quarta-feira, 31 de julho de 2013

“Guia Prático Educação para a Cidadania”

I Conferência sobre Educação Integral. Realizado numa parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Associação dos Magistrados da Justiça do Trabalho (AMATRA), o evento trouxe para Natal o senador Cristovam Buarque para falar sobre a federalização da educação básica. Na oportunidade, foi lançado o “Guia Prático Educação para a Cidadania”.

“È uma oportunidade ímpar de dialogar com o senador Cristovam Buarque sobre a sua proposta da federalização da educação básica. A União é responsável por todo o ensino nas diversas etapas. É uma experiência já presente em vários países da América do Sul e da Europa”, revelou a secretária municipal de Educação, Justina Iva. Segundo ela, a federalização proporciona também a unificação de salários, processos seletivos, avaliação de desempenho e valorização do magistério. “O avanço da qualidade da educação está fundamentada nesse processo de federalização”.

A palestra do senador Cristovam Buarque abordou três pontos que, segundo ele, vem sendo questionado pela maioria dos brasileiros. Porque a educação é tão ruim; Porque no Brasil não se dá tanta importância a educação; e o que está acontecendo no país em função das últimas manifestações.

Para ele, a solução seria melhorar o sistema das 200 mil escolas existentes no país e criar um sistema novo para ir substituindo o antigo. Lembrou que Leonel Brizola criou os Centros Integrados de Educação Pública (CIEP’s) que deveriam ser adaptados ao século XXI. “Educação séria tem que ter horário integral. O aluno passa mais tempo na escola com a liberdade de não fazer todas as disciplinas. O professor do futuro tem que ser bem pago. Selecionados de maneira cautelosa, sendo bem preparados e interessados”.

Cristovam Buarque disse que defende a federalização das escolas e que o Brasil tem condições de fazer isso. “Defendo a federalização sem centralização e com liberdade pedagógica. De acordo com ele, é fundamental a participação de prefeitos e governadores para a confecção do currículo. “È preciso que se faça um grande movimento nacional com essa bandeira. Vale à pena abdicar de certos interesses para investir na educação, é por isso que estou aqui. “Precisamos de apoiadores para essa luta, de pessoas que se considerem educadores para fazer uma revolução brasileira por meio da educação”.

Guia Prático

 “O Guia Prático Educação para a Cidadania”, foi escrito pelo presidente da Amatra, Luís Gomes e pelas advogadas Rafaela Marques e Yraguacy Araújo. “É um grande motor para dar instrumento para que juristas e professores possam unir o universo jurídico com o educacional na promoção de mudanças”, frisou Luis Gomes. Segundo ele, o livro traz noções de Direito Eleitoral, representatividade, elementos formativos e sugestões pedagógicas, direitos e deveres da criança, cuidado com os idosos, aposentadoria e Direito do Trabalho, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário