Localizada na divisa com o Estado do Rio Grande do Norte, a cidade cearense de Icapuí, a 194 quilômetros de Fortaleza, é famosa pela beleza das suas praias e pela saborosa culinária pesqueira. Agora, começa a se organizar para consolidar sua condição de polo turístico regional.
Foi para saber como incrementar os negócios do setor, aumentando o número de visitantes e a qualidade dos serviços turísticos prestados que 21 empreendedores de Icapuí - donos de pousadas, hotéis, barracas de praia e restaurantes -, acompanhados por representantes da Prefeitura e um técnico do Escritório do Litoral Leste do Sebrae Ceará, viajaram até o município de São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte.
O município potiguar foi escolhido por ser um dos mais recentes casos de sucesso do turismo nordestino. Conhecida como a "Esquina do continente", a cidade é um pequeno paraíso situado próximo de Natal (108 quilômetros) e considerada um dos melhores pontos do mundo para a prática de esportes náuticos, o que vem fazendo com que o destino tenha cada vez mais visibilidade, a ponto de ser comparada à cearense Jericoacoara.
O objetivo da missão técnica de benchmarkimg, realizada em parceria com a Prefeitura de Icapuí (por meio da Secretaria de Turismo e Esporte) e da Associação Grupo de Desenvolvimento do Turismo (GDTur), foi visitar as diversas pousadas da cidade e conhecer mais sobre a origem dos negócios, as principais dificuldades, os diferenciais competitivos e a participação do Sebrae neste processo.
Em paralelo, foi realizado um encontro entre a Secretaria de Turismo da Prefeitura de Icapuí e os representantes da Prefeitura de São Miguel do Gostoso para a troca de experiências de como o município potiguar, com apenas 18 anos de emancipação, conseguiu se tornar referência no Rio Grande do Norte, a ponto de possuir a única pousada três estrelas do Estado.
De volta ao Ceará, o grupo participante da missão ao Rio Grande do Norte se reuniu para montar um plano de ação para cada empreendimento de Icapuí, com as ações que podem ser realizadas e as que podem receber o apoio do Sebrae. Também foram agendadas visitas de diagnóstico aos empreendimentos participantes, assim como a realização de cursos de capacitação e a criação de um plano de marketing para o destino.
Para o técnico do Escritório Regional do Sebrae no Litoral Leste, Leandro Lopes, o resultado foi altamente positivo, "principalmente pelo apoio irrestrito oferecido pelo Sebrae no Rio Grande do Norte e a cooperação do agente de Desenvolvimento Local, Rubens Eduardo, que foi o elo de ligação entre a missão de empreendedores de Icapuí e os empresários visitados".
Mais informações
Escritório Regional do Sebrae no Litoral Leste
Nenhum comentário:
Postar um comentário