domingo, 24 de novembro de 2013

Surfarte

Vídeo do Surfarte é selecionado em festival
Projeto desenvolvido em Cristóvão beneficia crianças e jovens com aulas de surf, violão e outros
DENIS CAVALHEIRO
Crianças aprendem a surfar durante as aulas do Projeto Surfarte na praia de São Cristóvão
Os participantes do projeto Surfarte, desenvolvido com a comunidade da praia de São Cristóvão, no município de Areia Branca, estão empolgados com a classificação de um de seus vídeos no 7º Desentoca, exibição não competitiva que acontecerá dentro da programação do Goiamum Audiovisual, Festival de Cinema que acontecerá entre os dias 25 e 29 de novembro, no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRN) de Cidade Alta, na Zona Leste de Natal.
Com o título “Surfarte 2012”, o microdocumentário de quatro minutos de duração registra a gênese do projeto que dissemina esporte, cultura, política e educação ambiental na praia de São Cristovão.
A coordenação do projeto está tentando organizar uma caravana para levar alguns participantes para assistirem ao Festival que ocorre em Natal. A expectativa de muitos deles têm sido predominante, segundo um dos idealizadores do projeto, Wilson Nogueira, mais conhecido como Farofa HP. “Eles estão com muita vontade de participar do evento, de estar lá para verem a apresentação do nosso filme. Estamos nos organizando na tentativa de conseguir apoio para levá-los. Eles ficarão muito felizes se a gente conseguir”, destaca.
Atualmente o projeto Surfarte atende 40 alunos da comunidade, entre crianças e adultos, oferecendo aulas gratuitas de violão, percussão, surf e futebol. A proposta só tem crescido, principalmente entre os jovens, que encontram na ideia um momento de interação com outros, além de ser uma oportunidade para desenvolver seus talentos esportivos.

O FESTIVAL
Chegando a sétima edição em 2013, o Goiamum Audiovisual deste ano homenageará as mulheres. O festival de cinema trará filmes que tratam da realidade feminina e seus desafios, da luta pela humanização do parto à superação dos preconceitos contra as mulheres.
Durante o festival ocorrerá ainda a exibição de dois longas que trazem o olhar feminino perante situações da própria realidade, enfrentando dilemas humanistas e sociais. “Eles Voltam”, de Marcelo Lordello (PE), premiado como melhor filme no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e exibido no Festival de Roterdam na Holanda; e “Mãe e Filha”, de Petrus Cariry (CE), premiado em diversos festivais no Brasil e no exterior. Também será exibido o filme “O Renascimento do Parto”, de Eduardo Chauvet (DF), que traz uma sensível discussão acerca dos procedimentos de parto no Brasil.
A Curta Goiamum é uma das mostras mais importantes do festival por inserir o RN no circuito nacional de festivais competitivos.
Da Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário