quarta-feira, 14 de março de 2012

Encontro do Pólo Costa Branca deve definir novos rumos da entidade

Fabiano Souza

Encontro dos gestores que integram o Pólo Costa Branca está sendo realizado na cidade de Areia Branca. A 22ª reunião ordinária do Conselho de Turismo do Pólo Costa Branca e a primeira em 2012. A escolha de Areia Branca para sediar o evento deu-se durante a plenária realizada em Pendências, em novembro do ano passado. Os gestores que integram o Pólo voltaram a se reunir na manhã de hoje, no auditório do Hotel Costa Atlântico, na praia de Upanema. A princípio a reunião estava prevista para ás 8h da manhã, mas a demora na chegada de alguns dirigentes acabou atrasando o inicio do encontro.

Na reunião de hoje, estava prevista a escolha do próximo secretário executivo do Pólo, que substituirá o prefeito de Areia Branca, Manoel Cunha Neto, "Souza" (PP), na função, no biênio 2012/2013. Pelo fato de estar concluindo seu segundo mandato em 31 de dezembro deste ano, o gestor não concorrerá à reeleição para a Secretaria Executiva da entidade.

Na condição de secretário executivo do Conselho do Pólo, "Souza" conduz o encontro, que além dos prefeitos associados, contará com a participação de representante da Secretaria Estadual de Turismo, cujo titular da pasta, Ramzi Elali, é o presidente do Conselho do Pólo de Turismo Costa Branca.

A expectativa de "Souza", ante de iniciar a reunião, era de que no encontro de hoje estivessem presentes os prefeitos dos municípios da região, que integram o Pólo, pois além da eleição do novo secretário executivo, estarão em pauta temas de interesse dos municipalistas.

Apesar do crescimento numérico, pólo Costa Branca não fomenta turismo na região

Entre os gestores dos municípios que fazem parte do Pólo, há rumores que o prefeito de São Bento do Norte, Luiz Lucas Alves Junior (PR), estaria interessado em se apresentar como candidato à secretário executivo do Polo.

A criação do Polo Costa Branca foi uma iniciativa pioneira do prefeito de Areia Branca, "Souza", que deu o pontapé inicial para a criação de uma entidade representativa dos municípios inseridos na região da Costa Branca.

A idéia floresceu de maneira surpreendente, ganhando a adesão de outros prefeitos. A partir daí, nasceu a Associação dos Municípios do Pólo Costa Branca (Amucosta), reunindo inicialmente 11 municípios e, hoje, alcançando a marca de 18 associados.

Apesar do crescimento numero em torno dos participantes do Pólo Costa Branca, os resultados obtidos até agora em termo de desenvolvimento do turismo na região são considerados pífios ou praticamente inexistentes. Nos municípios que integram o Pólo não se tem conhecimento de nenhum projeto de urbanização da orla, de capacitação para barraqueiros e funcionários de restaurantes, bares ou similares, nem da construção de novas estradas. Ate agora apenas a obra de duplicação da RN-013 que interliga o município de Mossoró a Tibau foi anunciada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário