No período de 26 a 30 deste mês será realizada a XXV Semana das Pessoas com Deficiências, numa iniciativa do Centro de Educação Especial (Ceeslauva), Escola Estadual Professora Maria Lauretânia e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Com Deficiência (Comude) de Areia Branca.
Na sua 25ª edição, a semana tem como objetivo promover a integração das pessoas portadoras de deficiência com a comunidade, além de debater e analisar os obstáculos e avanços das políticas sociais municipais para a integração da pessoa com deficiência.
De acordo com a programação do evento deste ano, divulgada pela coordenação do Ceeslauva, que tem à frente a educadora Maria de Fátima Luz Lemos, as atividades iniciam na próxima segunda-feira, 26, com divulgação das atividades nos meios de comunicação da cidade, seguido de audiência com a prefeita de Areia Branca, Luana Bruno (PMDB), e visitação às pessoas com deficiências que moram na zona rural.
O Ceeslauva é uma instituição fundada em 9 de novembro de 1987 com a finalidade de oferecer atendimentos pedagógicos e sócio-terapêuticos às pessoas com deficiência/necessidades educativas especiais.
É importante saber que existem várias leis que beneficiam as pessoas com deficiência, como o Decreto nº 002/96, que trata da eliminação de barreiras arquitetônicas nos locais de fluxo de pedestres e de uso público; Lei nº 993/2005 que estabelece a funcionalidade do Programa de Assistência à Saúde e Proteção Integral às PCNE; Lei nº 995/2005 que institui o Programa Ver Melhor, Assistência às PCD Visual; Lei Municipal nº 1.041/2006, que cria o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comude).
A título de informação, vale acrescentar que a Escola Estadual Maria Lauretânea acolhe o maior número de alunos com deficiência da cidade. Na sala do Atendimento Educacional Especializado (AEE) estão matriculados 32 alunos, sendo todos da escola. Oferece aula de Libras uma vez por semana em todas as salas e ainda presta atendimentos em Braille a alunas de outros estabelecimentos.
No Ceeslauva, tem atendimentos uma vez na semana com os seguintes profissionais: Psicológico, Sílvia Vitorino; Fonoaudiológico, Sarah Beatriz; Fisioterapêutico, Leandro Henrique; Assistente Social, Cláudia Braz; Natação Terapêutica, Professor Paulo Sergio; Libras, Lilian Débora; Braille, Edilma Fernandes.
Programação – XXV Semana das Pessoas com Deficiências
SEGUNDA-FEIRA, 26/8 - Divulgação das atividades na mídia rádio, jornais, blogs, reuniões, outros
- Audiência com a prefeita Luana Bruno para confirmação das propostas da Carta de Acessibilidade elaborada em 2012
- Das 8h às 17h, visita às pessoas com necessidades especiais da zona rural
TERÇA-FEIRA, 27/8 – Às 13h30, abertura do Curso de Braille
Tema: “Vivenciando o Braille”
Palestrante: Professora Claudine Soares - Especialista em Deficiência Visual da SUESP
- Público: Professores das salas de AEE, profissionais da educação e familiares das pessoas com deficiência visual
- 14h - Palestra sobre autismo
Palestrante: Professora Ângela Maria dos Santos, especialista em Transtornos Globais de desenvolvimento (TGD)
- Público: Professores das salas de AEE, profissionais da educação e familiares
QUARTA-FEIRA, 28/8 – Das 7h30 às 11h e das 13h às 17h
- Curso de Braille
Tema: “Vivenciando o Braille”
- Das 8h às 16h - Visita às pessoas com necessidades especiais na zona urbana
QUINTA-FEIRA, 29/8 – Das 7h30 às 17h
- Curso de Braille
Tema: “Vivenciando o Braille”
- Das 9h30 às 11h e das 14h às 15h30
Apresentação cultural dos alunos do Programa Mais Educação
Público: Comunidade escolar
SEXTA-FEIRA, 30/8 – Às 7h30, encerramento do Curso de Braille
- A partir das 14h, tarde de convivência com apresentação de danças e jantar dançante
Convidados: Pessoas com deficiência, familiares, Ceeslauva e Comude
Nenhum comentário:
Postar um comentário