segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Os barcos fabricados com garrafas pet

DO COSTA BRANCA 

 Desde a segunda-feira, 4, está sendo desenvolvido em Tibau um curso de fabricação de barcos a partir da utilização de garrafas pet. A iniciativa é parte das medidas compensatórias decorrentes do licenciamento ambiental de instalações marítimas no município, pela Petrobras.
Os barcos são do tipo catamarã e são regulamentados pela Marinha do Brasil. As embarcações podem se utilizadas no apoio à pesca, transporte de mariscos, atividades turísticas e ambientais em nível local.
De acordo com a gerente de Pesca da Prefeitura de Tibau, Socorro Lopes, um fator relevante na construção dos barcos é que cada unidade pode significar a retirada de mais de mil garrafas pet do meio ambiente, o que contribui para a redução da poluição e criação de um ambiente mais saudável.
A gerente Socorro Lopes informa ainda que a primeira etapa do curso iniciado dia 4 encerrou ontem. A capacitação está sendo ministrada pela OAK Soluções Ambientais, no Clube Álibi. Quem desejar obter mais informações sobre o curso para fabricação de barcos usando garrafas pet como matéria prima, entre e contato com Socorro Lopes, na Gerência de Pesca.
No vizinho município de Grossos, há aproximadamente dois anos é desenvolvido projeto semelhante ao de Tibau, pela Petrobras, como medida compensatória pelas operações realizadas pela empresa na localidade.
A ideia é utilizar os barcos fabricados com garrafas pet em benefício dos pescadores, principalmente as marisqueiras. As embarcações são exclusivas para uso no setor pesqueiro como apoio marítimo e devem ser usados em águas rasas.
O projeto em Grossos prevê a fabricação de cinco barcos, sendo necessária uma média de mil garrafas pet na preparação de cada unidade. Os próprios pescadores e as marisqueiras estão envolvidos diretamente com a confecção das embarcações


Nenhum comentário:

Postar um comentário