir a artéria.

De acordo com o médio João Carlos de Souza Dionísio, foram feitas inúmeras tentativas de ressuscitação, mas o paciente não resistiu. Segundo boletim médico divulgado ontem, ele apresentava quadro estável e apresentava melhora progressiva.

Biografia

Wanderley Alves dos Reis é mineiro da cidade de Cajuri e foi para o município de Juíz de Fora quando ainda era pequeno onde se formou em violão erudito e começou a sua carreira de músico por volta dos 20 anos. O apelido Wando foi dado pela sua avó. 

Em Juíz de Fora já tocava em bailes e participava de conjuntos musicais daquela região. Mais tarde muda-se para Volta Redonda, no Rio de Janeiro, onde trabalhou como caminhoneiro e feirante. 

Em 1973, foi descoberto por Nilo Amaro. Com ele compôs "O Importante é Ser Fevereiro", canção gravada por Jair Rodrigues, que também deu voz a outra de suas canções, "Se Deus Quiser". Roberto Carlos, Ângela Maria e Originais do Samba também interpretaram letras de Wando. No mesmo ano, lançou seu primeiro compacto, com a música "Maria, Mariá", e seu primeiro álbum, "Glória Deus No Céu e Samba na Terra".

Foi com o disco "Moça" que lhe deu sucesso e vendeu 1,2 milhões de cópias. E a música "Fogo e Paixão", do disco de 1988, "O Mundo Romântico de Wando", está entre os maiores hits do cantor.

Wando fez do romantismo sua marca registrada. Símbolo da música brega brasileira, ele falava de amor, mulher e sexo em suas letras, e tornou-se conhecido por colecionar calcinhas de fãs. Seu último disco foi "Romântico Brasileiro, Sem Vergonha", lançado em 2005.


Nenhum comentário:

Postar um comentário