domingo, 17 de junho de 2012

Museu de Cultura Sertaneja

Fonte: Gaseta do oeste
Foi inaugurado, em Pau dos Ferros, o Museu de Cultura Sertaneja do Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CAMEAM/UERN).
O projeto, realizado em parceria com o Banco do Nordeste, recebeu doações de várias pessoas do Alto-Oeste potiguar. O equipamento conta com objetos típicos dos sertanejos e vários livretos de cordel.
O reitor Milton Marques de Medeiros comemorou a iniciativa do Cameam. Ao abrir a solenidade de inauguração, ele destacou a importância de um museu. “Estamos resgatando a cultura do ontem com projeção para o amanhã. Este é um espaço para a ciência, para a arte e para a cultura. Sem dúvida, o museu terá um apelo muito forte para a sociedade”, declarou.
O diretor do campus de Pau dos Ferros, Gilton Sampaio, afirmou que o Museu da Cultura Sertaneja é uma forma de resgate cultural da região. “Museu é a constituição da memória de um povo. O Museu da Cultura Sertaneja é o resgate do nosso povo, refletindo um olhar para o futuro. Este é um dos aspectos do projeto do Cameam para contribuir para a identidade de nossa região”, acrescentou.
O idealizador do museu foi o professor Ivanaldo dos Santos Filho. Ele lembrou que o equipamento já constava no projeto inicial que trouxe a Uern para Pau dos Ferros. “Esse é o sonho inicial dos pioneiros da Uern. De certa forma isso está sendo realizado hoje. É um motivo de muita alegria para todos nós”, lembrou.
O gerente do Banco do Nordeste em Pau dos Ferros, Jurandir Santiago, destacou a importância da Uern neste trabalho de resgate cultural, lembrando que a instituição de ensino superior tem conquistado muitos recursos para projetos. “Temos um rigor muito grande em nossos editais e o projeto de Pau dos Ferros teve uma qualidade muito grande. A universidade está de parabéns porque, além deste, outros projetos também foram contemplados”, relatou.
O prefeito de Pau dos Ferros, Leonardo Rego, disse que este projeto pode se desdobrar em um complexo cultural a ser construído em parceria entre Uern e Prefeitura. “Esta é uma conquista da cultura da nossa região”, elogiou.

CONFERÊNCIA - Ao final da solenidade, foi realizada a conferência “O Museu: entre trabalhos da memória e da História”, realizada pelo professor Mestre Marcílio Lima Falcão. “A proposta deste museu é de fomentar o estudo da região e dar aos habitantes desta cidade um enfoque ao passado”, acrescentou

Nenhum comentário:

Postar um comentário