O Aeroporto Dragão do Mar, em Aracati, será ampliado para servir como alternativa ao Aeroporto Pinto Martins, em Fortaleza, durante a Copa do Mundo de 2014. O aviso de licitação, do tipo técnica e preço, para contratação da empresa que irá elaborar o projeto executivo foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), na última segunda-feira. A licitação está marcada para o próximo dia 2 de agosto, às 10h30 no Centro Administrativo Bárbara de Alencar, no bairro Edson Queiroz, na Capital.
As obras contemplarão a ampliação da pista de pouso e decolagem e de rolamento e ainda o aumento, restauração e reforço do pátio de estacionamento de aeronaves. Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Turismo do Estado do Ceará (Setur-CE), a ampliação do aeroporto consta da matriz de responsabilidades da Secretaria Nacional da Aviação Civil em relação ao Mundial de Futebol.
Conforme explicou a Setur, antes, a alternativa ao Aeroporto Pinto Martins era o de Mossoró, no entanto, "este caiu da categoria 3C para a 2B, não podendo mais ser enquadrado como uma segunda opção".
De regional a internacional
Dessa forma, expõe a Secretaria, o Aeroporto de Aracati será preparado para passar da categoria 3C para a 4C. Por conta disso, a pista de pouso e decolagem passará a ter 2.300 metros de extensão por 45 metros de largura, ante os 1.800 metros atuais e 30 metros de largura. Ao mesmo tempo, terá mais resistência de pavimento (chamado de resistência 60), o que permitirá que ele receba aeronaves de grande porte, como Airbus A320, A321, A 330 e Boeing. Com a ampliação, o equipamento passará ainda de aeroporto regional para internacional.
Operação
Em uso desde agosto do ano passado - por enquanto somente com voos executivos. Para os comerciais, ele espera a homologação da Anac -, o aeroporto de Aracati vai servir não apenas àquele município, mas a todo o Litoral Leste, tornando-o um polo de atração independente de Fortaleza.
O equipamento foi construído a partir de uma pista de pouso em atividade a mais de 50 anos e localiza-se na altura do quilômetro 137 da rodovia CE 040.
Projetado para receber aviões de grande porte, que normalmente operam em voos internacionais, o aeroporto recebeu em investimentos do Ministério do Turismo e Tesouro do Estado aproximadamente R$ 23,75 milhões na pista de pouso, área de taxiamento e hangares. A pista de pouso havia sido ampliada em 600 metros, passando a 1.800 metros por 30 metros de largura, mais 400 metros de área de escape, totalizando 2.200m de comprimento. Com vida útil de 20 anos, pode operar 1.200 movimentos anualmente.
Procurado pela reportagem para prestar mais esclarecimentos sobre o projeto, o secretário de Turismo do Estado, Bismarck Maia, encontra-se em viagem ao exterior. No entanto, ele já havia afirmado sobre a importância dos aeroportos regionais, visando acompanhar o ritmo de crescimento da atividade turística no Ceará, que atinge uma média de 6,7% desde 2007.
"O turismo no Ceará não podia ficar mais ancorado em Fortaleza, vamos consolidar destinos independentes", frisou.
Maia também lembrou que os aeroportos são apenas um componente de "uma política de fortalecimento dos destinos turísticos com promoção contínua, capacitação de profissionais e construção de macro estruturas aliadas a melhoria da ambiência das localidades, empreendida pelo governo do Estado, por meio da Setur".
Mais terminais
Em articulação com a Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) e o governo federal, além da ampliação do Aeroporto Internacional Pinto Martins, a aviação regional está sendo reforçada com os novos aeroportos nas duas extremidades do litoral cearense.
Ao lado do que está localizado em Aracati, há ainda ode Jericoacoara que está sendo instalado no município de Cruz.
ANCHIETA DANTAS JR./ SÉRGIO DE SOUSA
REPÓRTER
Compilado do Diário do Nordeste Online
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