quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Estupro no BBB 12 é investigado pelo MPF-SP e Direitos Humanos

BBB-iA Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão em São Paulo, órgão do Ministério Público Federal, abriu um procedimento para "apurar divulgação de cena com possível abuso sexual por parte de participante do Big Brother Brasil, BBB12, com violação aos princípios constitucionais da Comunicação Social e ofensa aos direitos da mulher". Além do MPF, o caso ocorrido no programa da Globo e que repercute em todo o mundo desde domingo (15), quando as cenas do abuso foram ao ar, também será analisado pela Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, que enviou um ofício pedindo informações ao diretor do programa, José Bonifácio Brasil de Oliveira, o Boninho.
Cenas
Classificadas por internautas como "repulsivas" ou "deprimentes", as cenas do "BBB 12", exibidas na madrugada de domingo, mostram o participante Daniel se aproveitando de Monique embaixo do edredon enquanto a moça parecia não saber o que acontecia devido ao consumo de bebida alcoólica durante uma festa na casa. Daniel acabou expulso do programa (leia nota do BBB 12 abaixo).
MPF

O procedimento do MPF-SP não é de natureza criminal - a apuração criminal é conduzida pela Polícia Civil e Ministério Público do Rio de Janeiro; na segunda (17), policiais estiveram no Projac para ouvir Daniel Echaniz e Monique Amim, envolvidos no episódio.

De acordo com nota do MPF-SP, a investigação aberta é cível e "visa garantir, principalmente, o respeito aos direitos da mulher". O objetivo do procedimento, diz a nota, é que a Rede Globo, emissora de alcance nacional, não contribua para o processo de estigmatização da mulher, mas para a promoção do respeito à mulher e a desconstrução de ideias que estabelecem papéis estereotipados para o homem e a mulher, conforme prevê a Convenção Interamericana para Prevenir, Punir e Erradicar a Violência contra a Mulher, também conhecida como Convenção de Belém do Pará.

Retratação

Uma das possíveis linhas de trabalho do MPF é exigir da emissora a publicação de esclarecimentos no BBB sobre os direitos das mulheres, de forma semelhante à atuação da instituição no caso do "BBB 10", quando o MPF exigiu da Globo um esclarecimento sobre as formas de transmissão da Aids.

Outro questionamento que o MPF fará é sobre a forma como a Rede Globo informou o público a respeito dos fatos ocorridos na casa. Em nota oficial do "BBB12", a produção classificou o caso como 'comportamento inadequado' de Daniel, o que, para o MPF, não revela para a grande maioria dos telespectadores a real natureza dos fatos.

O MPF em São Paulo também vai esperar a manifestação da emissora e até lá, decidiu não fazer novas manifestações públicas sobre a investigação.
Câmara dos Deputados
No ofício enviado à produção do "BBB12" e assinado pela deputada Manuela D'Ávila (PCdoB-RS), a Comissão de Direitos Humanos da Câmara também questiona o diretor Boninho se as imagens do episódio foram mostradas a Monique - os participantes do programa ficam totalmente sem contato com o mundo exterior e a vítima do estupro pode nem saber que o caso repercute no mundo todo.
A Comissão quer reunir elementos suficientes para formar uma opinião correta sobre o episódio, como se foi ou não um casso de violação da dignidade humana.
Nota do BBB12
Depois da repercussão em redes sociais, a Globo se manifestou sobre o caso em uma nota lida pelo apresentador Pedro Bial e na qual desqualifica a suspeita de estupro chamando os atos de Daniel de 'comportamento inadequado'.
Leia abaixo a nota lida por Bial:
"Desde domingo de manhã, a direção avalia o comportamento de Daniel, suspeito de ter infringido as regras do programa. O Big Brother avaliou o comportamento de Daniel sem precipitação, com o máximo cuidado. Analisamos as imagens que evidenciaram uma infração ao regulamento do programa. Depois de criteriosa avaliação, a direção do programa entendeu que o comportamento do brother na noite da festa foi gravemente inadequado. Consequentemente, Daniel está eliminado do BBB12”
Fonte:Caros Amigos

Nenhum comentário:

Postar um comentário