domingo, 22 de março de 2015

Teatro




Iuska Freire – Da Redação
Atores das Companhias A Máscara e Pão Doce inauguram o Espetáculo. Foto: Wilson Moreno
Atores das Companhias A Máscara e Pão Doce inauguram o Espetáculo. Foto: Wilson Moreno

 O espaço foi batizado de Espetáculo, mas também poderia ser chamado de “União”. As paredes brancas, o chão cor de terra, uma cortina negra ao fundo e o teto alto – mais próximo das estrelas – completam o espaço onde o encantamento, a arte e a cultura terão morada.
A partir deste domingo, 22 de março, a cultura de Mossoró passa a contar com um novo endereço – na Rua Inácio Vale, 187, Alto de São Manoel. Fruto da união dos artistas que compõem os grupos teatrais A Máscara e Cia Pão Doce, o Espaço Espetáculo abre suas portas com uma programação extensa em alusão à Semana do Teatro, cujo dia é comemorado em 27 de março.
Neste domingo, às 19h, o espetáculo Lona Estrelada, de Jeyson Leonardo, marca a inauguração do novo espaço cultural da cidade. Todas as apresentações no decorrer dessa semana, com peças teatrais, cinema, música e oficinas serão gratuitas.
A ideia de unir as duas companhias em torno de um objetivo comum surgiu há cerca de oito meses. “Tínhamos dificuldade de ter um local para ensaiar, nos reunir… A demanda do Teatro Municipal é muito grande”, afirmou a atriz Lígia Kiss.
A atriz Luciana Duarte informa que as companhias pretendem movimentar o espaço com programação mensal, mas sem deixar de lado os projetos individuais, com produção de novos espetáculos e participação em festivais.
Ao todo são 21 artistas das duas companhias que compartilham esse sonho, transformado em realidade. Para que isso fosse possível, eles contam com o indispensável apoio dos padrinhos e outros artistas de Mossoró. “Desde a época em que resolvemos fazer a junção recebemos o apoio da ‘Casa de Ideias’, do Chrystian de Saboya. Ele realizou eventos junto conosco para que conseguíssemos pagar o aluguel. Nossa intenção é seguir com nossos passos, queremos que o espaço se mantenha da nossa arte. Chrystian é nosso padrinho direto e sonha junto com a gente, sem ele não conseguiríamos”, reconhece Luciana Duarte.
Outras pessoas e parceiros também apoiam a ideia. As companhias já conseguiram a doação de 100 cadeiras e quatro aparelhos de ar-condicionado, que serão instalados posteriormente. Os próximos passos serão a construção do palco, camarim e escritório. “Ainda falta muita coisa, mas nós iremos conseguir”, destaca Luciana Duarte.
O ator Jeyson Leonardo, o conhecido Lampião, do Chuva de Bala no País de Mossoró, conta que a  intenção é agregar outras expressões artísticas ao local, com a presença de músicos, poetas e artistas plásticos. “A arte da fachada foi produzida por Marcelo Amarelo”, afirma Jeyson.
Para Romero Oliveira, que ministrará as oficinas ao lado de Luciana Duarte, no próximo ano, “o Arte no Alto” será ainda maior.
Arrecadação de livros – De 22 a 29 de março, eles irão arrecadar livros para doação ao Projeto Andar, que consiste em criar duas minibibliotecas em Guiné Bissau e Moçambique.
FEIJOADA – No próximo domingo, 29 de março, uma feijoada marcará o encerramento da programação. Nesse dia, o acesso custará R$ 10,00. Vários músicos locais farão apresentações: Elizabeth Freitas, Dayane Nunnes, Nida Lira, Kelly Lira, Marilha Kardenally, Igor Fortunato e Orquestra Pode Inté For.

 Programação:
22/03 – Domingo
Lona Estrelada – A Resistência
Horário: 19h
Direção: Jeyson Leonardo

23/03 -(Segunda)
Viagem aos Campos de Alfenim
Cia A Máscara de Teatro
Direção: João Marcelino
Horário: 19h

24/03 – Terça-feira
A Casatória c’a Defunta
Cia Pão Doce de Teatro
Direção: Marcos Leonardo
Horário: 19h

Exibição do filme “O mundo de Ana” (TV Buraco)
Direção: Wigna Ribeiro
Horário: 20h

Oficinas:
25/03 – Quarta-feira
Jogos Musicais – A consciência corporal e vocal voltada para a música-teatro
Horário: 9h às 11h
Ministrante: Romero Oliveira e Luciana Duarte

26/03 – Quinta-feira
Jogos Teatrais – O Teatro como método de incentivo ao trabalho em equipe
Horário: 9h às 11h
Ministrante: Romero Oliveira e Luciana Duarte

27/03 – Sexta-feira
Dia Mundial do Teatro e do Circo
Passeio ciclístico e Sarau Espetacular com participação do Movimento Arte e Violão
Horário: 8h
29/03- Domingo
Espetáculo de Feijão
Teatro, música, dança, poesia e feijoada
Horário: 12h

Da Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário