A rua Tubarão já foi palco de grandes eventos durante o verão, os veranistas marcavam encontros todas as noites na calçada de Zé Felix onde se andava de pés descalços, mais com a melhor roupa, era uma forma de se libertar e curtir o verão em Tibau no passado. O Brisa Del Mar era uma espécie de inferninho, na antiga TELERNE as filas se estendiam pelas calçadas, a casa da revista era sempre lotada e Zé Feliz, recebia os veranistas em grande estilo. Os turistas mais exaltados, sob efeitos de álcool e outras melongas mais, botavam o bar de Zé Felix de cabeça para baixo, por lá era comum brigas e sempre os tacos da sinuca eram utilizados como armas, o que causava revolta no dono do bar . Nos anos 80 e início dos anos 90 a rua do Brisa era uma verdadeira ferveção, passar de carro era uma aventura, a rua ficava lotada que até a pé era difícil de circular. Nessa época era realizada as famosas tertúlias, serenatas e as festas americanas .
O tempo passou, a cidade ficou abandonada, não oferecendo estrutura para receber os veranistas devido a má gestão pública, a ineficiência, e a corrupção que transformaram a cidade praia no que o jornalista Canindé Queiroz chamou de " A Grande Favela de Mossoró".
A cerca de 3 anos, a iniciativa privada vem investindo na cidade. Empresas como a KN Produções, A3 e Gondim Garcia, durante o período de veraneio, realizam os melhores shows com bandas do circuito nacional com uma estimativa de público por festa de cerca de 20.000 pessoas, o que movimenta o comercio e os serviços da cidade.
A cidade recebeu ultimamente, investimentos do governo federal e estadual para infra-estrutura onde foram realizadas importantes obras como: o capeamento asfáltico nas ruas principais, o saneamento básico e a duplicação da RN13. Alguns condomínios de luxo também foram construídos na cidade. Recentemente o Clube Álibi foi reinaugurado, e a cidade aos pouco vai saindo do caos que se encontra .
A secretaria de turismo de Tibau vem realizando um trabalho com os donos de bares e pousadas para a melhoria dos serviços oferecidos aos turistas, já foram realizadas reuniões com a participação de SEBRAE, Banco do Nordeste, empresários e autoridades locais e estaduais para fomentar o turismo do município. O secretário de turismo tem como meta, a revitalização da rua do Brisa, e para isso, confeccionou algumas placas que foram fixadas na rua tubarão contando um pouco da história de Tibau.
O SOSTIBAU fez o registro fotográfico dessa iniciativa que pretende ser um ponto de partida para o processo de revitalização da rua. O projeto deve se estender durante todo o ano, com apresentações culturais, feira de artesanatos e shows musicais. No próximo dia 27, acontecerá o primeiro evento de cultura popular na Rua Tubarão, que também é conhecida como Rua do Brisa ou Rua de Cima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário