quarta-feira, 15 de julho de 2015

Dia Internacional do Homem

Dia Internacional do Homem relembra importância dos cuidados preventivos à saúde masculina

Ação visa combater o crescente número de mortes de homens por doenças que poderiam ser evitadasAção visa combater o crescente número de mortes de homens por doenças que poderiam ser evitadasO dia 15 de julho é celebrado em todo o mundo como o Dia Internacional do Homem, a data tem como um de seus principais objetivos rememorar a importância da saúde e higiene masculinas, e combater o crescente número de mortes de homens por doenças que poderiam ser evitadas com prevenção. Apesar de campanhas e esforços, muitos homens ainda são reticentes às medidas de proteção.
O autônomo Carlos César, 43, assume que ainda é muito descuidado com sua saúde, e que parte disso é relacionado aos preconceitos associados à suposta quebra de masculinidade por homens que se cuidam. Ele comenta que recentemente percebeu a importância da prevenção e decidiu que irá mudar hábitos e costumes.
"Muitas vezes é preciso ver os casos de doenças na vida de outros homens, para perceber que a vida é mais importante do que uma série de tabus machistas que nos são impostos desde que nascemos. Estou decidido a mudar uma série de hábitos e realizar os exames que são necessários para homens da minha idade", diz Carlos.
O médico urologista Hallison Castro ressaltou a importância dos homens cuidarem de sua saúde e investirem na prevenção de doenças. Para ele, a maior preocupação se dá quanto ao câncer de próstata, uma das principais doenças entre homens brasileiros, e que ainda vive mistificada em meio a tabus.
"Os homens devem realizar os exames referentes ao câncer de próstata, através do PSA e do toque retal, uma vez por ano, a partir dos 40 anos de idade. Este é um exame simples, rápido e indolor, mas muitos homens temem perder sua masculinidade, o que não passa de um preconceito sem sentido", afirmou Hallison.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, o câncer de próstata é o segundo mais diagnosticado em homens no mundo. Dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer) no Brasil, o câncer de próstata também é o segundo mais comum entre os homens, matando por ano mais de 12 mil pessoas.
Aproximadamente 62% dos casos diagnosticados no mundo ocorrem em homens com 65 anos ou mais. Com o aumento da expectativa de vida mundial, é esperado que o número de casos novos de câncer de próstata aumente cerca de 60% até o final do ano de 2015.
Sesap promove ações no dia internacional de saúde do homem
A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), com sede em Mossoró, realizará na manhã de hoje um evento com palestras voltadas para a saúde da população masculina. Às 8h30, será apresentada a "Palestra sobre Rede de Doenças Crônicas com enfoque para a obesidade", que será proferida pela enfermeira Vilcelânia Alves.
Em seguida o tema discutido será "Alimentação Saudável e Novo Guia Alimentar", ministrada pela nutricionista da VI Diretoria Regional de Alimentação Escolar (Drae) de Mossoró, Raíssa Melo.
Durante a programação haverá ainda apresentação de experiências exitosas com temas relacionados à saúde do homem por estudantes do Curso de Enfermagem da Universidade Potiguar (UnP), Campus de Mossoró.
O Brasil é um dos países pioneiros em instituir a saúde do homem enquanto área técnica do governo federal. O país foi o primeiro da América Latina e o segundo do continente americano a implementar uma política nacional de atenção integral à saúde do homem.
Principais doenças que atingem os homens: obesidade masculina, doenças cardiovasculares, câncer de próstata, tabagismo, câncer de pênis, câncer de pulmão, câncer de testículo e câncer de esôfago.

Nenhum comentário:

Postar um comentário