quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Prefeitura de Tibau na Campanha Preventiva Contra o Câncer de Próstata

Campanha preventiva contra o câncer de próstata da Prefeitura de Tibau coleta sangue de 60 moradores

Equipe de Saúde do Município com Funcionários e Morades
A Prefeitura de Tibau, por meio da secretaria da Saúde, realizou 60 coletas de sangue para o exame de PSA, - Antígeno Prostático Específico, em uma ação para prevenir o câncer de próstata na cidade.

A campanha de Tibau vem sendo realizado em todo mês de Novembro, em alusão ao Novembro Azul.

A coleta de sangue de funcionários e moradores maiores de 40 anos para prevenção do câncer de próstata, foi realizada, ontem (24), no PSF Maria Irismar Nolasco, e coletou 60 exames de sangue.


 “A coleta de sangue é simples e pode ajudar a diagnosticar esse inimigo silencioso na sua fase inicial”, afirma José Lucas (Enfermeiro) 

Além, dos exames no dia de ontem, ainda foram realizadas consultas com o Dr Rodolfo (Clínico) e palestras sobre o assunto, com o Dr Afonso (Cardiologista), e na tarde de hoje (25) os exames foram feitos na comunidade de Gangorra (zona Rural)

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens. Perde apenas para o câncer de pele não-melanoma. Em sua fase inicial, o câncer da próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando apresentam, são semelhantes aos do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou a noite). Na fase avançada, pode provocar dor óssea, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal. O exame de PSA pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença. 
 
 Dr Luiz Anotonio ladeado por Renato Bruno, Alizete Bonifacil, Rayne Maralise e Isnara Talita


 Palestra com o Dr Afonso
 
GESTÃO TRABALHAR PARA CRESCER

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Audiência com o Governador em Exercício

Nesta terça-feira, 17, o deputado estadual Manoel Cunha Neto, [PHS], “Souza”, acompanhado do prefeito do município de Tibau, Josinaldo Marcos de Souza, [PSD], “Naldinho”, foi recebido em audiência pelo governador em exercício Ezequiel Ferreira de Souza [PMDB].
A reunião aconteceu no Centro Administrativo e contou com a presença do diretor presidente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte [CAERN], Marcelo Toscano e do Secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Mairton França.
Na ocasião, o deputado Souza fez um balanço das ações e pleitos dos municípios da região da Costa Branca apresentados através do seu mandato, ao Governo do Estado.
Dentre os assuntos abordados no encontro, destaques para a liberação dos recursos da emenda parlamentar que o deputado Souza destinou ao hospital regional de Mossoró, Tarcísio Maia; a questão do abastecimento de água nos municípios de Areia Branca, Tibau, Grossos, Baraúnas, Frutuoso Gomes e Antônio Martins e a casa de cultura de Areia Branca.
“Viemos fazer uma visita de cortesia ao governador e aproveitar o momento para pedir celeridade às demandas e pleitos que enviei ao Estado. Falamos também sobre os pleitos que são prioritários na nossa região, como a Estrada da Castanha, o poço PAN 1 que vai atender o abastecimento de água em Porto do Mangue, duas ou três agrovilas de Serra do Mel e a comunidade de Ponta do Mel”, declarou Souza.
Sobre a audiência, o governador em exercício, Ezequiel Ferreira declarou: “estamos buscando junto ao presidente da CAERN, Marcelo Toscano atender os pleitos do deputado Souza, inclusive fui informado agora, que todos estes pleitos estão dentro das metas da CAERN e que estão aguardando somente a conclusão do projeto topográfico que ficou a cargo das prefeituras para depois realizar a licitação das obras naqueles três municípios”.

Itep contratará legistas; Mossoró e região serão beneficiados



A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Assembleia Legislativa aprovou a contratação de 56 médicos legistas pelo Governo do Estado, em regime temporário, “de excepcional interesse público”.  O Projeto de Lei de autoria do Governo do Estado recebeu cinco emendas.
Requerimento em abril, de Souza, cobrou contratações (Foto: AL)
Houve na reunião extraordinária da comissão ocorrida no início da tarde desta quarta-feira (18), presidida pela deputada Márcia Maia (PSB).
Em abril, o deputado Manoel Cunha Neto (PHS), o “Souza”, apresentou requerimento solicitando urgência na contratação. Fez até um discurso forte, relatando o cenário de penúria do órgão e penalização da sociedade.
Mossoró
“Aperfeiçoamos o Projeto no sentido de garantir de imediato a contratação devido a carência de profissionais, mas colocando dispositivos que garantem a realização do concurso público para resolver o problema em caráter definitivo”, afirmou o relator da matéria, deputado Hermano Morais (PMDB).
Souza viu com especial preocupação, o quadro no Itep de Mossoró que atende em torno de 67 municípios.
“Sem legistas suficientes, além da dor da morte trágica a família do morto era submetida a mais sofrimento, humilhações”, relatou.
Com informações da Assembleia Legislativa.

Royalties do Mês de Novembro

Royalties do Mês de Novembro foi antecipado pela ANP

sábado, 14 de novembro de 2015

ASSORT do Meio Ambiente Somos Nós !


A Prefeitura Municipal de Tibau, promoveu uma ação de cidadania para os associados da ASSORT             ( associação dos recicladores de Tibau ) nos dias 12 e 13 de novembro de 2015. O encontro contou com palestra sobre saúde do trabalhador, vacinação dos associados contra hepatite e tétano e uma oficina sobre arte ambiental com a artista plastica  Nôra Aires.
 O evento contou com a presença do vereador Mirim,  os profissionais de saúde Perla e Lucas e o Agente de desenvolvimento Danielson.

O objetivo do encontro foi montar de forma coletiva e democrática um plano de ação para o verão  2016.
A ASSORT pretende intensificar a coleta dos resíduos em virtude do aumento sazonal da população.

Foram elencados as necessidades de trasportes, pontos de coletas de resíduos, campanhas de educação ambiental , caminhadas ecológicas , a construção do galpão , a aquisição de uma prensa  e sobretudo os EPI para os recicladores.

Durante o período de veraneio, duas tendas irão servir de pontos de coleta de resíduos, uma instalada próximo a Pedra do Chapéu e outra na praia das Manuelas, alem da coleta os artesões associados da ASSORT irão comercializar seus artezanatos.

A Prefeitura de Tibau, assim como o meio ambiente, conta com a colaboração de todos para que possamos minimizar esse problema ambiental que aflige  o planeta.
 Faça a sua parte, separe seu lixo e entregue nos pontos de coletas .

    







 

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Papai Noel

Campanha é uma das maiores ações sociais natalinas do BrasilCampanha é uma das maiores ações sociais natalinas do BrasilNATAL/INTERIOR – A Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (Fiern) vai sediar, hoje, às 9h30, o lançamento da Campanha Papai Noel dos Correios – Edição 2015. Realizada há mais de 20 anos, a campanha é uma das maiores ações sociais natalinas do Brasil.
A campanha incentiva o envio de carta-resposta às crianças que escrevem ao Papai Noel e atender, dentro do que for possível, aos pedidos de presentes de natal das crianças em situação de vulnerabilidade social.
Além de estimular a redação de cartas manuscritas pelas crianças, a campanha incentiva a solidariedade dos empregados e da sociedade.
Desde 2010, a campanha contempla, além das cartas das crianças da sociedade que escrevem diretamente ao Papai Noel, as cartas de crianças das escolas da rede pública de ensino (até o 5º ano do ensino fundamental) e de instituições parceiras, como creches, abrigos, orfanatos e núcleos socioeducativos.
Dessa forma, a campanha alinha-se a um dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, Educação Básica de Qualidade para Todos, e, por conseguinte, associa-se a preceitos de responsabilidade social e empresarial.
Os interessados em adotar uma carta devem ir a uma agência dos Correios e escolher uma cartinha. O prazo final para devolver o presente e a cartinha é a primeira quinzena de dezembro para que os Correios possam entregar os presentes a tempo.
Participam da campanha as agências dos Correios de Natal, região metropolitana e no interior do Estado

domingo, 8 de novembro de 2015

Gleison Tibau finaliza Abel Trujillo e é terceiro maior vencedor da história do UFC



Gleison Tibau
O brasileiro Gleison Tibau se igualou a Michael Bisping no terceiro lugar em número de vitórias dentro do UFC, com seu 17º triunfo na companhia, ao derrotar o  americano Abel Trujillo logo a 1m45s do primeiro round, na última luta do card preliminar. Apenas Georges St-Pierre (19) e Matt Hughes (18) têm mais vitórias que os dois. O potiguar também avançou a apenas uma luta do recorde de apresentações dentro do octógono, com 26 - Tito Ortiz fez 27 aparições.

 A Luta
A vitória veio com uma pequena dose de polêmica. Tibau dominou Trujillo desde o início, levou o combate ao solo e se moveu até pegar as costas. O brasileiro fechou um mata-leão e parecia que a vitória seria questão de tempo. O árbitro Keith Peterson, entretanto, antecipou a vitória e encerrou a luta antes que Trujillo desse os tapinhas de desistência, talvez sob a impressão de que o americano estaria "apagando". O lutador da Blackzillians se levantou irritado e reclamando bastante.

Victor Belfort.
A luta principal do UFC São Paulo 7 surpreendeu pela velocidade. Em confronto que parecia morno no início, Vitor Belfort mostrou toda a sua explosão para nocautear Dan Henderson de forma espetacular com pouco mais de dois minutos de combate na madrugada deste domingo (8), no ginásio do Ibirapuera, na capital paulista.
A luta desta madrugada marca a recuperação de Vitor Belfort no UFC, após a derrota sofrida na disputa do cinturão dos médios para Chris Weidman, em maio deste ano.

Para Hendo, o duelo representou o fim da trilogia contra o brasileiro, que teve início em 2006, ainda no Pride, com uma vitória sua.

  A luta

O duelo entre Belfort e Henderson começou morno, com os dois atletas se estudando bastante. Hendo foi quem primeiro tentou acertar o brasileiro, com dois chutes baixos que ficaram no ar.
Nos primeiros um minuto e 30 segundos, nenhum golpe da parte dos atletas, o que motivou um princípio de vaias do público no Ibirapuera. Era apenas o prenúncio do que estava por vir.

Com um minuto e 50 segundos de luta, Vitor partiu para cima de Hendo e aproveitando a guarda baixa do americano, acertou um chute espetacular no rosto de seu adversário, que caiu. O brasileiro foi para cima e ainda acertou pelo menos mais dois socos antes de Henderson apagar, o que motivou o árbitro Mário Yamasaki a encerrar o combate.

Ainda no octógono, Vitor agradeceu ao público presente e evitou falar sobre os planos para o futuro. "Agora quero pensar nas minhas férias, com a minha família", declarou o brasileiro. Já o americano elogiou a postura de Belfort no combate. "Ele me acertou com um chute, eu caí, sinto que acordei. Mas o árbitro fez o trabalho certo e parou a luta. Estou desapontado comigo, mas ele fez a coisa certa", disse.

terça-feira, 3 de novembro de 2015

Sal potiguar vai derreter neve nos EUA

alt
Pelo menos um setor da economia do Rio Grande do Norte não é afetado pelo quadro de seca no estado. A indústria salineira, que depende exclusivamente do sol e do vento para produzir, comemora recuperação no preço da tonelada no mercado interno e aposta no inverno dos Estados Unidos para continuar comercializando para o mercado externo. 
 
O setor deve aumentar entre 20% e 25% as exportações para o mercado americano, passando das 311.950 toneladas em 2014 para até 389.937 toneladas em 2015, favorecidas, também, pela alta do dólar. 
 
A safra do sal do estado começa a ser colhida agora, entre final de novembro e dezembro, e espera-se uma produção de 7,5 milhões de toneladas este ano, mesmo volume do ano-safra de 2014, que teve um aumento de 36,36% em relação a 2013. 
 
altNos dois últimos meses do ano começa a colheita do sal no RN, cuja produção média oscila entre 5,5 milhões de toneladas/ano a 6 milhões de toneladas/ano em média. O presidente do Sindicato da Indústria de Moagem e Refino de Sal do RN (Simorsal), Renato Fernandes da Silva, disse que a estiagem tem uma influência direta no crescimento da produção. Segundo ele, basta um dia nublado para afetar a produção, que depende do sol e dos ventos para prosperar. 
 
Renato Fernandes ressalta que este ano há garantia de recuperação nas exportações e o preço da tonelada vendida aos Estados Unidos deve girar entre 26 dólares e 28 dólares, enquanto no mercado interno fica entre R$ 40 e R$ 50, “num viés de recompor o preço” que há três anos atingia R$ 180. “Os Estados Unidos remuneram melhor”, comemora o salineiro. 
 
O valor baixo do mercado interno forçou os produtores do RN a buscarem alternativas no mercado internacional.  Mas, apesar da recomposição que os produtores festejam, o Porto Ilha de Areia Branca, por onde a produção de sal é escoada para o resto do país e para o mundo, é um gargalo que ainda emperra a exportação de uma demanda maior.
 
A solicitação de melhoria por parte dos descarregadores de barcaças acontece, principalmente, porque já há contratos fechados para exportação a 16 estados americanos, que esperam um inverno tão rigoroso como no ano passado. O inverno por lá começa em dezembro e tem seu pico geralmente em fevereiro. 
 
Em 2014, Nova Iorque registrou -34 °C. Em alguns estados a neve atingiu 38 cm de altura e os prognósticos são de quem este ano o inverno também seja rigoroso. O sal natural é importante para dissolver o gelo que acumula nas estradas e ruas dos Estados Unidos.
 
Além dos Estados Unidos, o sal potiguar também está presente na mesa dos africanos da Nigéria e República de Camarões. Há quatro meses uma delegação de Angola visitou o RN e os produtores locais, em novembro, estiveram presentes com uma delegação em uma feira naquele país onde o sindicato espera fechar negócios. 
 
O setor procurou o governador Robinson Faria no dia 22 de outubro porque estava preocupado com o aumento do ICMS no pacote de ajuste fiscal do estado. Robinson garantiu aos empresários a renovação anual do decreto da base de cálculo do ICMS sobre o sal, que reduz de 12% para 6% a cobrança do tributo, e garante a competitividade da produção potiguar no mercado. 
 
Renato Fernandes explica que havia temor de que o projeto de ajuste fiscal votado recentemente na Assembleia tivesse alguma incidência sobre a tributação do sal. O atual decreto tem vigência até 30 de dezembro próximo. 
 
Desde julho que os salineiros potiguares buscam o mercado internacional para escoar a produção que no Brasil ainda está com o preço da tonelada aquém da média. O melhor mercado para exportar o sal do RN ainda é a terra do Tio Sam. Os Estados Unidos são o segundo maior produtor de sal do mundo com 45 milhões de toneladas/ano e importa 18 milhões de toneladas/ano.
 
Porto Ilha
O inverno rigoroso de 2014 abriu as portas do sal potiguar para o mercado comercial mais importante do mundo. E isso tem uma explicação: o produto local tem 88.99% de pureza do cloreto de sódio e é o que os americanos precisam para dissolver a neve que amontoa nas estradas e impede o transporte naquele país. 
 
Se de um lado abre-se um mercado promissor lá fora, no Porto Ilha de Areia Branca, por onde a produção é escoada, há problemas que impedem o aproveitamento da demanda. E na reunião que os produtores tiveram com o governador pediram a interferência dele junto à Secretaria de Portos do Ministério da Pesca. 
 
Os salineiros reivindicam melhorias no descarregador de barcaças que hoje, segundo Renato Fernandes, é a única área sensível do porto que, em 2013, passou por uma reforma e ampliação. Por isso, os salineiros querem formar uma comissão capitaneada pelo governo do estado para reivindicar no Ministério da Pesca um descarregador potente para atender a demanda de produção.
 
Segundo Renato Fernandes, o governador Robinson Faria, por ter sido salineiro, é sensível às demandas do setor e se comprometeu a promover a descentralização  do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e do Meio Ambiente (Idema) com a instalação de uma unidade para atender aos processos do polo de Mossoró. 
 
“Vai dar agilidade e evitar o deslocamento a Natal”, frisou Renato Fernandes, satisfeito com a posição do diretor presidente do Idema, Rondinelli Oliveira, de atender à demanda. Faltam apenas conclusão de detalhes da burocracia para implantar um gabinete que vai agilizar processos como licenciamento ambiental. 
 
Renato Fernandes disse que o governo também atende à proposta de isentar os salineiros do preenchimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR). Isso retirou os empresários do sal do ambiente do CAR. “Nosso produto não configura atividade agrossilvipastoril”, explicou. Segundo ele, o cadastro é específico para agropecuária e florestas.
 
O RN tem mais de 100 produtores de sal segmentados entre micro, pequenos, médios e grandes,  mas apenas a empresa Salinor responde por 45% da produção nacional. A Salinas do Nordeste SA que produz, sozinha, 2,5 milhões de toneladas/ano. A produção é concentrada nos municípios de Areia Branca, Galinhos, Grossos, Guamaré, Macau, Mossoró e Porto do Mangue. 
 
Outra preocupação, destaca Renato Fernandes, é com relação à ocupação das Áreas de Proteção Permanente (APPs), previsto no Código Florestal, por parte das principais salinas situadas às margens do Rio Mossoró. Um Termo de Ajuste de Conduta celebrado com o Ministério Público Estadual pacificou a questão. 
 
As salinas permanecem ocupando as referidas áreas, mas cumprem um pacto de compensação que implica na restauração da mata ciliar do Rio Mossoró, segundo o programa “Margem Viva” que tem a supervisão do  Idema e MPE. Um grupo de trabalho composto pelo Ministério Público Federal, Idema, Ibama vai visitar as áreas de salinas e elaborar termos de referências para servir de base aos novos entendimentos. “Queremos o mesmo modelo para outras salinas”, cobra Renato Fernandes. As salinas ocupam as áreas de APPs muito antes da implementação do Código Florestal. 
RN produz 94% do sal nacional
A produção de sal no Rio Grande do Norte gera na cadeia produtiva 15 mil empregos diretos, além de 75 mil indiretos, com salário médio de R$ 1.500. Trata-se de uma demonstração da empregabilidade do setor, que não precisa de uma mão de obra qualificada.
 
Por ser utilizado na indústria química, explica Renato Fernandes, o sal é um produto de segurança nacional.  O Rio Grande do Norte produz 94% do sal brasileiro e, mesmo assim, não tem a atenção que merece por parte da indústria nacional. Os demais produtores são o Rio de Janeiro (3,83%), Ceará (2,01%) e Piauí (0,15%). 
 
Uma das vantagens é que a mão de obra empregada não precisa ser especializada; mesmo assim o setor representa 5% da arrecadação tributária estadual, fazendo circular, diariamente, entre 400 e 500 carretas do polo salineiro potiguar para o resto do Brasil e exterior. 
 
A crise do setor salineiro ocorre no sentido inverso do que acontece com os outros segmentos da economia: não é pela escassez, mas pelo excesso de produção. Isso está registrado no ofício 048/2015 que o Sindicato da Indústria de Moagem e Refino de Sal do RN entregou ao governador Robinson Faria no último dia 22. 
 
A estiagem prolongada gera excesso de matéria-prima, mas o mercado nacional tem a concorrência desleal do sal do Chile, beneficiado com isenção tributária pelo governo brasileiro contemplada pelos acordos do Mercosul. 
 
Foi por isso, pondera Renato Fernandes, que os produtores recorreram ao governador, “sensível à situação” porque já foi salineiro. A família de Robinson Faria era dona da salina Amarra Negra, em Galinhos, litoral norte do estado. 
 
Os salineiros potiguares querem que o governador faça intermediação com o governo federal para obter a redução da base de cálculo de venda do sal. Depois do primeiro governo Wilma de Faria, o setor migrou do sistema de apuração do ICMS, de débito para crédito, para o sistema de Redução da Base de Cálculo na venda de sal. O setor reduziu significativamente o índice de sonegação de impostos no segmento e tornou a indústria mais competitiva. Por isso, explica, foi importante a garantia do governador de que esse sistema não será alterado.
 
As exportações do sal potiguar poderiam ser maiores se não fosse a concorrência “acintosa” e “desleal” do sal-gema chileno, aponta o documento levado ao governador.  Os potiguares dizem que isso acontece por causa dos benefícios tributários que o Brasil dá aos vizinhos andinos. 
 
“Nosso pleito é que seja revista essa desigualdade tributária em desfavor de um produto de segurança nacional, excluindo ou substituindo por qualquer outro produto chileno o sal incluso nessa pauta”, diz Fernandes.
Com informações: Novo  Jornal/imagens: Costa Branca News

"As pequenas histórias"

O  jornalista Osair Vasconcelos lançará o livro 

"As pequenas histórias" durante a Feira do 

Livro. O livro é composto por sete contos 

passados numa cidade do interior, no século 

passado.

Feira do Livro de Mossoró

Décima primeira edição da Feira do Livro de Mossoró começa na próxima quarta-feira, com foco nos autores locais

Leoni é a principal atração do eventoLeoni é a principal atração do eventoA partir da quarta-feira (4) vários segmentos da literatura norte-rio-grandense e nacional terão encontro marcado na décima primeira edição da Feira do Livro de Mossoró. O evento, que acontecerá no Espocenter, se estenderá até o domingo (8) e este ano terá como foco principal os autores potiguares, sem, no entanto, abrir mão de atrações nacionais.
Na abertura do evento, o poeta mossoroense Antônio Francisco, patrono da Feira, dividirá o palco com o rapper Fábio Brazza, neto de Ronaldo Azeredo, considerado o criador da poesia concreta. Na música, o músico desenvolveu o Hip-Hop Popular Brasileiro, levando-o a lista do site americano “Wondering Sound”, como um dos 10 artistas que estão reinventando a música brasileira. Na poesia, tem publicado vídeo-poemas nas redes sociais que já ultrapassaram a marca das 40 milhões de visualizações, sendo, inclusive, exposto no Museu da Língua Portuguesa, em São Paulo.
Outro nome nacional que é o músico Leoni, compositor de sucessos do rock brasileiro como Fixação, Como eu quero, Exagerado e A Fórmula do Amor, a maioria interpretadas pela banda Kid Abelha, da qual fez parte. O músico ingressou na literatura em 1995 com o livro "Letra, música e outras conversas" e em 2010 lançou o o livro "Manual de sobrevivência no mundo digital". Seu último trabalho nas Letras é o livro de poesia "A margarida mostrando os dentes", pela editora 7 Letras. Leoni será a atração principal do segundo dia da Feira em um bate-papo sobre música, poesia e internet, mantido com o editor-chefe do jornal O Mossoroense, jornalista Márcio Costa.
O escritor mossoroense João Almino, vencedor de vários prêmios internacionais como o Zaffari & Bourbon com o livro "Cidade Livre" e o Casa de las Américas, com a publicação "Cinco Estações". Na Feira João lançará sua mais recente obra "Enigmas de Primavera" e conversará com a plateia juntamente com o editor da Sarau das Letras, David de Medeiros Leite.
Padre Sátiro Cavalcanti Dantas e Maria Emília Lopes Pereira serão agraciadas com a segunda edição do Troféu Niná Rebouças, além da Petrobras "pelo apoio ao evento desde a sua criação", segundo os organizadores.
Ainda estão previstas as participações dos historiadores potiguares Kydelmir Dantas, Geraldo Maia, Honório de Medeiros Filho, das poetisas Kalliane Amorim e Ariany do Vale, além dos chargistas e ilustradores Edmar Viana, Brum, Evaldo Oliveira, Ivan Cabral, Laércio Eugênio e Túlio Ratto.
Rilder Medeiros avaliou os onze anos do evento: "Depois de todo esse tempo, podemos dizer que a Feira do Livro de Mossoró já encontrou o seu espaço no cenário de eventos literários do Rio Grande do Norte e do Nordeste. O evento tem se tornado uma oportunidade única de encontro entre o público da cidade com novos autores, bem como com escritores já reconhecidos local e nacionalmente. O evento é mais do que uma feira de livros. Ele é na verdade uma grande festa em torno do nosso universo literário".
Investimentos do cheque-livro terão que destinar 30% das compras para aquisição de livros potiguares
Segundo os organizadores da Feira, os investimentos do Governo do Estado e da Prefeitura de Mossoró podem chegar a R$ 800 mil, sendo que o grande diferencial em relação às edições anteriores é a destinação dos recursos: "O ponto a ser destacado é a valorização do escritor potiguar. Dos R$ 500 mil do Governo Estadual destinados à compra de livros pelas escolas estaduais, 30% terão que ser gastos obrigatoriamente na aquisição de títulos de autores locais. Isso terá um peso significativo para o mercado editorial norte-rio-grandense", comentou Rilder Medeiros.
Segundo o organizador, o valor investido no cheque-livro deste ano é um recorde do setor, e uma oportunidade para que mais de 140 escolas de diferentes municípios do Estado renovem seus acervos.
Do Mossoroensse

A suspensão de reintegração de posse em Tibau

Presidência do TJ recebe pedido de suspensão de reintegração de posse em Tibau

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, desembargador Claudio Santos, decidirá nos próximos dias sobre a suspensão ou não de decisão liminar que julgou procedente pedido de reintegração de posse de terreno, situado em Tibau, onde residem 250 famílias de agricultores. A sentença foi proferida pela Vara Cível da Comarca de Areia Branca, em 23 de outubro, deferindo a reintegração em favor da Fazenda Mossoró S/A do imóvel de área total de 608 hectares.
Nesta terça-feira (03), o desembargador recebeu o procurador do Estado, Francisco Sales de Matos, representantes da Secretaria Estadual de Assuntos Fundiários e Apoio à Reforma Agrária (SEARA), entre eles o secretário Raimundo Costa, o superintendente regional do INCRA, Vinícius Ferreira de Araújo, o prefeito de Tibau, Josinaldo Marcos de Souza, vereador de Tibau, Nilton José da Silva e o deputado estadual Fernando Mineiro. O juiz auxiliar da Presidência do TJRN, Seráphico Nóbrega, também participou da reunião.
O Estado sustenta que uma eventual suspensão de liminar ou de sentença irá avaliar o grau de lesividade da medida concedida contra os valores juridicamente protegidos, “sem examinar o mérito da causa principal”. A suspensão não tem caráter revisional nem substitui o recurso específico para o caso.
No polo passivo da ação estão o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e moradores do local. O Estado participa da ação como terceiro interessado. A área conhecida como Sítio Lagoa da Salsa é ocupada há 13 anos por famílias de agricultores de baixa renda que, segundo a Procuradoria Geral do Estado (PGE), “deram ao imóvel destinação social, tornando-a produtiva”.
O juízo de primeiro grau entendeu que os associados da Associação dos Agricultores Familiares de Lagoa da Salsa seriam sucessores do MST e que, por tal razão, receberiam o processo no estado em que se encontrava, devendo, inclusive suportar os efeitos da revelia, sendo portanto intempestiva a contestação apresentada pelo MST.
Segundo as alegações do Estado, houve a interposição de Recurso de Apelação pela Associação recebida apenas no efeito devolutivo. “Nesse ponto, é que reside a necessidade da concessão da suspensão requerida”, pois a efetivação da medida de reintegração de posse, de acordo com a PGE, sem o trânsito em julgado, implica no risco de grave lesão à ordem, à economia e à segurança pública, notadamente pela possibilidade de anulação, ou reforma da sentença prolatada.
O imóvel está ocupado desde 2002, e de lá para cá os moradores foram agraciados com projetos sociais, implantados pelos governos municipal, estadual e federal, com a construção de cisternas, instalação de energia elétrica, poços artesianos, abertura de estradas, assistência médica, construção de casa de farinha para beneficiamento de macaxeira plantada pelos agricultores, entre outras ações. “”Mantida a reintegração de posse, corre-se o risco do autor promover a comercialização dos lotes, trazendo maior insegurança jurídica, diante do envolvimento de terceiros com a área litigiosa”, sustenta a PGE no pedido.
Segundo o pedido da Procuradoria Geral do Estado, o domínio do bem imóvel é do Estado do RN, conforme certidão imobiliária, o que embora esteja sendo questionado pela Fazenda Mossoró S/A em processo que tramita na Comarca de Areia Branca, permanece como válido até que sobrevenha decisão judicial desfavorável ao ente público estadual.

TJRN