Por Luciano Augusto (Ceará Notícias)
A Agência de Defesa Agropecuária do Ceará (ADAGRI) confirma que ovinos, caprinos, suínos e bovidos do Rio Grande do Norte e da Paraíba estão proibidos de cruzar as divisas com o Ceará desde a última terça-feira (15)
As barreiras foram fechadas porque os estados vizinhos não se adequaram as normas do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para pleitear o status de zona livre de febre aftosa com vacinação.
Profissionais que atuam nas barreiras estão orientados não permitir a entrada de todos os produtos e animais desses estados e caso sejam identificados dentro do Ceará, eles serão sacrificados e os produtos incinerados.
“A única maneira desses animais circularem no Estado, é se eles estiverem em quarentena observada pelo MAPA”, explica Augusto Júnior, presidente da Adagri
Ceará, Piauí, Maranhão, Pernambuco e Alagoas atingiram as metas e seguem agora para o processo de sorologia. O transporte de animais do RN e PB só voltará ao normal quando estes alcançarem o status de zona livre com vacinação da febre aftosa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário