quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Prefeitura de Tibau discute implantação do Programa de Coleta Seletiva e Reciclagem


Em parceria com a Secretaria Municipal de obras, Sebrae e Agrícola Famosa, a Prefeitura Municipal de Tibau realizou nesta quarta-feira, 14, mais uma reunião objetivando implantar o programa de coleta seletiva e reciclagem.

De acordo com Débora Alcântara Garcia, graduanda em Engenharia Agronômica na Universidade Federal Rural do Semi-Árido, (UFERSA), e atualmente é Gerente Executiva de Agricultura, da prefeitura de Tibau, o objetivo principal do programa é conscientizar e sensibilizar a população tibauense da importância da reciclagem nos tempos atuais.

“Temos que oferecer ao cidadão tibauense e àquela que visita o município, a opção de colaborar para uma cidade limpa e gerar oportunidade no que diz respeito à estrutura de associações, que vai ter sua renda advinda desse segmento”, comenta Débora Alcântara.

A ideia, ainda segundo Débora, é despertar para a extrema relevância no desafio de reduzir o quantitativo de lixo urbano com a reutilização e reciclagem. “Observamos que a sociedade exige viver em ambientes que priorizam a qualidade de vida em todos os âmbitos. Nascendo assim, o caminho para o poder público incentivar atividades que tornem-se oportunidades para a população”, observa Débora.

O Programa de Coleta Seletiva e Reciclagem instituído no município de Tibau, é considerado um instrumento de inserção da sociedade em geral numa atividade que visa a redução de resíduos sólidos e o reaproveitamento por meio da reciclagem.

“Isso deixará a população cada vez mais consciente e participativa na preservação do meio ambiente e tudo o que isso envolve, como limpeza urbana, não exposição às contaminações trazidas pelo acúmulo do lixo, entre outras”, pontua Débora Alcântara.

No que diz respeito as parcerias para implantar o projeto, Débora Alcântara destaca a importância do Espaço do Empreendedor, através do Sebrae, o Agente de Desenvolvimento, que reúne parceiros em torno de ações para o bem comum, tendo a Prefeitura Municipal de Tibau o compromisso com o cidadão de criar políticas públicas em prol do desenvolvimento da cidade.

No que concerne ao espaço destino a deposito de lixo do município, vem sofrendo alterações para que se adequado para o acúmulo deste material, bem como para que seja construído um galpão para que os associados possam trabalhar no processo de reciclagem dignidade, nas condições corretas de trabalho.
“Vejo como uma grande oportunidade para a sociedade tibauense ter consciência ambiental, oportunizar uma nova fonte de renda e mercado para os produtos reutilizáveis, e termos uma cidade limpa, com uma Coleta Seletiva por separação dos materiais e o hábito de conscientização da importância dessa política”, ressalta Débora Alcântara.

sábado, 10 de janeiro de 2015

Roda de Samba no 144

Verão das Antigas 2014













E Ontem,  9 de janeiro no Clube Álibi,  aconteceu a 4° edição de 2015 do Verão das Antigas,  este ano  com sucessos da cantora baiana Márcia Freire, ex- vocalista da banda Cheiro de Amor.

Com 14 discos gravados, Márcia Freire vem agora à Tibau reviver as músicas mais marcantes de sua carreira como: Pureza da Paixão, Macarena, Baiana Merengueira, tema do cheiro, Doce Obsessão, Lero Lero e os hits Vermelho (sensação do festival de Parintins e do festival do Avante em Portugal) e ainda Subir Ladeira, Maravilha, Nó de Marinheiro, Dá Dá Carinho e Canto ao pescador.

A noite  deixou   todos os mossoroenses e turistas eufóricos com os sucessos que embalaram aos carnavais dos anos 90.



















ProUni

No dia 26/1, serão abertas as inscrições para a primeira edição de 2015 do ProUni, Programa Universidade para Todos. Segundo as regras estabelecidas em edital publicado na última segunda-feira, 5, o processo terá uma única etapa de inscrições, exclusivamente pela internet.

Gabriel Diniz, Dorgival Dantas, Renata Falcão e Ewerton Linhares hoje no Arena Show


Hoje, Tibau vai ferver com mais uma meganoite na Arena Show com Gabriel Diniz, Dorgival Dantas, Renata Falcão e Ewerton Linhares. Os acessos podem ser adquiridos para três ambientes, sendo pista, área VIP ou camarote. Após esse período, os ingressos ficarão à venda na bilheteria da Arena Show. O Verão Arena Show 2015 segue até o dia 17 de janeiro, quando será realizado seu encerramento, com apresentações de Wesley Safadão & Garota Safada, Giannini Alencar, Dayvid Almeida e Danilo Nickson.

