Praia de Ponta Grossa recebe certificação "Praia Limpa"
Nota do blog - O turísmo vive disso, "qualidade e atrativos". Se liga Tibau, tá na hora de correr atrás do tempo perdido, chega de incompetência administrativa. Todos ganham com o investimento no turismo, mas tudo começa, com a formação e qualificação de pessoas, fica a dica!
Seis praias cearenses receberão o certificado "Praia Limpa", nesta quinta-feira, 28. A entrega dos certificados aos gestores municipais ocorrerá durante o II Encontro dos Prefeitos dos Municípios da Orla Marítima do Estado do Ceará.
Criada em 2007, pela Lei Estadual 13.892, a Certificação, coordenada pelo Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), busca incentivar os municípios litorâneos a protegerem suas praias, a partir de uma gestão integrada da orla entre iniciativa pública e privada.
Dos 20 municípios da orla cearense, sete inscreveram-se para a a Certificação. São eles: Acaraú, Aracati, Aquiraz, Beberibe, Caucaia, Icapuí e Itarema. Cada um indicou duas praias.
O projeto
Os municípios da orla podem inscrever até duas praias. Após uma avaliação in loco, cada local recebe uma nota. Os certificados são concedidos a quem atingir nota acima de 70. Simbolicamente, o município recebe uma classificação em “estrelas do mar”, que vai de três a cinco. A certificação vale por dois anos. Nenhum conseguiu atingir Cinco Estrelas do Mar, estágio que só é possível com 100 pontos.
A avaliação leva em conta a sustentabilidade e proteção dos ecossistemas costeiros, a segurança de frequentadores e banhistas, a acessibilidade, a higiene sanitária e a segurança alimentar. Barrinha conseguiu 86 pontos, Canto Verde, com 83, Quixaba e Batoque empataram com 75, Ponta Grossa ficou com 90 e a Praia da Barra com 87.
A classificação
Quatro Estrelas
Ponta Grossa (Icapuí)
Barrinha (Acaraú)
Praia da Barra (Itarema)
Três Estrelas
Quixaba (Aracati)
Batoque (Aquiraz)
Canto Verde (Beberibe)
Redação O POVO Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário