quinta-feira, 30 de julho de 2015

Companhia Pão Doce de Teatro faz turnê pelo Nordeste

Da Gazeta do Oeste

Companhia Pão Doce de Teatro faz turnê pelo Nordeste de julho até setembro


Cidades contempladas receberão apresentações gratuitas do espetáculo ‘A Casatória c’a Defunta’ e os grupos locais terão intercâmbio cultural com o elenco.
Cidades contempladas receberão apresentações gratuitas do espetáculo "A Casatória c'a Defunta" – Foto Cedida
Cidades contempladas receberão apresentações gratuitas do espetáculo “A Casatória c’a Defunta” – Foto Cedida
A Companhia Pão Doce de Teatro iniciará nesta sexta-feira, dia 31, a sua turnê pelo Nordeste com o Projeto: Em Lua de Mel. A companhia foi contemplada em 2014 com prêmio Funarte Artes na Rua, e apresentará o espetáculo entre os meses de julho e setembro em cidades como Natal e Santa Cruz no RN, João Pessoa (PB), Russas (CE), Recife e Olinda (PE).
As cidades contempladas receberão apresentações gratuitas do espetáculo “A Casatória c’a Defunta” e os grupos locais terão intercâmbio cultural com o elenco do espetáculo. A Cia. Pão Doce também representará o Rio Grande do Norte no Intercâmbio Palco Cultural Giratório 2015 que acontecerá de 31 de julho a 3 de agosto com a Cia. NuEscuro de Goiás, em Natal.
O projeto Palco Giratório, é concebido há 18 anos como uma ação estratégica de difusão e intercâmbio das artes cênicas no país, e é uma iniciativa do Sistema Fecomércio, realizada por meio do Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (SESC RN).
E não para por aí: o Grupo também representará o RN no 22º Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga. O Festival, que é referência no Nordeste, divulgou neste mês os espetáculos selecionados para a mostra 2015. Companhias de sete Estados estão entre os selecionados, sendo três do Ceará e um da Bahia, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Paraíba, Maranhão e Sergipe. A mostra não tem caráter competitivo, mas o melhor espetáculo eleito pelo público ganhará o Troféu Beija-Flor.
A Pão Doce também representará o RN no Festival Nacional de Teatro de Floriano no Piauí em setembro e também estará em Janduís (RN) no mesmo mês.
COMPANHIA E
ESPETÁCULO
Fundada no ano de 2002, na cidade de Mossoró-RN, a Cia. Pão Doce de Teatro vem desenvolvendo um trabalho com o público jovem desde a sua primeira montagem, o espetáculo “Eu Chovo, Tu Choves ele Chove” de Sylvia Orthof. Traz em seu currículo participações em espetáculos dirigidos por personalidades como Marcelo Flecha, João Marcelino, Fernando Bicudo, António Abujamra, Marcos Leonardo di Paula, Eliezer Rolim, Diana Fontes, Júnior Félix e Gabriel Vilela. A companhia tem três aprovações no Prêmio Fomento de Incentivo às Artes incluindo o espetáculo “A Casatória c’a Defunta”, que estreou no dia 27 de Março de 2014 em Mossoró, como parte da programação do Dia Mundial do Teatro e do Circo.
O espetáculo está em cartaz a mais de um ano e já passou por Campina Grande, Apodi, Serra do Mel, Caicó e Natal, incluindo a XI Mostra Ariús de Teatro e também Aldeia Palco Giratório (PB e RN). Foi um dos indicados do RN a concorrer para a Edição 2015 do Palco Giratório e foi contemplado em 2014 com o Prêmio Funarte Artes na Rua.
A Casatória C’a Defunta conta de modo lúdico e divertido as peripécias de quem já partiu desta vida para uma melhor e dos que ainda respiram por esses ares. Cinco atores em “pernas-de-banco” levam a magia para as ruas a partir da história do medroso Afrânio, que está prestes a casar-se com a romântica Maria Flor, mas acidentalmente casa-se com a fantasmagórica Moça de Branco, que o leva para o submundo. Lá, o jovem irá fazer valorosos amigos e aprenderá uma grande lição, porém está disposto a não desistir do seu amor verdadeiro, mesmo que isto lhe custe a própria vida. O espetáculo tem direção de Marcos Leonardo de Paula e Texto e Música originais de Romero Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário