A programação com diversas atividades segue até 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, quando será realizada a Louvação ao Baobá, na Praça Cícero Dias, às 17h. Já às 20h será realizada a Performance da Beleza Negra e Show Cultural. “Esse dia é feriado em algumas cidades do Brasil.
A gerente de Patrimônio da Secretaria da Cultura, Lenilda Sousa, diz que as oficinas trabalharão movimentos e gestos das matrizes africanas, como a sensualidade do corpo, batidas e tambores.
De acordo com Lenilda, as inscrições devem ser realizadas na hora, por isso os participantes devem chegar um pouco antes das 17h, horário de início das atividades, para preencher a ficha de inscrição. A expectativa é de 20 participantes, isso porque a sala da Escola de Artes não suporta muitas pessoas para a dança.
Lenilda lembra que as comemorações da Semana Nacional da Consciência Negra foram iniciadas no dia 15, com show da Orquestra de Tambores de Alagoas. A apresentação foi realizada na Praça Cícero Dias, em frente ao Teatro Municipal Dix-huit Rosado, às 20h. Também foi realizada a oficina de percussão, também no sábado, na Escola de Artes. Neste domingo, também na Praça Cícero Dias, foi comemorado o Dia Nacional da Umbanda, às 19h.
Lenilda Sousa informa ainda que amanhã, às 15h, acontece uma roda de conversa, na Biblioteca Ney Pontes. O evento reunirá professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e da Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), que também são babalorixás e vários mestres do Candomblé e Umbanda para uma troca de experiência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário