Festa da Liberdade é lançada oficialmente pela Prefeitura
foto: Edinaldo Moreno
Foi lançada na tarde desta terça-feira, 3, a Festa da Liberdade 2013 na Estação das Artes Eliseu Ventania, no Centro da Cidade. Na ocasião a prefeita do município, Cláudia Regina abriu oficialmente o lançamento do lado de fora do auditório, pois segunda a prefeita ‘a festa é do povo e tem que estar na rua’, quebrando o protocolo do evento.
De acordo com a prefeita, o espetáculo deste ano terá um caráter todo especial e diferente dos anteriores. ‘A programação deste ano tem um caráter diferenciado, é um caráter que sai do Centro e vai para os bairros e volta para o Centro e é onde estão os nossos talentos, afirma Cláudia.
Neste ano, o Auto da Liberdade terá quatro diretores que vão comandar os quatro atos do espetáculo. Dionízio do Apodi ficará com a Resistência do Bando de Lampião, Joriana Pontes foi a escolhida para dirigir o Motim das Mulheres, Nonato Santos será o diretor da Abolição da Escravatura e Júnior Félix com o voto feminino.
Para 2013, o secretário de Cultura de Mossoró, Gustavo Rosado, explica como será o formato deste ano. ‘Será encenado nos bairros dividido em quatro atos fazendo uma intinerância por quatro pólos da cidade, sendo a principal mudança, além de o espetáculo ser dirigidos por quatro diretores do município.
Para o cortejo cultural, no dia 30 de setembro, de acordo o secretário, seguirá o mesmo formato dos anos anteriores, divididos em dois momentos, sendo o cívico-militar e depois o cortejo propriamente dito contando os quatro momentos libertários.Gustavo Rosado ressalta a importância da Festa da Liberdade para o município. ‘A importância principal é que ela ressalta o sentimento de liberdade de nosso povo. Durante muitos anos foi comemorado apenas com a libertação dos escravos, depois sendo ampliada, pois os outros fatos históricos da cidade também remetem a liberdade’.
Na parte das atrações, Gustavo explica como será a parte musical da Festa da Liberdade.
‘Nós teremos os shows, mas não serão na Estação das Artes. Nós teremos no Memorial da Resistência todos com artistas de Mossoró. Um dia teremos um super Sacolão Cultural, que é um formato que estamos fazendo e tem dado muito certo, só que desta vez será muito maior. Outra noite será apenas dedicada a ‘Elas cantam brega’ que são cantoras que tem outro tipo de repertório e uma noite dedicada ao rock’ finaliza Gustavo Rosado.
Do De Fato
Nenhum comentário:
Postar um comentário