COSTA BRANCA - O professor Flávio Lima Silva, coordenador do projeto Cetáceos da Costa Branca, recebeu convite do Ministério do Meio Ambiente para participar da criação do Santuário de Baleias do Atlântico Sul.
A proposta de criação será discutida numa reunião promovida pelo Departamento de Biodiversidade Aquática, Mar e Antártida, da Secretaria de Biodiversidade e Florestas, órgão do Ministério do Meio Ambiente. O encontro acontecerá nos dias 30 e 31 deste mês, em Brasília (DF).
Em correspondência encaminhada ao reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Pedro Fernandes, a diretora da Secretaria de Biodiversidade, Giovanna Palazzi, solicita a presença do professor Flávio Lima nas primeiras discussões, lembrando que ele é especialista no tema.
Biólogo e doutor em Psicobiologia (Comportamento Animal), o professor Flávio Lima coordenou a operação de resgate de 30 baleias da espécie falsa-orca que encalharam na praia de Upanema, em Areia Branca, em outubro de 2013.
O projeto Cetáceos da Costa Branca é mantido pela Uern com apoio da Petrobras e tem um trabalho abrangente às praias do litoral do Rio Grande do Norte e do Ceará. O projeto, que possui uma unidade em Areia Branca, estuda o aspecto da ecologia, comportamento e preservação de cetáceos (baleias, botos e golfinhos) no litoral Oeste do Estado.
Além disso, o projeto estuda a interação entre a pesca artesanal e a captura de mamíferos aquáticos, assim como desenvolve ações de educação ambiental nas comunidades litorâneas da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário