quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Parques Eólicos

R$ 777 milhões para construção de dez parques eólicos no RN


Com o Brasil ocupando hoje a 21º posição no ranking dos produtores de energia eólica no mundo o RN começa a despontar como um dos principais destinos de investidores europeus que descobriram esse novo filão. Atualmente o país tem 71 parques que produzem a energia limpa e renovável, onde a Região Nordeste é campeã nacional de geração de energia do vento.


Nos últimos dias, foram erguidos torres e fixados aerogeradores no Parque Mel II, entre a comunidade de Redonda e o acesso à São Cristóvão, e também nas proximidades do acesso à Ponta do Mel que conta com um outro parque que está com instalação e montagem em andamento. Com as obras, é intenso o tráfego de veículos de grande porte, principalmente daqueles que transportam as bases, os aerogeradores e as pás dos cata-ventos.


Quem trafega pela estrada litorânea da região da Costa Branca Potiguar já se depara com um novo cenário. Além das áreas de dunas e de vegetação rasteira, a estrada litorânea, que liga a BR-110 à vila-praia de Ponta do Mel e demais praias do litoral areia-branquense, já conta com as instalações de parques eólicos com estruturas avançadas. 


No Parque Eólico Mel 2, estão sendo instaladas 10 torres de captação de ventos para os geradores de energia eólica. Esse será o primeiro parque a ser instalado entre as comunidades litorâneas de São Cristóvão e Ponta do Mel. Um segundo parque, já com obras em andamento naquela área, terá 12 torres. E já existe outro previsto para ser instalado próximo à comunidade de Redonda, com previsão de mais de 200 torres.

Os parques eólicos estão sendo construídos no litoral de Areia Branca pela empresa Força Eólica Brasil, sociedade formada pelos grupos Neoenergia e Iberdrola. De início, serão instalados10 aerogeradores, com previsão de começar a operar em janeiro de 2013, produzindo energia suficiente para atender ao consumo de aproximadamente 53 mil habitantes. 



A construção de novos parques eólicos no Rio Grande do Norte é resultado de uma política de expansão anunciada no mês passado após acordo firmado entre os grupos Iberdrola e Neoenergia com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco do Brasil. O acordo de financiamento está estimado em R$ 777 milhões para construção de dez parques eólicos no RN. O montante a ser investido faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Quatro dos dez parques já estão com obras em andamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário