terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Educação Ambiental

Desde 2009 Mossoró conta com uma Política Municipal de Educação Ambiental, que preconiza ações que devem ser realizadas pela Prefeitura anualmente. Em 2014, o programa poderá ser ampliado, aumentando o número de escolas participantes através de núcleos. Outra novidade é que a temática se estenderá para a sociedade, através de projetos desenvolvidos com o apoio da população.
De acordo com Erialdo de Sousa, diretor de Educação Ambiental, o Rio Mossoró, tema recorrente desenvolvido pelas escolas municipais através dos Núcleos de Educação Ambienyal (NEA’s), será tratado novamente esse ano. “Já foram realizados plantios de árvores nativas às margens do Rio, contribuindo para o reflorestamento naquela região”, destaca.
Segundo ele, mudas que foram plantadas pelos alunos dos NEA’s são fundamentais para a preservação de espécies e manutenção da área verde.
Neste ano, os alunos e professores integrantes do programa trabalharão a conscientização da população ribeirinha. Os trabalhos serão realizados em conjunto com outros projetos já realizados, como o Canoeiro Ambiental, que é um mutirão em prol do rio que tem como objetivo principal levar a educação ambiental aos pescadores, canoeiros, população ribeirinha e comunidade de modo geral, por meio da retirada de lixo e aguapés.
Em 2014, o Programa contará ainda com o reforço de Organizações Não Governamentais (ONG’s), igrejas, escolas particulares e demais instituições. Todas as ações foram detalhadas no relatório apresentado essa semana pela Subsecretaria de Gestão Ambiental, na ocasião de lançamento do programa.
Atualmente, o município conta com 20 NEA’s, sendo que 12 desses núcleos estão situados em bairros próximos ao Rio Mossoró. “Em 2014 a expectativa é que o número de NEA’s aumente para 25, isto é, a expectativa é de terminar o ano com mais 5 núcleos de educação nas escolas”, afirma Erialdo.
Os temas desenvolvidos a cada ano surgem a partir de reuniões realizadas com a Secretaria de Educação. De acordo com o representante da Subsecretaria de Gestão Ambiental, as equipes pedagógicas debatem qual a ideia que possa nortear as ações desenvolvidas. “Todas as nossas atividades são respaldadas pela temática. Para 2014 destacaremos o valor do verde, da água, do respeito mútuo e da preservação do patrimônio público”, cita. Mais de 600 professores já foram capacitados para desenvolver atividades internas e externas sobre meio ambiente e cidadania.

Lançamento do Programa 2014

Na última quinta-feira (20), a Prefeitura de Mossoró lançou o Programa Municipal de Educação Ambiental 2014. A solenidade contou com a participação de várias escolas da rede municipal, profissionais da educação e os Núcleos de Educação Ambiental (NEA’s).
Fonte: De Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário