Professor Flávio Lima coordenou o resgate de 30 baleias em praia de Areia BrancaCOSTA BRANCA - O professor Flávio Lima Silva, coordenador do projeto Cetáceos da Costa Branca, recebeu convite do Ministério do Meio Ambiente para participar da criação do Santuário de Baleias do Atlântico Sul.A proposta de criação será discutida numa reunião promovida pelo Departamento de Biodiversidade Aquática, Mar e Antártida, da Secretaria de Biodiversidade e Florestas, órgão do Ministério do Meio Ambiente. O encontro acontecerá nos dias 30 e 31 deste mês, em Brasília (DF).
Em correspondência encaminhada ao reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Pedro Fernandes, a diretora da Secretaria de Biodiversidade, Giovanna Palazzi, solicita a presença do professor Flávio Lima nas primeiras discussões, lembrando que ele é especialista no tema.
Biólogo e doutor em Psicobiologia (Comportamento Animal), o professor Flávio Lima coordenou a operação de resgate de 30 baleias da espécie falsa-orca que encalharam na praia de Upanema, em Areia Branca, em outubro de 2013.
O projeto Cetáceos da Costa Branca é mantido pela Uern com apoio da Petrobras e tem um trabalho abrangente às praias do litoral do Rio Grande do Norte e do Ceará. O projeto, que possui uma unidade em Areia Branca, estuda o aspecto da ecologia, comportamento e preservação de cetáceos (baleias, botos e golfinhos) no litoral Oeste do Estado.
Além disso, o projeto estuda a interação entre a pesca artesanal e a captura de mamíferos aquáticos, assim como desenvolve ações de educação ambiental nas comunidades litorâneas da região.
Nenhum comentário:
Postar um comentário