"Horizontes das Artes Visuais de Mossoró" será aberta próxima quinta-feira reunindo várias gerações de artistas locais
A partir da quinta-feira (27), a Galeria Joseph Boulier, no piso central do Memorial da Resistência de Mossoró (MRM), recebe a exposição "Horizontes das Artes Visuais" reunindo artistas mossoroenses de várias épocas e estilos.
Ao todo 25 nomes estão contemplados no vernissage que, além das artes-plásticas, contempla a fotografia de Manuelito, um dos precursores da arte fotográfica em Mossoró e a xilogravura de João da Escóssia, pioneiro do gênero como ilustração jornalística, na segunda fase do jornal O Mossoroense, no início do século XIX, além da escultura em madeira de “Escravo das Artes”.
Nas artes plásticas, nomes conhecidos, como Vicente Vitoriano, Nôra Aires, Laércio Eugênio, Ney Morais, Carlos Careca, Janny e Rogério Dias. Clarissa Torres, Ana Selma e César Sousa compõem um grupo menos conhecido, além de surpresas como a presença do cordelista Antônio Francisco e do arquiteto Eduardo Falcão.
A exposição é uma iniciativa da Sociedade Amigos da Pinacoteca, por intermédio do programa Mais Cultura, do Governo Federal, e tem como curadora a ex-secretária de Cultura do Estado, Isaura Amélia de Sousa Rosado Maia.
Parceria com a Uern poderá abrigar pinacoteca municipal no prédio do antigo clube Aceu
Na última segunda-feira (17), representantes da Sociedade Amigos da Pinacoteca estiveram reunidos com o reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Pedro Fernandes, discutindo a possibilidade do prédio do antigo clube Aceu servir como sede para a Pinacoteca de Mossoró.
Isaura Amélia, que representou a Sociedade na ocasião, disse que a ideia é juntar a Pinacoteca com o Museu da Universidade: "A proposta é utilizar o espaço do Aceu e a Pinacoteca se juntaria ao Museu da Uern que está previsto para funcionar no local exibindo as obras dos nossos artistas", informou.
Presente na reunião, o deputado Beto Rosado assumiu compromisso de ajudar na empreitada, tendo em vista que já há alguns anos o prédio necessita de reforma: "Já temos um recurso aprovado na Fundação José Augusto e o reitor se mostrou interessado em ajudar. Vislumbramos em longo prazo uma possibilidade de o prédio do Aceu ser restaurado após ser cedido em definitivo para a Universidade. Queremos levar cultura para pessoas e se precisar de uma emenda parlamentar nos colocamos à disposição", disse o deputado.
O reitor Pedro Fernandes também se mostrou empolgado com a ideia: "A gente fica satisfeito em ser procurado em ver oportunizar um espaço cultural para a nossa região. Seria um espaço para expor as obras dos nossos artistas. Universidade é para promover a cultura e o conhecimento indo além das salas de aula. Nós não podemos nos limitar mais a entrega dos diplomas", comentou o reitor.
Do Mossoroensse
Nenhum comentário:
Postar um comentário