Prefeito de Tibau/RN desenvolve ações para melhoria do município durante o verão 2015.

PREFEITO NALDINHO DE TIBAU, CONCEDE ENTREVISTA AO JORNAL DE FATO, ONDE ABORDA VÁRIOS ASSUNTOS RELACIONADOS AO VERANEIO DE TIBAU, ASSIM COMO CARNAVAL ETC...

Prefeito Josinaldo Marcos de Souza (Naldinho PSD)
1. Como estão os preparativos da cidade para o verão 2015?
R - A Prefeitura tem trabalhado visando não apenas o veraneio. Nós temos uma mentalidade diferente do que sempre aconteceu em Tibau. Gradualmente, estamos organizando a cidade, a administração, para que tudo funcione a contento em qualquer época. Mas claro que o veraneio, termina exigindo providências especiais. 
2. Quais foram as principais ações estruturais realizadas pela prefeitura?
R - Na Saúde, adquirimos uma ambulância, reformamos o PSF, instalamos laboratório para agilização de exames, além de termos médico de plantão 24 horas dias. Temos diversos especialistas. Estamos em fase final de uma nova Unidade Básica de Saúde, entre outras iniciativas. Também teremos o Samu 24 horas no período, graças à parceria com Prefeitura de Mossoró. Na Segurança, ampliamos a força policial do Estado, pagando diária operacional, com custeio que inclui alimentação, hospedagem e até manutenção de veículos. Não é nosso papel, mas fazemos esse esforço. Em termos de limpeza urbana há coleta diária. Temos aumento no efetivo, maquinário e veículos, mas precisamos que veranistas e banhistas colaborem. A Prefeitura não pode tudo. A iluminação passa por ampliação e reposição de luminárias da rede, assegurando melhoria considerável no serviço. Em termos de pavimentação à paralelepípedo e asfalto investimos quase R$ 12 milhões em menos de dois anos. 
3. A insegurança tem sido uma reclamação constante, o que a prefeitura fez para melhorar a segurança?
R - Como eu já disse anteriormente, estamos investindo numa área em que o Estado se mostra incapaz de atender às necessidades da população e cumprir seu dever. Estamos fazendo um esforço incrível para garantir meios para que a Polícia possa trabalhar com maior contingente e com dignidade, a serviço da população. 
4. Qual será o contingente de policiais no verão, e é suficiente?
R - Serão 30 policiais militares diariamente. Nos finais de semana, serão pelo menos 50. Haverá também fiscalização na RN-013 com a Polícia de Trânsito, em pontos não divulgados, numa quantidade de homens e viaturas que não podem ser divulgados. Quero lembrar, que a Prefeitura tem feito um esforço financeiro enorme, para assegurar essa estrutura, que não é nossa obrigação. Precisamos de mais, mas não temos como. Por isso que já solicitei apoio ao governador Robinson Faria, que me assegurou ampliação desse contingente.
5. Nos últimos anos, Tibau tem perdido muitos veranistas para praias do estado do Ceará, o que a prefeitura tem feito ou pretende fazer para recuperar a preferência dos banhistas?
R - Sozinha e isoladamente, a Prefeitura não pode tudo. Transformar Tibau num destino turístico, numa atração permanente, na maior parte do ano, só será possível com uma série de ações que envolvam Prefeitura, Estado e iniciativa privada, além de recursos da União. Temos belezas naturais, mas isso não é suficiente. Ganhamos uma estrada duplicada, mas se não oferecermos condições para um melhor aproveitamento do potencial que possuímos, tudo será em vão. 
6. Existe muita reclamação dos veranistas com relação aos preços praticados no verão em Tibau, a prefeitura tem procurado de alguma forma negociar com os comerciantes para a prática de preços menos abusivos?
R - Existe uma lógica mais forte do que qualquer argumento que a Prefeitura possa lançar: o consumidor não volta ao lugar onde ele se sentiu explorado e não teve atendido seu paladar, atendimento e higiene. Haverá uma natural seleção e vão sobreviver os que melhor se adaptarem à realidade da concorrência. O trabalho da Prefeitura é criar condições para que consumidores e comerciantes possam ter uma relação sadia e boa para as duas partes. 
7. Qual a contribuição que a Prefeitura de Mossoró está dando para o verão, considerando que Mossoró se muda para Tibau?
R - Abrimos diálogo com o prefeito Francisco José Júnior. Nossa conversa é muito prática e clara. Na Saúde, teremos o suporte do Samu, por exemplo. Mas vamos continuar conversando na busca de parcerias mais ampliadas, criando consórcio intermunicipal que possa criar outras formas de colaboração. Mas o que cobro mais do mossoroense é apoio ao que temos feito para melhorar infraestrutura de Tibau, desde a limpeza urbana à segurança, Saúde e pavimentação. Há um esforço com resultados nunca antes alcançados por qualquer antecessor meu. Se tivermos a colaboração de quem estiver lá como veranista e banhista, os resultados serão ainda melhores. Precisamos de uma consciência pessoal e coletiva. A Prefeitura não faz milagres com uma população que num final de semana pode chegar a 80 ou 100 mil pessoas. 
8. Existe algum projeto para dotar as praias de Tibau de maior estrutura no futuro?
R - Estamos cumprindo etapas. Em menos de dois anos, priorizamos a reorganização ou organização administrativa, respeito ao servidor, Saúde, Educação e outras prioridades. Entramos numa nova etapa em que a aposta também será no pleno aproveitamento do potencial turístico de Tibau. Estamos buscando apoios, parcerias, temos porta-vozes importantes como os deputados José Dias, Souza, Fábio Faria e um canal direto com o governador Robinson Faria. Mas também estamos montando equipe técnica para formatação de projetos que vão valorizar e urbanizar nossa orla, padronizando barracas e dando garantias para investimentos seguros da iniciativa privada. Tibau será outra ao final desse quatro anos, preparada para um grande salto para o futuro.
9. A prefeitura vai realizar algum evento durante o verão?
R - A Prefeitura do Tibau tem procurado, através de seus setores de Turismo, área Social e Saúde, criar campanhas educativas e de prestação de serviço para os moradores nativos, turistas, veranistas e banhistas. Apostamos em eventos voltados para as crianças, juventude e idosos como forma de integração social. Mas conversamos com a iniciativa privada para que ela possa ser a investidora direta num mercado potencialmente muito forte. 
10. E o carnaval, vai ser realizado, seja pela prefeitura ou pela iniciativa privada?

R - A iniciativa privada deverá realizar Carnaval e outras iniciativas festivas no veraneio. O período já tem muita coisa anunciada e programada. A Prefeitura dá apoio dentro dos limites de seus recursos. Nós não temos como priorizar Carnaval, por exemplo. Vamos dar apoio para que as pessoas sem maiores recursos tenham um carnaval popular, sadio e de qualidade, mas o grosso dos investimentos virá da iniciativa privada, que sabe do potencial de Tibau. Temos expectativa de receber milhares de foliões e veranistas de várias partes do RN, Paraíba e do Ceará, além de outros estados.


DO JORNAL DE FATO

sábado, 27 de dezembro de 2014

O Kitesurf de Pernambuquinho Sob Nova Direção



 O kitsurf de Pernambuquinho/RN, de " mesa nova", e só o comando do Chef André Harada, formado em Gastronomia pela FMU. O Chef é especialistas em peixes e frutos do mar, já atuou em cozinha espanhola e japonesa.  A dica do cardápio é o  peixe espalmado acompanhado de arroz de coco ,farofa de banana  e macaxeira frita . O local é paradisíaco com piscinas naturais e  ao fundo o parque eólico da ponta do mel. O esporte radical também compõem o cenário com os coloridos dos kite. O bar conta com uma escola de kite, os estrutures ficam   o dia inteiro a disposição dos turistas para ministrar as aulas . 
A proposta do bar é realizar campeonatos de kite durante o ano inteiro, com apresentações musicais onde o regae , música eletrônica e o rock e o destaque.
O Local conta também com uma área para camping.

Serviço:

 -Local: Permbuquinho/RN, entre as cidades de Tibau e Grossos.
 -Valor da hora/aula do kite R $ 80,00.
 -Valor da hora/aula de Stand up R $ 35,00.
 -Aluguel do equipamento R$ 25,00.
 -Camping R $ 10,00