Cerimônia apresentará Parque Nacional da Furna Feia
Bruno Soares
O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizará nesta quinta-feira, 27, a cerimônia de apresentação do primeiro parque nacional do Rio Grande do Norte, o Parque Nacional da Furna Feia.
O evento ocorrerá às 19h30 no Memorial da Resistência, em Mossoró, e contará com a presença do presidente do Instituto, Roberto Vizentin, e dos prefeitos das cidades de Mossoró e Baraúna que abrigam o parque, além de outras autoridades locais e diretores do ICMBio.
No dia seguinte, das 8h às 11h, Vizentin lidera comitiva em visitação ao parque que fica próximo à Maisa. Em seguida haverá uma reunião de planejamento estratégico da Unidade de Conservação (UC) federal, marcada para as 14h, no auditório da Biblioteca Municipal de Mossoró.
O parque foi criado por Decreto Presidencial em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, e engloba 8.494 hectares, com ocorrência de 105 espécies de plantas, 101 espécies de aves, 23 espécies de mamíferos e 11 espécies de répteis.
Além de abrigar a variedade de exemplares da flora e da fauna nacionais e ser um dos maiores remanescentes do bioma Caatinga no Rio Grande do Norte, a Unidade de Conservação federal do ICMBio também tem importância no cenário de proteção do patrimônio espeleológico brasileiro, pois já foram identificadas 205 cavernas em todo o seu território. Desde 2002, as estruturas são estudadas e protegidas pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação das Cavernas (CECAV).
As principais cavidades do ambiente são a Furna Feia, a Furna Nova e a Caverna do Lago. Há ainda o Abrigo do Letreiro, em cujas paredes foram localizados vestígios arqueológicos.
Uma das prioridades de gestão do parque será o fomento à pesquisa científica no local, pois acredita-se que os potenciais arqueológico, paleontológico e espeleológico da Unidade sejam ainda maiores.
O Estado do Rio Grande do Norte é o 7º em número de cavernas no Brasil, com 563 cavidades constantes registradas no banco de dados oficial do Cecav, sendo 205 delas na Furna Feia.
Fonte: Gazeta do Oeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário