segunda-feira, 21 de março de 2016

O Médico Jean Falcão Preside o PMN


Lidiane Garcia à época que foi substituída pelo Dr. Jean Falcão na pasta da Saúde (Foto: Reprodução) 

A vice-prefeita de Areia Branca, enfermeira Lidiane Garcia, que está licenciada do cargo desde que assumiu a gerência da II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), com sede em Mossoró, é o mais novo reforço do Partido da Mobilização Nacional (PMN) no município. Antes, ela integrava os quadros do Partido Socialista Brasileiro (PSB). 

Presidido pelo médico Jean Falcão, o PMN local se estrutura para participar de forma direta das eleições municipais deste ano. O partido tem bons nomes para a disputa proporcional, mas também está conversando com outras siglas no plano majoritário.

A chegada de Lidiane Garcia na agremiação partidária constitui um fato relevante, pois se trata de uma liderança forte que já demonstrou potencial de votos na eleição de 2012.

A enfermeira, que no âmbito municipal já ocupou os principais cargos na área da saúde, na campanha municipal passada foi pré-candidata à Prefeitura de Areia Branca com elevado índice de aceitação popular. Seu projeto político era apoiado pelo prefeito na época e hoje deputado estadual, Manoel Cunha Neto, “Souza” (PHS).

Além de Lidiane Garcia, o grupo político de Souza tinha também como pré-candidato a prefeito o médico José Bruno Filho (PMDB), que era seu vice e já exerceu o mandato Executivo por duas vezes.

Duas sólidas lideranças ocupando o mesmo espaço gerou um impasse dentro do grupo governista, que só foi resolvido com a junção dos dois pré-candidatos. Daí, surgiu a chapa Bruno Filho, prefeito, e Lidiane Garcia, vice.

Posteriormente, já na reta final da campanha, a Justiça Eleitoral indeferiu a candidatura de Bruno Filho. Como saída, houve um consenso em torno do nome da fisioterapeuta Luana Bruno, filha de Bruno, para substituir o pai na chapa majoritária do governismo. Lidiane (que não tinha nenhum impedimento na Justiça Eleitoral) continuou como candidata a vice-prefeita e foram vitoriosas.

sexta-feira, 18 de março de 2016

CONSULTA PÚBLICA PARA CRIAÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE E URBANISMO-SEMURB REALIZA CONSULTA PÚBLICA PARA CRIAÇÃO DE UNIDADES DE CONSERVAÇÃO


Na tarde de quinta-feira, 17 de março, aconteceu no Espaço Vip,  a Consulta Pública para apresentação de proposta de criação do monumento natural das vertentes de água doce e das falésias das areias coloridas de Tibau, no Rio Grande do Norte.
Representando algumas instituições com sede em Mossoró, Natália Rodrigues, do Idema; João Maria Souza, diretor do escritório regional da CAERN, Milena Machado, da UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi Árido; Leonardo Brasil, do Instituto Chico Mendes, núcleo Mossoró-Baraúna; representantes do IBAMA e o engenheiro agrícola, Ricardo Souza que, após a execução do Hino Nacional fez uma longa explanação utilizando vídeos e imagens da área de preservação natural de Tibau.

Prêmio SEBRAE Prefeito Empreendedor



O prefeito de Tibau, Josinaldo Marcos de Souza,  

“Naldinho” (PSD), foi agraciado na tarde desta 

quinta-feira (17) com o IX Prêmio SEBRAE Prefeito 

Empreendedor Governador Cortez Pereira. A entrega 

do troféu aconteceu na sede do SEBRAE, em Natal.



A Gestão do município de Tibau vem se consolidando  nesse cenário de crise que assola o país .
 Na Ultima quinta feira 17/03, o Prefeito Josinaldo Marco ( Naldinho) participou  da solenidade de premiação do prefeito empreendedor SEBRAE  .
 O município concorreu na área de sustentabilidade com o programa Municipal de Reciclagem  criado nessa gestão . 
A preocupação com as questões socioambientais faz a diferença da gestão municipal, esse prêmio  é o reconhecimento dos esforços  e cuidados com a população do município. 






O superintende do Sebrae/RN, José Ferreira de Melo Neto destacou que a entidade possui uma responsabilidade social e econômica com o estado, por isso criou e mantém o prêmio que homenageia o ex-governador Cortez Pereira.
 “O país vivencia uma crise política e econômica, mas isso não é motivo para desistir de investir ou estimular projetos empreendedores”, comentou.

Naldinho recebendo o Prêmio
A premiação visa reconhecer prefeitos potiguares que tenham implantado projetos com resultados comprovados, ainda que parciais, de estímulo ao surgimento e desenvolvimento dos pequenos negócios e da modernização da gestão pública, contribuindo de forma efetiva para o desenvolvimento econômico e social do município. Concorreram 47 municípios do Rio Grande do Norte finalistas com projetos na etapa estadual da premiação, que leva o nome do governador Cortez Pereira. No estado, a premiação é dividida nas categorias: Melhor Projeto; Implementação e Institucionalização da Lei Geral; Compras Governamentais e Pequenos Negócios; Desburocratização e Formalização; Pequenos Negócios no Campo; e Inovação e Sustentabilidade.

"Esse prêmio é um reconhecimento do trabalho 

que estamos desenvolvendo em Tibau, toda 



vitória tem que ser com trabalho e para o 


trabalho, mesmo num momento difícil como o 

que estamos presenciando .

Quero dividir essa alegria com toda a população Tibauense, com todos os Funcionários Públicos. A todos o meu muito obrigado", Disse o Prefeito Naldinho


Todos no Combate ao Mosquito

Técnicos de saúde da Prefeitura Municipal de Tibau junto com cidadãos Tibauensses   se reunirão nesta sexta-feira, 18, no Gancho, às 15 horas, em uma caminhada de conscientização e combate ao mosquito Aedys aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.
A ação tem como principal objetivo alertar sobre os perigos da proliferação do mosquito e os riscos que eles oferecem à saúde da população. Durante a caminhada foram  distribuídos panfletos informativos e ilustrativos a fim de mostrar à comunidade atitudes simples para eliminar o criadouro do Aedes aegypti e aplicados larvicidas nas residencias visitadas .
Integrantes da Igreja católica também participaram da ação .





No Rio Grande do Norte, entre 1º janeiro a 13 de fevereiro deste ano, houve um aumento dos casos de dengue registrados 98,46% com relação ao mesmo período do ano passado.


segunda-feira, 14 de março de 2016

Dia "D" de Combate ao Mosquito em Tibau

A Prefeitura Municipal de Tibau, através da secretaria de Saúde deu início hoje 14/03/16, na comunidade da Gangorra uma campanha educativa e de prevenção contra o mosquito Aedes aegypti que transmite os vírus da Dengue, Chicungunha e zica. 
Mosquito da dengue
O Mosquito Aedes aegypti mede menos de um centímetro, tem aparência inofensiva, cor café ou preta e listras brancas no corpo e nas pernas.

Costuma picar nas primeiras horas da manhã e nas últimas da tarde, evitando o sol forte, mas, mesmo nas horas quentes, ele pode atacar à sombra, dentro ou fora de casa. Há suspeitas de que alguns ataquem também durante a noite.

O indivíduo não percebe a picada, pois no momento não dói e nem coça.
Modo de transmissão 
A fêmea pica a pessoa infectada, mantém o vírus na saliva e o retransmite.
A transmissão ocorre pelo ciclo homem-Aedes aegypti-homem. Após a ingestão de sangue infectado pelo inseto fêmea, transcorre na fêmea um período de incubação. Após esse período, o mosquito torna-se apto a transmitir o vírus e assim permanece durante toda a vida. Não há transmissão pelo contato de um doente ou suas secreções com uma pessoa sadia, nem fontes de água ou alimento.


 Os Técnicos de saúde do município percorreram a  comunidade  Gangorra distribuindo panfletos informativos e aplicando larvicidas nos focos . Cerca de 100 residencias foram visitadas.
 A campanha seguirá na próxima quarta ( 16/03) na comunidade de Gado Bravo   e na próxima sexta (18/03) na zona urbana do município.

A Campanha da Fraternidade desse ano apoia a Ação no Município de Tibau que vem contribuindo com o combate ao mosquito.