domingo, 27 de novembro de 2011

Praça Bento Praxedes

A nova Praça Bento Praxedes será entregue no próximo dia 2, com uma ampla programação cultural
O que no século passado era apenas uma quadra de rua, depois virou uma praça e ao longo dos anos passou por várias reformas, agora se transforma no novo cartão postal de Mossoró. A nova Praça Bento Praxedes, mais conhecida pela população por "Praça do Codó", já tem data de inauguração: dia 2 de dezembro.

"Tenho muito orgulho de convidar a todos os mossoroenses para a festa de inauguração desta praça que faz parte da história da nossa cidade. A Praça Bento Praxedes é um monumento do passado e que agora passa a ser do futuro", disse a prefeita durante uma visita que fez na última quinta-feira, 24, as obras da praça.

A nova praça ocupará uma área construída de 3.567,77 m2, representando um investimento da municipalidade da ordem de R$ 1.292.596,66. A praça foi construída em piso cerâmico, blocos de concreto de elevado padrão de resistência inter-travados, sinalização tátil em mosaico para facilitar o acesso de portadores de necessidades especiais.

A praça terá um pórtico central e nele um relógio analógico com estrutura revestida em chapa de alumínio escovado. A fonte luminosa ocupa uma área de 210 m2 revestida com pastilhas em porcelana e 116 projetores de luz subaquática, 120 bicos aspersores e sete conjuntos de moto bombas. Uma passarela em concreto interligará os lados da fonte.

O projeto da Praça Bento Praxedes é diferenciado e terá 28 bancos estrutura de ferro e 28 assentos de madeira ipê, quatro postes com três lâmpadas de vapor mercúrio e 26 postes decorativos com duas lâmpadas de vapor metálico de 150 watts cada. As lâmpadas darão ao ambiente o aspecto diurno, realçando as formas, cores e beleza da nova praça.

A nova Praça Bento Praxedes terá uma banca de revistas, abrigo e cinco vagas para táxi, 52 vagas de estacionamento de carros e uma área de 216 m2 para estacionamento de motos e bicicletas, já o que ambiente se encontra localizado em pleno centro comercial de Mossoró, e para onde se desloca um grande número de comerciários nesses tipos de veículos.

O projeto paisagístico também é especial. A criação de novos espaços, a Praça Bento Praxedes receberá 52 mudas de espécies como Ipê, Saponara e Craibeira, que, no futuro, darão ao local maior embelezamento. Outras espécies arbóreas são remanescentes da praça antiga, já que a Prefeitura fez questão de preservá-las no novo projeto.

Ao reconstruir a histórica "Praça do Codó", a prefeita Fafá Rosado atendeu a um antigo pleito da classe empresarial e os comerciários dessa área da cidade. A praça estava muito degradada e, o projeto antigo, atrapalhada o escoamento do tráfego, intenso nesta região da cidade. O novo projeto priorizou a questão do espaço, agora bastante ampliado.

Por que o apelido de "Praça do Codó"

Ao longo de sua existência, a Praça do Codó tornou-se referência como espaço para grandes shows, instalação de circos, eventos religiosos e movimentações políticas.

De acordo com o historiador Geraldo Maia, no dia 18 de agosto de 1950, Mossoró foi visitada por uma grande comitiva da União Democrática Nacional, UDN, que veio fazer a campanha do Brigadeiro Eduardo Gomes à presidência da República. O comício aconteceu naquela mesma noite, na Praça Bento Praxedes, onde haviam armado um palanque de grandes proporções.

A praça encheu-se de gente para o grande comício e o palanque foi recebendo candidatos e personalidades locais. Quando os primeiros oradores se preparavam para o início do comício, o palanque de tão lotado, desabou. O trágico da história é que quase todos os políticos que estavam no palanque, além da queda, também foram derrotados nas urnas. Por conta do azar daquele grupo, caiu no imaginário popular que havia um "Codó" naquela praça.

Geraldo Maia conta ainda que a partir daquela data, nenhum candidato queria usar a praça que já tinha sido palco de grandes embates políticos. Até que , em 1960, o "cigano feiticeiro", apelido pelo qual era conhecido Aluízio Alves, então candidato a governador do estado, num golpe de marketing sem igual na região, anunciou que iria exorcizar, como cigano, o feitiço que havia na praça. Mobilizando o eleitorado de Mossoró em memoráveis passeatas, cujo percurso varava a madrugada e o final era sempre na Praça do Codó. Saiu-se vitorioso, acabando assim com a maldição da Praça Bento Praxedes

Nenhum comentário:

Postar um comentário