terça-feira, 27 de março de 2012

Escola de Artes vai oferecer cursos de teatro, dança e artes visuais


Fonte: Jornal De Fato

Será inaugurado na noite desta terça-feira em Mossoró um espaço para teatro, dança e música. Trata-se da Escola de Artes, que vai ficar localizada no antigo Colégio Municipal Joaquim da Silveira Borges, vizinho ao Ginásio de Esportes Pedro Ciarlini. A cerimônia de inauguração acontecerá a partir das 20h e contará com a presença do ator Stênio Garcia, que será o responsável por ministrar a aula inaugural. De acordo com o secretário da Gerência da Cultura em Mossoró, Boanerges Perdigão, a presença do ator na cidade se deve à participação do mesmo em busca de melhorar a cultura do município. "Ele está vindo a Mossoró porque participou do início da luta dos artistas da cidade em busca da construção do teatro de Mossoró. Esse movimento cresceu muito. Hoje não temos apenas o teatro, temos o corredor cultural que, além do teatro, tem outros edifícios que trabalham para a cultura." A Escola de Artes contará com aulas de balé clássico, danças de rua e danças populares, todas voltadas para o público infantil (8 a 11 anos) e juvenil (12 a 17 anos). As inscrições, que se restringem aos alunos da rede pública acontecem dos dias 2 a 9 de abril. 
Os seguintes documentos são necessários para a realização da matrícula: xerox de documento do menor (quando for o caso); certidão de nascimento, identidade ou CPF; xerox do documento do pai ou responsável, identidade e CPF; declaração escolar do menor comprovando que ele está matriculado na escola de rede pública. Serão seis turmas para teatro e quatro turmas para música. De acordo com Boanerges, a abertura de novas turmas acontecerá a partir da procura da população. "Lembro que esses cursos são voltados aos alunos da rede municipal de ensino, tem que estar devidamente matriculado. Vamos abrir novas turmas de acordo com a procura", explicou. A importância da Escola de Artes é vista como um grande passo para o secretário. "A escola só vem a fortalecer. É uma oportunidade para aquelas pessoas menos acessíveis financeiramente a trabalhar e fortalecer a sua arte. A escola tem esse objetivo maior, que é atender os alunos da rede pública", finalizou.
Grupos teatrais destacam a importância da escola
A inauguração da Escola de Artes da cidade de Mossoró chamou atenção de todos que apreciam a cultura. E não poderia ser diferente com os grupos teatrais o município. Dionísio do Apodi, diretor do Grupo de Teatro do Tarará, destacou a importância da escola de artes, porém, alertou que tem que se ter uma continuidade no projeto. "Qualquer ação ligada à cultura a gente apoia, mas tem que ter prosseguimento. A escola de música que existe aqui não tem apoio da prefeitura. Não pode ser apenas uma inauguração. Apesar disso parabenizamos a prefeitura pela bela iniciativa", comentou. Daniele Araújo, que já foi aluna da Companhia Pão Doce, e estuda Teatro na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), comemorou a inauguração da escola. "É um ganho enorme pra cidade, que almeja o título de Capital da Cultura, e uma vitória dos artistas mossoroenses", comentou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário