segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Oposição aposta em “blitz” judicial para se viabilizar em 2016

Do Carlos Santos


A oposição em Tibau aposta numa “blitz” de procedimentos pela via judicial, para emparedar o Governo Municipal. A estratégia é acertar em cheio o provável projeto de reeleição do prefeito Josinaldo Marcos de Souza (PSD), o “Naldinho”.
É nítida a dificuldade dos oposicionistas em terem – até hoje – um simples nome viável eleitoral e judicialmente ao pleito de 2016.
Rafael: na Justiça (Foto: reprodução)
A mais recente iniciativa procura obrigar a Prefeitura Municipal de Tibau a cumprir recomendação de número 01/2015, da 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Areia Branca. O documento “trata da exoneração de todos os ocupantes de cargos comissionados, função de confiança ou função gratificada, que detenham relação de parentesco consanguíneo, em linha reta ou colateral, ou por afinidade até o terceiro grau com Sua Excelência (prefeito), Vice-Prefeito, Secretários Municipais, Procurador-Geral do Município, Chefe de Gabinete, com o titular de qualquer outro cargo comissionado do referido Município, Vereadores, bem como com o Governador do Estado e Vice-Governador, Secretários Estaduais, qualquer outro servidor comissionado do Estado, Deputados, ou com Conselheiros e Auditores do TCE/RN, membros do Poder Judiciário e membros do Ministério Público” (…) e faz ver ainda outras medidas.
O questionamento ao MP foi feito pelo vereador oposicionista Antônio Ferreira de Medeiros (PMDB). A meta é apresentar dezenas de pedidos de informações, denúncias e outros instrumentos interrogadores nas próximas semanas e meses.
Inviabilizar
Segundo a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, “é provável que existam pouquíssimos casos que devam ser enquadrados no que prescreve o MP na recomendação mais recente”. O que a oposição apresentou não cita nomes ou casos específicos, mas atira a esmo. Se colar, colou.
Nolasco: Justiça o incomoda (Foto: reprodução)
Na oposição, se discute com bastante antecedência a formação de chapa para enfrentar Naldinho. De antemão, não existe entendimento algum, além da definição de que é preciso ir “ao ataque”. Algumas pessoas já foram escaladas à tarefa de denunciar, denunciar, denunciar…
As principais lideranças políticas que passaram pela Prefeitura, como os ex-prefeitos Sidrônio Freire, Rafael Freire e Nilo Nolasco estão metidas em sérios problemas na Justiça, que as inviabilizam eleitoralmente.
Tornar Naldinho inviável passou a ser uma forma de nivelar todos “por baixo”, para a partir daí se buscar um nome de consenso a prefeito. Fragilizar para tornar a disputa menos difícil, é o raciocínio que se imprime e deverá ser reforçado com mais provocação do MP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário