quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Furna Feia

Furna_FeiaO Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), através das prefeituras de Mossoró e Baraúna, realiza hoje, a partir das 19h30, no Memorial da Resistência de Mossoró, cerimônia para apresentar à população o primeiro Parque Nacional (Parna) do Rio Grande do Norte, mais conhecido como Furna Feia.
Segundo o analista ambiental do ICMBio, Aldo Sérgio, a instalação de um Parque Nacional no município é de grande importância não apenas para a conservação do meio ambiente, mas também no que diz respeito à economia local.
"Um parque desse tipo vai ajudar a acelerar o turismo em ambos os municípios, isto é, Baraúna e Mossoró. Esse impulso será dado através da contratação de profissionais qualificados para atuar tanto na unidade de conservação quanto na sede do Instituto, que será criada no município. Além disso, a Furna Feia irá estimular o turismo ecológico, refletindo assim na ocupação dos hotéis".
Uma das prioridades de gestão do parque será o fomento à pesquisa científica no local, pois acredita-se que os potenciais arqueológico, paleontológico e espeleológico da unidade sejam ainda maiores.
A área de 8.494 hectares abrangida pelo parque guarda uma grande diversidade de fauna e flora. Ao todo vivem de maneira harmoniosa na área de conservação 105 espécies de plantas, 101 espécies de aves, 23 espécies de mamíferos e 11 espécies de répteis.
O espaço também ganhou destaque devido ao grande número de cavidades rochosas. O Rio Grande do Norte é o 7º Estado em número de cavernas no Brasil, com 563 cavidades constantes registradas no banco de dados oficial do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav); destas, o novo parque reúne 205.
Amanhã, a partir das 8h, o presidente do Instituto Chico Mendes, Roberto Vizentin, juntamente com um grupo de autoridades e representantes da impresa vão realizar uma visitação ao parque. Após o passeio, no turno da tarde, haverá uma reunião no auditório da Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte, para discutir as ações de funcionamento da unidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário