Teve início o processo de implantação do Parque Nacional Furna Feia, localizado entre os municípios de Mossoró e Baraúna. Na manhã sábado, 2, um grupo de secretários municipais, acompanhados de técnicos ligados ao Parque, esteve no local e realizou uma visita técnica para conhecer melhor as estruturas e fazer encaminhamentos necessários para o avanço do processo de implantação do parque, o primeiro parque nacional do estado do Rio Grande do Norte, com 8.494 hectares, abrangendo áreas dos municípios de Mossoró e Baraúna.
Na ocasião, foram feitos dois importantes encaminhamentos: Será realizada uma reunião com órgãos gestores do meio ambiente para definir as regras de licenciamento ambiental. Também será realizado um encontro com a comunidade científica para mostrar a importância do Parque e viabilizar outros projetos que deem sequência ao processo de implantação.
De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura, José Couto, a Prefeitura de Mossoró realizará o processo de construção do centro de pesquisa, centro de visitação e da área técnica. Os locais e prazos ainda serão definidos. “Esta visita é uma aproximação do governo municipal para com a nova chefia do Parque Nacional”, frisa o secretário.
Já foram identificadas, até o momento, 204 cavernas no Parque. Três são aptas a receber visitação. “A abertura deste parque ao público vai intensificar o turismo na região”, comemora o secretário de Turismo, Rútilo Coelho. “É uma grande potencialidade econômica”, acrescenta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mairton França.
Há também o projeto de capacitação dos guias turísticos. As secretarias de Turismo e a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo irão realizar as capacitações. “Não vamos medir esforços para a abertura deste Parque”, declarou o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, João Gentil. O Parque Nacional Furna Feia, ligado ao Instituto Chico Mendes, é uma categoria de unidade de proteção integral, criada por ato da Presidência da República.
Estiveram presentes na visita o secretário de Desenvolvimento Econômico, Mairton França, o secretário municipal de Turismo, Rútilo Coelho, o secretário de Meio Ambiente e Urbanismo, João Gentil, o chefe do Parque Nacional, Leonardo Brasil, técnicos ligados a instituição e o secretário de Infraestrutura, José Couto. Já foram identificadas, até o momento, 105 espécies de plantas, 101 espécies de aves, 23 espécies de mamíferos, 11 espécies de répteis e várias espécies de invertebrados encontrados apenas em cavernas
Nenhum comentário:
Postar um comentário