Finalizadas as ações do “Outubro Rosa”, iniciativa desenvolvida na cidade pela Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR) com o objetivo de conscientizar as mulheres a respeito da importância da prevenção contra o câncer de mama, teve início ontem a terceira edição do “Novembro Azul,” campanha que pretende alertar os homens quanto à necessidade de realização do exame de próstata e os cuidados com a saúde.
Durante todo o mês, será realizada uma intensa programação, que contempla atividades como visitas técnicas às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com equipes da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC), ciclo de palestras e distribuição de material didático para a população, ações semelhantes às promovidas durante o “Outubro Rosa”.
"Infelizmente, ainda existe muito preconceito do homem em relação ao exame de próstata. O tabu permanece, mas precisa ser vencido, esse é um dos objetivos da campanha, conscientizar os homens, mostrar o quão importante é a prevenção", destaca Ana Clébia, diretora administrativa da AAPCMR.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo. A recomendação é que o exame seja feito partir dos 50 anos, sendo que descendentes de negros ou homens com parentes de primeiro grau portadores de câncer de próstata antes dos 65 anos apresentam risco mais elevado de desenvolver a doença, portanto, devem começar a fazer os exames aos 45 anos.
Além do câncer de próstata, o “Novembro Azul” também intensificará as ações de combate ao câncer de pênis, cada vez mais comum, segundo Ana Clébia. "Nós estamos recebendo casos de homens que apresentam o câncer de pênis, é uma realidade. A doença pode ser causada por DSTs mal curadas. Diferentemente da mulher, que nos procura, precisamos desenvolver uma busca ativa pelos homens, para que eles possam entender a importância dos exames", diz a diretora.
Ainda conforme Ana Clébia, a campanha durante o mês será dividida em duas etapas: a partir do dia 15 tem início o “Novembro Dourado”, ação que tem como foco o câncer infantojuvenil. "Em 23 de novembro, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. Precisamos orientar escolas, pais, mães, no sentido de diagnosticar a doença o mais rápido possível. O Ministério da Saúde diz que se descoberto no estágio inicial, a chance de cura do câncer é até 80%. O que acontece é que quando uma criança adoece, a última coisa que se pensa é que ela está com câncer, é necessário estar atento aos sinais", conclui.
Durante todo o mês, será realizada uma intensa programação, que contempla atividades como visitas técnicas às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com equipes da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC), ciclo de palestras e distribuição de material didático para a população, ações semelhantes às promovidas durante o “Outubro Rosa”.
"Infelizmente, ainda existe muito preconceito do homem em relação ao exame de próstata. O tabu permanece, mas precisa ser vencido, esse é um dos objetivos da campanha, conscientizar os homens, mostrar o quão importante é a prevenção", destaca Ana Clébia, diretora administrativa da AAPCMR.
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo. A recomendação é que o exame seja feito partir dos 50 anos, sendo que descendentes de negros ou homens com parentes de primeiro grau portadores de câncer de próstata antes dos 65 anos apresentam risco mais elevado de desenvolver a doença, portanto, devem começar a fazer os exames aos 45 anos.
Além do câncer de próstata, o “Novembro Azul” também intensificará as ações de combate ao câncer de pênis, cada vez mais comum, segundo Ana Clébia. "Nós estamos recebendo casos de homens que apresentam o câncer de pênis, é uma realidade. A doença pode ser causada por DSTs mal curadas. Diferentemente da mulher, que nos procura, precisamos desenvolver uma busca ativa pelos homens, para que eles possam entender a importância dos exames", diz a diretora.
Ainda conforme Ana Clébia, a campanha durante o mês será dividida em duas etapas: a partir do dia 15 tem início o “Novembro Dourado”, ação que tem como foco o câncer infantojuvenil. "Em 23 de novembro, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil. Precisamos orientar escolas, pais, mães, no sentido de diagnosticar a doença o mais rápido possível. O Ministério da Saúde diz que se descoberto no estágio inicial, a chance de cura do câncer é até 80%. O que acontece é que quando uma criança adoece, a última coisa que se pensa é que ela está com câncer, é necessário estar atento aos sinais", conclui.
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