segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Museu Histórico Lauro da Escóssia

 

O Museu Histórico Lauro da Escóssia voltou a funcionar normalmente sábado dia, 22, data em que a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) entregou o equipamento cultural instalado no prédio (onde funcionou a Cadeia Pública, Câmara e Biblioteca Municipal) em setembro de 1981, quando o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, a Fundação José Augusto e a própria PMM assinaram um convênio visando à restauração do espaço.
A solenidade foi realizada  as 20h, na praça Antônio Gomes.O Museu será instalado definitivamente no prédio histórico que ficou famoso por ter sido em suas dependências que se realizou dois dos principais acontecimentos de Mossoró.
O primeiro foi quando em 30 de setembro de 1883, a Câmara Municipal realizou a sessão magna da Libertadora Mossoroense, declarando que a partir daquela data o município se achava livre de escravos. O segundo se deu quando nas eleições de abril de 1928, dona Celina Guimarães Viana votou pela primeira vez, constituindo-se na primeira mulher na América do Sul a solicitar sua inscrição no Registro Eleitoral.
Em sua nova composição, o Museu está estruturado com oito salas em seu andar térreo, cada uma contendo elementos que remetem a fatos, personalidades, acontecimentos ocorridos em Mossoró. Logo na entrada, os visitantes irão se deparar com a história da resistência ao bando de Lampião. A sala está pintada de vermelho, cor que remete a um período sanguinário. Há também uma sala dedicada exclusivamente ao acervo fotográfico de Manuelito, que retrata diversos períodos históricos da cidade.

Conheça um pouco mais da história do Museu Lauro da EscóssiaO antigo prédio da Câmara Municipal e Cadeia Pública de Mossoró, conhecido como Paço Municipal (espécie de Câmara da época), teve a sua construção iniciada em 1878 pelo Juiz Municipal Manuel Hemetério Raposo de Melo, e foi inaugurada em 8 de abril de 1880.
Construído em dois andares, o prédio abrigava em seu andar térreo a Cadeia Pública, com porões, celas e alojamentos para o Corpo de Guarda. No andar superior, foi instalada a Câmara Municipal, que inaugurou as novas instalações a 14 de abril do mesmo ano, data essa em que foi realizada a sua primeira sessão.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário