Foto: Erivan Silva |
Pouco mais de cem filhotes de tartarugas da espécie tartaruga-de-pente (Eretmochelys imbricata) foram soltas na tarde desta segunda-feira (07), na praia de Upanema, no litoral areia-branquense.
A soltura foi feita pelos ambientalistas do Projeto Cetáceos da Costa Branca, órgão que realiza o monitoramento numa faixa litorânea de 336 km, entre Caiçara do Norte (RN) e Aquiraz (CE), onde desenvolve atividades em 14 municípios.
A ninhada de ovos que originou os filhotes de tartaruga-pente foram encontrados e recolhidos por precaução em uma praia no município de Guamaré (RN) e trazidos para a Base de Recuperação de Animais Marinhos, em Areia Branca (RN).
O reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Pedro Fernandes e uma equipe da prefeitura de Areia Branca acompanhou a soltura dos répteis marinhos e visitou a base do projeto.
Na oportunidade o reitor ainda discutiu com gestores municipais, projetos futuros da universidade voltados para a exploração do turismo ecológico em Areia Branca.
O Projeto Cetáceos da Costa Branca é financiado pela Petrobras a partir de uma condicionante ambiental para a exploração de petróleo e gás na região de praias da Bacia Potiguar. A iniciativa é executada pela UERN em conjunto com a Fundação Guimarães Duque (FGD).
Nenhum comentário:
Postar um comentário