quarta-feira, 10 de outubro de 2012

JERNS

Cerca de 13.500 atletas de todo o Estado participam a partir desta quinta-feira (11), da etapa final dos Jogos Escolares do Rio Grande do Norte – JERNS, em Natal. A abertura oficial da competição, em sua 42ª edição, está marcada para as 9h, no Ginásio do Campus da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN.
Disputam a fase final dos jogos as escolas da região metropolitana de Natal e as melhores colocadas nas etapas regionais. No total, foram inscritas nas competições deste ano 432 escolas e mais de 32 mil estudantes. Somente na fase final, houve crescimento de mil atletas, em relação ao ano passado.
A novidade da edição 2012 é a Gincana Cultural, que somada às 28 modalidades tradicionais, busca dar um viés diferente aos jogos. Entusiasta do projeto, a secretária de Estado da Educação, Betania Ramalho, diz que o objetivo é integrar escolas, estudantes e professores em atividades que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem, como apresentações culturais, produção textual e jogos de perguntas e respostas.
Para a 1ª etapa da gincana, a instituição terá o tempo máximo de 10 minutos para se apresentar nas modalidades dança, teatro ou música, ficando o número de participantes a critério da escola. Na 2ª etapa, de produção textual, as escolas inscreveram dois estudantes por categoria (mirim, infantil e juvenil). Na 3ª etapa, de perguntas e respostas, foram inscritos quatro estudantes de ambos os sexos.
As equipes que se classificarem em 1°, 2° e 3° lugar no jogo de perguntas e respostas receberão medalhas como premiação. Será agraciada ainda, com troféu, a equipe campeã geral, que obtiver a maior soma de pontos nas três etapas da gincana. Já o atleta-ouro da Gincana Cultural será escolhido pelo resultado obtido na produção de texto.
Para o coordenador de Desportos da Secretaria de Estado da Educação e responsável pelos JERNS, Osvaldo Gomes, outro projeto que merece destaque é o Esporte Solidário, que irá repassar as latas de leite em pó arrecadas com a inscrição dos estudantes da rede particular para o Armazém da Caridade.
Fonte: SEEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário