domingo, 29 de junho de 2014

Brasil vence Chile nos pênaltis em jogo dramático e vai às quartas de final


Em mais um jogo com pouca inspiração, principalmente no segundo tempo, seleção teve dificuldades para passar do Chile, mas se salvou na eficiência do goleiro Julio Cesar nas cobranças de pênaltis
Com duas defesas do goleiro Julio Cesar na decisão por pênaltis, a seleção brasileira derrotou o Chile por 3 x 2, após empate em 1 x 1 no tempo normal e prorrogação de uma partida tensa no Mineirão, e se classificou para as quartas de final da Copa do Mundo, neste sábado, 28.
Julio Cesar foi o heroi do Brasil na partida que classificou o Brasil (Foto: Jefferson Bernardes/Vipcomm)
Julio Cesar foi o heroi do Brasil na partida que classificou o Brasil (Foto: Jefferson Bernardes/Vipcomm)
Julio Cesar, contestado antes do Mundial por ficar um período sem jogar, defendeu as cobranças de Mauricio Pinilla e Alexis Sánchez e foi eleito o melhor do jogo, enquanto Jara chutou a última cobrança na trave.
Pelo Brasil, Willian e Hulk desperdiçaram suas cobranças, e David Luiz, Marcelo e Neymar fizeram.
O sonho do título mundial em casa quase acabou para a seleção brasileira ainda nas oitavas de final. Depois de sair na frente com um gol do zagueiro David Luiz, que era dúvida para o jogo por causa de uma dor na região dorsal, o Brasil permitiu o empate ainda no primeiro tempo, em uma saída de bola errada que resultou no gol de Sánchez.
“Falei antes de entrar em campo que se viesse a acontecer de alguém chorar que fosse de alegria. Antes dos pênaltis o Julio falou pode ter confiança que ‘eu vou defender três’. Foi bom para a gente ficar com os pés no chão, foi um jogo muito difícil, o Chile é um grande adversário, mas mesmo com as dificuldades a gente encontrou força”, disse capitão Thiago Silva.
Freguês histórico do Brasil, o Chile havia perdido todas as três vezes em que os países se enfrentaram em Mundiais, em 1962, 1998 e 2010. No total, tinham jogado por 68 vezes, com 48 vitórias do Brasil, 7 do Chile e 13 empates.
Com os chilenos confiantes de que desta vez poderiam vencer o Brasil, o jogo começou pegado e com menos de 5 minutos Fernandinho, que substituiu Paulinho no time titular, já tinha feito uma falta dura em Aránguiz, que revidou em Neymar pouco depois. O atacante brasileiro teve que ser atendido fora de campo por causa de um problema na perna direita.
A primeira chance de gol foi para o Brasil, aos 6 minutos, quando Marcelo chutou de fora da área e a bola passou perto do gol chileno.
Com a partida nervosa e concentrada no meio-campo, o Brasil chegou a reclamar pênalti em Hulk aos 13, mas o árbitro inglês Howard Webb considerou o contato legal.
David Luiz marcou um gol no tempo normal e outro nos pênaltis (Foto: Mowa Press)
David Luiz marcou um gol no tempo normal e outro nos pênaltis (Foto: Mowa Press)
Mas aos 18 os brasileiros conseguiram abrir o placar. Neymar cobrou escanteio da esquerda, Thiago Silva desviou de cabeça e David Luiz, dentro da pequena área, empurrou para o gol, fazendo vibrar a maior parte do público de 57.714 pessoas.
Como em todos os jogos do Brasil no Mundial, Neymar era a principal arma do time e quase ampliou em um chute cruzado da esquerda. Ele era também o alvo preferido das faltas dos chilenos, tendo sido derrubado por Mauricio Isla, Francisco Silva e Arturo Vidal.
A seleção brasileira tinha Hulk atuando no lado esquerdo para ajudar Marcelo na marcação e foi nesse lado que saiu o gol de empate do Chile. Após passe curto de Hulk para Marcelo numa cobrança de lateral, a bola sobrou para Vargas, que tocou dentro da área para Alexis Sánchez marcar num chute cruzado.
EQUILÍBRIO
Após o empate, o Brasil pressionou em busca do segundo gol e teve chances com Neymar, em um cabeceio, e outra após lançamento longo, que ele ajeitou no peito e, ao tentar driblar dentro da área, a bola sobrou para Fred, que chutou por cima do gol.
Daniel Alves ainda teve um chute de fora da área desviado pelo goleiro Bravo para escanteio.
No segundo tempo, foi Fernandinho que quase marcou num chute de longe, mas a bola foi para fora.
Neymar teve atuação tímida nesta oitavas de final (Foto: Mowa Presss)
Neymar teve atuação tímida nesta oitavas de final (Foto: Mowa Presss)
Com o Brasil mais no ataque, a equipe chegou a marcar aos 10 minutos, com Hulk, mas o árbitro assinalou um toque de braço e ainda deu cartão amarelo ao brasileiro.
O jogo seguiu truncado e, com uma falta próxima ao meio-campo, Luiz Gustavo tomou amarelo e está fora do próximo jogo.
Aos 18 minutos, Felipão fez sua primeira mudança: entrou Jô no lugar de Fred, que saiu entre vaias e aplausos da torcida mineira, uma vez que tem ligações com o Cruzeiro, enquanto Jô é do Atlético Mineiro.
Pouco depois foi a vez de o Chile assustar com um belo chute de Aranguiz, mas Julio Cesar fez uma excelente defesa e teve seu nome gritado pelos torcedores.
A partir daí, o jogo perdeu intensidade e o treinador brasileiro fez sua segunda substituição, aos 27 minutos, com a entrada de Ramires no lugar de Fernandinho.
Aos 38, o Brasil quase marcou em ótima jogada de Hulk, mas seu chute foi defendido por Bravo, e a partida foi para a prorrogação.
Durante o primeiro tempo do tempo extra, o Brasil ficou mais com a bola, porém sem criar chances claras. Para a segunda etapa, entrou Willian na vaga de Oscar, que teve atuação apagada.
Os chilenos, então, começaram a parar a partida em diversos momentos, com jogadores caídos no gramado, e se defenderam bem até o final, quando ainda acertaram um chute forte na trave com Mauricio Pinilla.
Com os gritos de “eu acredito” da torcida, Ramires teve a melhor chance do Brasil de fazer 2 x 1, mas seu chute rasteiro saiu rente à trave chilena, e a decisão foi para os pênaltis, quando brilhou a estrela de Julio Cesar.
FICHA DO JOGO:
BRASIL 1 (3) X (2) 1 CHILE
Brasil: Julio César; Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Luiz Gustavo, Fernandinho e Oscar (Willian); Hulk, Neymar e Fred (Jô). Técnico: Luiz Felipe Scolari.
Chile: Bravo; Silva, Medel (Rojas) e Jara; Isla, Dias, Aránguiz, Vidal (Pinilla) e Mena; Vargas (Gutiérrez) e Sánchez. Técnico: Jorge Sampaoli.
Árbitro: Howard Webb (Inglaterra) auxiliado pelos compatriotas Michael Mullarkey e Darren Cann.
Cartões amarelos: Hulk, Luiz Gustavo e Daniel Alves (Brasil); Mena, Silva e Pinilla (Chile).
Gols: David Luiz (Brasil); Sánchez (Chile).
Nos pênaltis: David Luiz, Marcelo e Neymar acertaram – Willian e Hulk erraram (Brasil); Aranguíz e Díaz acertaram – Pinilla, Sánchez e Jara erraram (Chile).
Estádio: Mineirão, em Belo Horizonte.
Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário