quinta-feira, 31 de julho de 2014

Miss do RN será escolhida hoje.


alt
Vinte e cinco candidatas de diversos municípios do Rio Grande do Norte disputam nesta quinta-feira (31) o título de Miss RN 2014.  O concurso acontece a partir das 20, no Vila Hall.
Entre as representantes de cidades mais próximas de Grossos estão a mossoroense Raquel Silva e a areiabranquense Lizandra Fernandes.
Agora é torcer

Banda Koisa Nossa em Areia Branca

Projeto Arte e Música à Beira-mar do próximo sábado terá como atração a requisitada banda Koisa Nossa

No próximo sábado, 2 de agosto, será realizada mais uma edição do projeto Arte e Música à Beira-mar, que terá como atração a banda Koisa Nossa.

A banda, que possui um repertório diversificado, se apresentará a partir das 17h30, no largo de eventos da Praça Rivadávia Ferreira de Medeiros, na praia de Upanema.

Originária de Areia Branca, a banda Koisa Nossa é uma das pagodeiras mais requisitadas para eventos no município e na região. Seu repertório bem trabalhado e o talento dos seus componentes fazem do grupo uma excelente opção de lazer e entretenimento no próximo sábado.

Sempre no derradeiro final de semana de cada mês a Prefeitura de Areia Branca, por meio das gerências executivas de Eventos, de Turismo e da Fundação de Cultura, realiza o projeto que tem como objetivo promover e valorizar os artistas da terra.

Iniciativa da Prefeitura de Areia Branca, o projeto consiste em incrementar a praça de eventos da praia de Upanema, tornando-a mais uma opção de lazer e entretenimento para areia-branquenses e visitantes, aquecendo as vendas nos quiosques ali existentes, bem como incentivando os artistas e músicos locais, em suas apresentações culturais

quarta-feira, 30 de julho de 2014

Cultura

A Fundação Areia Branca de Cultura (Fundac) está ultimando os preparativos para o início das inscrições para as diversas oficinas que serão desenvolvidas a partir do mês de agosto.

De acordo com o presidente da Fundac, Aldemir Seixas, as inscrições visam formar turmas para as oficinas de dança, teatro, flauta, violão, banda filarmônica, balé e artes plásticas. “A previsão é que as inscrições iniciem na próxima semana, na sede da Fundação”, informa.

Quem quiser obter mais informações sobre o período de inscrições e as oficinas que serão oferecidas neste segundo semestre, deve se dirigir à Fundação de Cultura, na rua João Pessoa, 16, Centro, Areia Branca, ou telefonar para o número 3332-4968.

segunda-feira, 28 de julho de 2014

O areia-branquense Francisco Rodrigues da Costa lançará livro

“Perdão” 


A editora Sarau das Letras fará lançamento de mais um título. Outra vez, o escritor areia-branquense Francisco Rodrigues da Costa lançará livro.
Dessa feita acontecerá nessa quinta-feira (31), na Biblioteca Municipal Ney Pontes Duarte (Mossoró), às 19h.
O livro é “Perdão”, memórias do autor que após 60 anos de uma história acha que é tempo de se manifestar.
O prefácio é do poeta, escritor e ex-vice-reitor da Universidade do Estado do RN (UERN), Aécio Cândido.

domingo, 27 de julho de 2014

1º Circuito de Atletismo Escolar de Tibau

 1º Circuito de Atletismo Escolar de Tibau. Foi muito produtivo e satisfatório o envolvimento dos alunos no atletismo.

“Amigos do Planeta Inclusão Digital”

Entre os dias 11 e 30 de agosto, Mossoró vai receber o projeto “Amigos do Planeta Inclusão Digital”, iniciativa da empresa Casas Bahia, que terá o apoio da Prefeitura Municipal de Mossoró.
O projeto oferece cursos de qualificação profissional e palestras voltados para as áreas de inclusão digital, empregabilidade e empreendedorismo e serão disponibilizadas mais de mil vagas para a população.
O local que abrigará toda a estrutura será montada na Estação das Artes Eliseu Ventania e é composta por um caminhão adaptado com computadores e tendas.
Segundo a secretária de Educação do município, Ieda Chaves, o poder público vai disponibilizar a estrutura básica para a realização da ação. Ela ainda enfatiza que espera envolver as pessoas mais carentes e que necessitam de qualificação profissional.
A montagem da estrutura será iniciada no dia 7 e nos dois dias seguintes os interessados poderão efetuar suas inscrições nas capacitações. O projeto Amigos do Planeta Inclusão Digital já passou por 38 municípios do país e beneficiou mais de 38 mil pessoas.

Exposição Permanente História da Cidade do Natal

"A exposição permanente História da Cidade do Natal, no Memorial Câmara Cascudo, aberta ontem pela governadora Rosalba Ciarlini, secretária Isaura Rosado (Cultura) e escritora imortal Ana Maria Cascudo, é das opções imperdíveis. A exposição foi montada com base no livro História da Cidade do Natal, de Câmara Cascudo, desde a chegada dos portugueses, passando pelos índios potiguares, domínio holandês, fundação de Natal, períodos áureos e conflituosos durante a 2ª Guerra Mundial até os dias atuais." 
 Vale conferir a exposição.

Tartaruga na praia de Pernambuquinho

alt
Neste domingo foi encontrado por pescadores uma tartaruga nas praias de Pernambuquinho.
Segundo um dos pescadores, a tartaruga já estava morta já faz algum tempo, ele apenas trouxe para a margem para ser comunicado ao Ibama.
 A tartaruga  aguardou os técnicos do Ibama que após avisado, se comprometeram a verificar o ocorrido.
Ainda segundo o pescador, a tartaruga deve pesar entre 40 a 50 kg.

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Carteira Nacional do Artesão


Carteira Nacional do Artesão traz benefícios como a possibilidade de participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais

A Secretaria da Micro e Pequena Empresa (SMPE), responsável pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), voltou a emitir a Carteira Nacional do Artesão, destinada aos artesãos e trabalhadores manuais, em PVC.
A carteira é gratuita e é emitida após o registro do artesão no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (Sicab). Para confirmação do registro, o artesão passará por uma prova de habilidades técnicas, cuja aprovação é da Coordenação Estadual de Artesanato.
Entre os benefícios do registro no Sicab estão a possibilidade de participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais, em oficinas e cursos de artesanato e, em alguns estados, o acesso a incentivos fiscais.
O Sicab passou por algumas correções que aprimoram a emissão do documento e que preparam o caminho para que a Carteira Nacional do Artesão se torne uma identidade formal do artesão brasileiro.
Hoje, mais de 96 mil artesãos e trabalhadores manuais participam do PAB. De janeiro a julho deste ano, mais de seis mil carteirinhas já foram emitidas e com a realização dos mutirões esse número deve dobrar em relação ao primeiro semestre de 2014.
Serviço
Para obter informações sobre o registro no PAB, a prova de habilidades técnicas e a emissão da carteira, o interessado deve procurar a Coordenação Estadual de Artesanato, nos endereços disponíveis no link: SMPE/Programa do Artesanato Brasileiro.
Após a aprovação do registro, o artesão deve providenciar os seguintes documentos necessários para a confecção da carteira nacional: cópia do RG e CPF, comprovante de residência e foto 3 x 4 colorida. Para a renovação, são necessários o comprovante de residência, uma foto 3 x 4 colorida atualizada e a cópia da carteira vencida ou declaração de extravio.

Fonte:

I Semana do Bebê em Tibau


O município de Tibau (RN) confirmou a realização da I Semana do Bebê entre os dias 06 e 12 de novembro de 2014

Confira a programação:

06/10 Segunda - feira

09h: Audiência Pública em prol da Primeira infância e Abertura da Semana do Bebê Câmara Municipal de Tibau

15h: Assistência Social, Saúde e Educação Projeto Brincar e Sorrir em Vila Nova Igreja assembleia de Deus CRAS e CREAS NUCA

14h : Oficina Alimentação Saudável CRAS Assistência Social, Saúde e Educação

07/10 Terça-feira

09 às 16h: Tenda da Saúde da Mamãe e do Bebê PSF Secretaria de Saúde

15h : Projeto Brincar e Sorrir em Gado Bravo CERural Assistência Social

08/10 Quarta-feira

09h: Sessão da Câmara e Posse do Parlamento Mirim Projeto Brincar e Sorrir em Gangorra Câmara Municipal de Tibau NUCA COMDICA

09/10 Quinta-feira

09 às 16h: Tenda da Saúde da Mamãe e do Bebê PSF Secretaria de Saúde

15h: Projeto Brincar e Sorrir em Lagoa de Salsa Associação de Artesãos de Lagoa de Salsa CRAS e CREAS NUCA

10/10 Sexta-feira

16h: Escolha do Bebê do ano CRAS Assistência Social e NASF

08hàs 16h: Ação Jurídica – PAI Presente CREAS Assistência Social

11/10 Sábado

08h às 16h: Tenda da Saúde Avaliação e atendimento a Pessoas com Deficiência CRAS/PSF Saúde/UERN/UNP/FACENE

2/10 Domingo

16h: Festa da Criança Rua de Lazer Avenida Tereza Patrício Prefeitura de Tibau

O Aplicativo "Candidaturas"

O TSE lançou o aplicativo "Candidaturas". Com o aplicativo, o eleitor poderá ter acesso a informações detalhadas sobre todos os candidatos que pediram registro para as eleições em outubro.

Santuário de Baleias

Professor Flávio Lima coordenou o resgate de 30 baleias em praia de Areia BrancaProfessor Flávio Lima coordenou o resgate de 30 baleias em praia de Areia BrancaCOSTA BRANCA - O professor Flávio Lima Silva, coordenador do projeto Cetáceos da Costa Branca, recebeu convite do Ministério do Meio Ambiente para participar da criação do Santuário de Baleias do Atlântico Sul.
A proposta de criação será discutida numa reunião promovida pelo Departamento de Biodiversidade Aquática, Mar e Antártida, da Secretaria de Biodiversidade e Florestas, órgão do Ministério do Meio Ambiente. O encontro acontecerá nos dias 30 e 31 deste mês, em Brasília (DF).
Em correspondência encaminhada ao reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), Pedro Fernandes, a diretora da Secretaria de Biodiversidade, Giovanna Palazzi, solicita a presença do professor Flávio Lima nas primeiras discussões, lembrando que ele é especialista no tema.
Biólogo e doutor em Psicobiologia (Comportamento Animal), o professor Flávio Lima coordenou a operação de resgate de 30 baleias da espécie falsa-orca que encalharam na praia de Upanema, em Areia Branca, em outubro de 2013.
O projeto Cetáceos da Costa Branca é mantido pela Uern com apoio da Petrobras e tem um trabalho abrangente às praias do litoral do Rio Grande do Norte e do Ceará. O projeto, que possui uma unidade em Areia Branca, estuda o aspecto da ecologia, comportamento e preservação de cetáceos (baleias, botos e golfinhos) no litoral Oeste do Estado.
Além disso, o projeto estuda a interação entre a pesca artesanal e a captura de mamíferos aquáticos, assim como desenvolve ações de educação ambiental nas comunidades litorâneas da região.

Escolas 3G em Tibau

“Escola Rural Conectada”

As escolas municipais Idelzuite Fernandes, da comunidade de Gangorra e Maria Helena Rebouças Marques, da praia de Gado Bravo, ambas enquadradas nas características de escolas rurais, foram contempladas com internet 3G, resultando de uma parceria da Prefeitura Municipal de Tibau, por meio da Secretaria Municipal de Educação, com a Fundação Telefônica Vivo, que é a entidade mantenedora do programa “Escola Rural Conectada”.
O programa foi criado em 2012 por iniciativa da Fundação Telefônica Vivo, com o objetivo de fornecer conexão e infraestrutura tecnológica para escolas públicas em áreas rurais. A execução do projeto “é avaliado pela Unesco e é desenvolvido em parceria com o Future of Learning Institute, instituição que repensa a educação do século XXI apoiado nas inovações tecnológicas, nas mais recentes pesquisas e na globalização.
A Fundação Telefônica Vivo, criada em 1998, é o braço de investimento social do Grupo Telefônica no mundo. Em 2011, incorporaram os projetos do Instituto Vivo, em função da fusão entre a Vivo e a Telefônica, e passaram a chamar Fundação Telefônica Vivo. Hoje, se dedicam a quatro linhas de atuação: infância e adolescência, educação e aprendizagem, inovação social e voluntariado.
A atuação é direcionada pelo uso das tecnologias de forma inovadora para potencializar a aprendizagem e o conhecimento, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e social.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Boca da Noite

O portal Universo On Line (UOL) listou as 12 esculturas mais curiosas e criativas do Brasil. Entre elas, está a escultura Boca da Noite, exposta à margem da BR-304, em Mossoró, obra do artista plástico Guaraci Gabriel.

14ª etapa do Circuito Petrobras de Vela 2014

Representantes do município e da Petrobras definiram programação em Natal  Representantes do município e da Petrobras definiram programação em NatalGUAMARÉ - Foi confirmada para o período de 7 a 9 de novembro a 14ª etapa do Circuito Petrobras de Vela 2014. Durante os dias do evento, a cidade de Guamaré será palco da realização de atividades educativas, culturais, esportivas, além das competições de barco a vela. Detalhes da programação foram definidos no último dia 16, na sede da Petrobras, em Natal.
A reunião para definir a programação do Circuito Petrobras de Vela deste ano contou com a presença do prefeito Hélio Miranda (PMDB) e dos secretários de Turismo do município, Wellington Paim; de Meio Ambiente, Iruvane Galvão; de Esportes, Larissa Nayara; de Obras, Keké Rosberg; da Pesca, Francisco Barbosa; da Saúde, Adriano Diógenes; e a Gerência de Comunicação da Petrobras, por intermédio de Evonildo Botelho e Evânia Maciel.
Na programação terá o espaço da criança, homenagem aos "Mestres do Mar", pescadores escolhidos por sua experiência, dedicação e coragem em manter viva a tradição da pesca artesanal.
No período serão realizadas as competições esportivas, curso sobre o manuseio de alimentos, palestra da Capitania dos Portos sobre Segurança de Navegação e apresentações culturais.
No sábado, 8 de novembro, serão realizadas as competições da primeira etapa das regatas, e o domingo, 9, será dedicado à segunda etapa, em que serão definidos os campeões na orla do rio Aratuá e a premiação dos vencedores que este ano promete grandes surpresas.
Marinha fará cadastramento de pescadores do município
Segundo o prefeito de Guamaré, Hélio Miranda, o evento contará com o apoio da Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos, que realizará um trabalho de recadastramento dos pescadores da comunidade e também garantirá a segurança necessária para a realização da competição náutica.
Disse ainda que a programação do Circuito Petrobras de Vela terá apresentações culturais de grupos locais e ações educativas, sobretudo com o propósito de levar às comunidades pesqueiras os conceitos de segurança, conservação ambiental e saúde, relacionados às atividades dos próprios pescadores e aos trabalhos marítimos da Companhia.
Em Guamaré, o Circuito Petrobras de Vela conta com a parceria da Colônia de Pescadores Z-17, da prefeitura e da Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos do RN, que participa de todas as etapas do Circuito no Estado.

Solidariedade

Chá Beneficiente AAPCMR Mossoró

Centro de Reforço Educativo e Investimento Acadêmico


CREIA 2 OK
Os cursos serão ministrados no Centro de Reforço Educativo e Investimento Acadêmico (CREIA)
Já estabelecida em Areia Branca, a Assessoria Educacional Cardan, que trabalha em parceria com a Politécnica, a maior rede de escolas técnicas do Rio Grande do Norte, está com matrículas abertas para os cursos Técnicos em Edificações, Eletrotécnica e Segurança do Trabalho.
As aulas serão ministradas nos fins de semana, no Centro de Reforço Educativo e Investimento Acadêmico (CREIA) localizado à rua Cel. Liberalino, Centro, próximo à Câmara Municipal de Areia Branca.
Os cursos técnicos garantem especialização profissional a curto prazo e são ideais para quem quer adquirir experiência antes de iniciar a universidade ou precisa de uma fonte de renda para poder investir em um curso de graduação.
O valor da matrícula é R$ 30 e para mais informações relacionadas aos cursos o telefone de contato é o (84) 9622-4339

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Morre Ariano Suassuna

Morre Ariano Suassuna, aos 87 anos

Suassuna é o terceiro integrante da Academia Brasileira de Letras a morrer em três semanas. Antes haviam falecido, no dia 3 de julho, Ivan Junqueira, e no dia 18, João Ubaldo Ribeiro
Ariano morreu nesta terça-feira, 23, em hospital de Recife
Ariano morreu nesta terça-feira, 23, em hospital de Recife
O escritor Ariano Suassuna, autor de livros como ‘O Auto da Compadecida’ e ‘O Santo e a Porca’, morreu nesta quarta-feira, 23, aos 87 anos. Ele estava internado desde a noite de segunda-feira no Real Hospital Português de Recife, após sofrer um AVC hemorrágico. Ainda não há informações sobre o velório e o enterro do escritor.
O estado de saúde de Suassuna, que estava em coma e respirando com ajuda de aparelhos, teve um piora na noite de terça com queda da pressão arterial e pressão intracraniana muito elevada. Ele deu entrada na instituição às 20h de segunda com sangramento no cérebro e foi atendido também pelo médico da família que o acompanha há anos.
Na manhã de terça, o hospital divulgou boletim médico informando que o escritor foi submetido a uma cirurgia neurológica às pressas.
“O quadro clínico é considerado grave, mas estável. Ariano foi submetido, na noite desta última segunda-feira, a um procedimento cirúrgico com colocação de dois drenos para controlar a pressão intracraniana, provocada por um AVC hemorrágico. Não há previsão de alta da UTI”, dizia o boletim médico do hospital.
Em agosto do ano passado, Suassuna sofreu um infarto agudo do miocárdio e, semanas depois, foi internado com um quadro de aneurisma cerebral.
Suassuna é o terceiro integrante da Academia Brasileira de Letras a morrer em três semanas. No dia 3 de julho foi Ivan Junqueira e no dia 18, João Ubaldo Ribeiro. Apesar de não integrar o órgão, o escritor Rubem Alves morreu no dia 19.
HISTÓRICO
Ariano era integrante da Academia Brasileira de Letras (Foto: Reprodução)
Ariano era integrante da Academia Brasileira de Letras (Foto: Reprodução)
Teatrólogo e romancista, Ariano Vilar Suassuna nasceu em 16 de junho de 1927, em Nossa Senhora das Neves, hoje João Pessoa, capital da Paraíba, mas mudou-se para Recife em 1942. Formado em direito e em filosofia, publicou sua primeira peça teatral, “Uma Mulher Vestido de Sol”, aos 20 anos.
Entre 1952 e 1956, Suassuna dedicou-se à advocacia, sem abandonar a atividade teatral. São desta época “O Castigo da Soberba” (1953), “O Rico Avarento” (1954) e “O Auto da Compadecida” (1955), peça que o projetou em todo o país e que seria considerada, em 1962, por Sábato Magaldi “o texto mais popular do moderno teatro brasileiro”.
Membro da ABL (Academia Brasileira de Letras) desde 1989 como sexto ocupante da cadeira nº 32 e doutor honoris causa da Faculdade Federal do Rio Grande do Norte, Ariano é fundador do Teatro Popular do Nordeste e do Movimento de Cultura Popular, além de idealizador do Movimento Armorial. Ele exerceu, entre outros cargos públicos, o de secretário de Cultura de Pernambuco, durante o terceiro governo de Miguel Arraes.
Fonte: UOL Notícias

sábado, 19 de julho de 2014

“Escola Rural Conectada.”

Escolas do Campo de Tibau são contempladas com o programa Escolas Rurais Conectadas


As Escolas Municipais Idelzuite Fernandes da comunidade de Gangorra e Maria Helena Rebouças Marques da praia de Gado Bravo, ambas enquadradas nas características de escolas rurais, foram contempladas com internet 3G, resultando de uma parceria da Prefeitura Municipal de Tibau, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação com a Fundação Telefônica Vivo, que é a entidade mantedora do programa “Escola Rural Conectada.” O projeto “Escolas Rurais Conectadas”, foi criado em 2012 por iniciativa da Fundação Telefônica Vivo com o objetivo fornecer conexão e infraestrutura tecnológica para escolas públicas em áreas rurais, A execução do projeto Escolas Rurais Conectadas é avaliado pela UNESCO, e é desenvolvido em parceria com o Future of Learning Institute, instituição que repensa a educação do século XXI apoiado nas inovações tecnológicas, nas mais recentes pesquisas e na globalização. O diretor do Cent De Ens Rural Aldenora Barbosa que gerencia as escolas do campo, prof.º Marquinho Tibau fica muito feliz em nome de toda a comunidade escolar do campo, que um dia foi considerada um ensino condenado ao desaparecimento e atualmente vem ganhando espaço como protagonista em termos de aprendizagem.

sexta-feira, 18 de julho de 2014

MAIS RN

Do De Fato

MAIS RN: Estratégia de Desenvolvimento Econômico e Investimentos de 2015-2035

A Estratégia de Desenvolvimento Econômico e Promoção de Investimentos do Rio Grande do Norte 2015-2035 é uma iniciativa conjunta da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Governo do Estado.
Veja projeto na ÍNTEGRA.
Resulta de uma série de estudos iniciados em julho de 2013 e que incluem desde um extenso levantamento bibliográfico até um diagnóstico amplo do Estado sob a ótica do desenvolvimento econômico. Incluiu pesquisas em profundidade, entrevistas, visitas de campo e seminários que, juntos, apontaram as principais oportunidades de investimentos e negócios, bem como as principais potencialidades e gargalos ao desenvolvimento da economia potiguar.
O Capítulo 1: Onde Estamos traz um breve resumo dessas informações, com desta que para (i) a evolução dos principais indicadores econômicos e composição da estrutura produtiva, (ii) a situação atual da infraestrutura de transportes, energia, telecomunicação e recursos hídricos, (iii) a qualidade da rede de ensino, incluindo a base tecnológica, e seus efeitos sobre o capital humano e o desenvolvimento, (iv) a qualidade institucional, observada pelo equilíbrio fiscal e pela capacidade de investimento público, e (v) a situação do ambiente de negócios potiguar.
Tendo como ponto de partida a situação atual, o Capítulo 2: Aonde Queremos Chegar antecipa as principais tendências consolidadas para o Rio Grande do Norte dos próximos 20 anos, com destaque para a disponibilidade e uso dos ativos, a recomposição da matriz energética, a especialização da indústria, o acirramento da concorrência e o aumento da pressão sobre o meio ambiente. A análise destes elementos, à luz das principais incertezas relevantes para o futuro do Estado, embasou a construção de quatro cenários possíveis para o Rio Grande do Norte. Um resumo do melhor cenário, o Pacto pelo Mais RN, ilustra o futuro desejado, seguido das metas a serem perseguidas e das escolhas que devem transformá-lo em realidade.
A Estratégia de Desenvolvimento Econômico e de Promoção de Investimentos do Rio Grande do Norte 2015-2035 encontra-se detalhada ao longo do Capítulo 3: Como Vamos Chegar Lá. Enfatiza a qualificação do ambiente de negócios, com promoção da competitivida de sistêmica, e a promoção ativa de investimentos, com forte incentivo ao empreendedorismo potiguar. E sta estratégia de desenvolvimento se desdobra em quatro eixos estratégicos, (i) empreendedorismo potiguar e investimentos, (ii) ampliação e qualificação da infraestrutura, (iii) salto educacional e do capital humano, e (iv) estado eficiente e instituições de qualidade; e tem um ponto de partida comum e essencial: um pacto pelo Mais RN. Cada um desses eixos compreende metas específicas e projeções para 2035, acompanhados de estratégias gerais e específicas para transformar em realidade o melhor futuro para o Rio Grande do Norte.

Geração de Energia Eólica

Os diretores da empresa Voltalia – Geração de Energia Eólica no Brasil, Robert Klein e Ricardo Barros, se reuniram na tarde desta quinta-feira (17) com o secretário-Chefe do Gabinete Civil do Governo do Estado, Carlos Augusto Rosado, para apresentarem os projetos dos 15 parques eólicos em construção no estado pela empresa. Em atuação no Brasil desde 2006, a Voltalia é uma empresa francesa que tem atuação também na Guiana Francesa e na Grécia.

No Rio Grande do Norte estão em andamento os projetos para a construção de três parques em Areia Branca, quatro em São Miguel do Gostoso e oito na região de Serra do Mel. “Sentimos aqui um ambiente propício para a realização destes projetos e estamos buscando além da geração de energia limpa, garantir o desenvolvimento sustentável da região”, ressaltou o diretor Geral da Voltalia, Robert Klein.

Os quinze parques em instalação somam juntos um investimento de R$ 1,6 bilhão; a expectativa de geração de 420 megawatts de energia, que pode abastecer uma população de aproximadamente 2,5 milhões de pessoas.

A estimativa é que os parques eólicos devem gerar cerca de 3,5 mil empregos diretos e indiretos. “Nós sempre reconhecemos a importância desse setor para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Por isso, o Governo do Estado se coloca como parceiro desses projetos”, declarou o secretário-Chefe do Gabinete Civil, que disponibilizou o apoio do governo para a viabilização dos projetos.

Também participaram da reunião o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato, e o controlador Geral do Estado, Anselmo Carvalho.

Morre no Rio o escritor João Ubaldo Ribeiro


Escritor foi vítima de embolia pulmonar.
Morte aconteceu de madrugada, no Leblon.

Do G1 Rio

Morreu de madrugada desta sexta-feira (18), em casa, no Leblon, Zona Sul do Rio, o escritor e acadêmico João Ubaldo Ribeiro, de 73 anos. Como mostrou o Bom Dia Rio, ele teve uma embolia pulmonar. João Ubaldo era casado,  tinha quatro filhos.
O escritor era o 7º ocupante da cadeira número 34 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele foi eleito em 7 de outubro de 1993, na sucessão de Carlos Castello Branco.
João Ubaldo Ribeiro ganhou em 2008 o Prêmio Camões, o mais importante da literatura em língua portuguesa. Ele é autor de livros como “Sargento Getúlio”, “O sorriso dos lagartos”, “A casa dos budas ditosos” e “Viva o povo brasileiro”. Também ganhou dois prêmios Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, em 1972 e 1984, respectivamente para o Melhor Autor e Melhor Romance do Ano, por ‘Sargento Getúlio’ e ‘Viva o povo brasileiro".
Nascido em Itaparica (BA), Ribeiro viveu até os 11 anos com a família em Sergipe, onde o pai era professor e político. Passou um ano em Lisboa e um ano no Rio para, em seguida se estabeleceu em Itaparica, onde viveu aproximadamente sete anos.
João Ubaldo também se formou em bacharel em Direito, em 1962, pela Universidade Federal da Bahia, mas nunca chegou a advogar. Entre 1990 e 1991, o escritor morou em Berlim, a convite do Instituto Alemão de Intercâmbio (DAAD – Deutscher Akademischer Austauschdienst).
Pós-graduado em Administração Pública pela UFBA e mestre em Administração Pública e Ciência Política pela Universidade da Califórnia do Sul. O escritor foi professor da Escola de Administração e da Faculdade de Filosofia da Universidade Federal da Bahia e professor da Escola de Administração da Universidade Católica de Salvador. Como jornalista, foi repórter, redator, chefe de reportagem e colunista do Jornal da Bahia; colunista, editorialista e editor-chefe da Tribuna da Bahia.
Era colunista do jornal Frankfurter Rundschau, na Alemanha; colaborador de diversos jornais e revistas no país e no exterior, entre os quais, além dos citados, Diet Zeit (Alemanha), The Times Literary Supplement (Inglaterra), O Jornal (Portugal), Jornal de Letras (Portugal), Folha de S. Paulo, O Globo, O Estado de S. Paulo, A Tarde e muitos outros.
A formação literária de João Ubaldo Ribeiro iniciou ainda nos primeiros anos de estudante. Foi um dos jovens escritores brasileiros que participaram do International Writing Program da Universidade de Iowa. Trabalhando na imprensa, pôde também escrever seus livros de ficção e construir uma carreira que o consagrou como romancista, cronista, jornalista e tradutor.
Obras
Os primeiros trabalhos literários de João Ubaldo Ribeiro foram publicados em diversas coletâneas – “Reunião”, “Panorama do Conto Baiano”. Aos 21 anos de idade, escreveu o seu primeiro livro, “Setembro não Tem Sentido”, que ele desejava batizar como “A Semana da Pátria”, contra a opinião do editor. O segundo foi “Sargento Getúlio”, de 1971. Em 1974, publicou “Vencecavalo e o Outro Povo”, que por sua vontade se chamaria “A Guerra dos Paranaguás”.
Consagrado como um marco do moderno romance brasileiro, Sargento Getúlio filiou o seu autor, segundo a crítica, a uma vertente literária que sintetiza o melhor de Graciliano Ramos e o melhor de Guimarães Rosa. A história é temperada com a cultura e os costumes do Nordeste brasileiro e, em particular, dos sergipanos. Esse regionalismo extremamente rico e fiel dificultou a versão do romance para o inglês, obrigando o próprio autor a fazer esse trabalho. A seu respeito pronunciaram-se, nos Estados Unidos e na França, as colunas literárias de todos os grandes jornais e revistas.
Em 1999, foi um dos escritores escolhidos em todo o mundo para dar depoimento, ao jornal francês Libération, sobre o Terceiro Milênio. E Viva o Povo Brasileiro foi o tema do exame de Agrégation, concurso para detentores de diploma de graduação na universidade francesa. Este romance e Sargento Getúlio constaram da maior parte das listas dos cem melhores romances brasileiros do século.
Prêmios
- Prêmio Golfinho de Ouro, do Estado do Rio de Janeiro, conferido, em 1971, pelo romance Sargento Getúlio;
- Dois prêmios Jabuti, da Câmara Brasileira do Livro, em 1972 e 1984, respectivamente para o Melhor Autor e Melhor Romance do Ano, pelo romances Sargento Getúlio e Viva o povo brasileiro;
- Prêmio Altamente Recomendável - Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil,1983, para Vida e Paixão de Pandonar, o Cruel ;
- Prêmio Anna Seghers, em 1996 (Mogúncia, Alemanha);
- Prêmio Die Blaue Brillenschlange (Zurique, Suíça);
- Detém a cátedra de Poetik Dozentur na Universidade de Tubigem, Alemanha (1996).
- Prêmio Lifetime Achievement Award, em 2006;
- Prêmio Camões, em 2008.

quinta-feira, 17 de julho de 2014

UERN anuncia adesão ao Enem a partir de 2015


A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) aprovou nesta quarta-feira, 18 de julho, a adesão total ao Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Desta forma a partir do primeiro semestre de 2015 todas as vagas ofertadas na instituição serão preenchidas por candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A decisão foi tomada após votação do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), foram 18 votos a favor e duas abstenções. Segundo a direção do Comperve, a universidade poderá definir pesos diferenciados na prova do Enem para que o modelo do vestibular vocacionado seja mantido.
As políticas de cotas sociais da instituição permanecerão, portanto os benefícios do Processo Seletivo Vocacionado (PSV) continuarão tendo validade. O edital da seleção 2015, com número de vagas e normas, será divulgado no próximo dia 15 de setembro, porém o calendário seguira o cronograma do SiSU.

Programação da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes

Gleison Tibau vence Pat Healy - Resultado da luta do UFC Fight Night 45


Gleison Tibau vs. Pat Healy
Foto: SUPERMMA / UFC
Tudo sobre o resultado da luta entre Gleison Tibau vs. Pat Healy pelo UFC Fight Night 45  Atlanta e confira todos os detalhes completo do combate ocorrido no dia 16/07 de 2014.
No primeiro round, Gleison aplicou seu estilo de luta tradicional partindo para a trocação e logo em seguida aplicando a queda para dominar também no duelo no solo. Neste ritmo, conectou mais de 40 socos contra Pat enquanto o americano apenas 20.
No segundo assalto tivemos uma luta pelo UFC Fight Night 45 bastante movimentada com Tibau e Pat fazendo uma boa troca de golpes e num duelo mais parelho, ao contrário do primeiro que deu uma vantagem para o brasuca.
No terceiro e último round os dois fizeram em determinado momento uma trocação franca. Gleison demonstrou estar um pouco mais cansado e diminuiu o ritmo, enquanto Healy buscou um jogo mais na grade conectando sequências interessantes, porém Tibau resistiu bem.
No combate do evento oficial do UFC Fight Night 45, Gleison vence Pat por decisão unânime.
Com esta vitória, ele chega agora a marca de 29 triunfos em toda sua carreira e se recupera de seu revés para Michael Johnson em dezembro de 2013, enquanto seu oponente possui neste momento a 20 derrotas em seu cartel.
Para assistir a luta entre Gleison Tibau vs. Pat Healy pelo UFC Fight Night 45 clique aqui.

quarta-feira, 16 de julho de 2014

1.317 bolsas de estudos gratuitas no SENAC

O Senac, lança, hoje, 16, processo seletivo para 1.317 bolsas de estudos gratuitas em 38 opções de cursos para os municípios de  Natal, Mossoró, Parnamirim, Macaíba, Caicó e Assu. Os interessados devem se inscrever exclusivamente pelo site www.rn.senac.br/psg, até o dia 22 de julho. Os selecionados já iniciam a capacitação em agosto.

“I Jornada Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente”

Nos dias 17 e 18, Mossoró sedia a “I Jornada Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente”, pilotada pela  Coordenadoria da Justiça da Infância e da Juventude – RN.
A jornada discute a regionalização da aplicação das medidas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente, para ampliar o atendimento ao público infanto-juvenil em todo o Estado.
Participam do evento: magistrados, promotores de Justiça, defensores públicos, servidores do Poder Judiciário, servidores do Ministério Público e integrantes da rede de proteção -conselheiros tutelares, conselheiros de direitos e servidores das Secretarias Municipais de Trabalho e Assistência Social- de Mossoró, Assu, Areia Branca, Baraúnas, Governador Dix-Sept Rosado, Upanema, Apodi, Caraúbas e Campo Grande.

Programa Institucional de Apoio à Pesquisa do CNPq

 Estudantes do IFRN e do Ensino Médio podem inscrever seus projetos de pesquisas para o Programa Institucional de Apoio à Pesquisa do CNPq. Os interessados podem se inscrever até 27 de julho, no www.ifrn.edu.br/pesquisa/editais.

Eleições 2014

ELEIÇÃO - Iniciou ontem o período de inscrição para quem deseja votar em trânsito. A modalidade permite que o eleitor que estiver fora do seu domicílio eleitoral possa votar para presidente nas Eleições 2014.

PIS 2014

Foram iniciados nesta terça-feira (15), os pagamentos referentes ao Programa de Integração Social (PIS), e Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP). Os benefícios são pagos aos trabalhadores da iniciativa privada e do serviço público, respectivamente. O primeiro pago na Caixa Econômica Federal e o segundo no Banco do Brasil.
Confira o calendário conforme o programa:
PIS 2014
PASEP BB

Omar de Oxalá prevê disputa acirrada no segundo turno entre Henrique e Robinson Faria



0
Omar de Oxalá prevê disputa acirrada no segundo turno entre Henrique e Robinson Faria (Foto/Reprodução: Jornal de Hoje) 
A escolha do futuro governador do Rio Grande do Norte deverá ser decidida em segundo turno entre os candidatos Robinson Faria (PSD) e Henrique Alves (PMDB), de acordo com previsão feita pelo tarólogo Omar de Oxalá. E a presidente Dilma Rousseff conseguirá se reeleger com certa dificuldade, ainda em primeiro turno, mas antes, deve se entender e manter uma boa relação com os prefeitos das cidades brasileiras.
“Quem quiser ganhar o cargo de governador, tem que levar a eleição para segundo turno e abrir os olhos para Araken Farias (PSL), que tem uma boa energia para política e pode mexer na estrutura da disputa. Aliás, ele ganharia tranquilo para um cargo de deputado ou senador, se tivesse tido uma boa orientação”, explicou.
De acordo com os búzios, Araken pode ser bastante disputado pelos dois candidatos majoritários numa disputa em segundo turno. “Seu apoio será muito importante nessa hora, será a diferença que eles tanto buscam e por isso, os candidatos que forem para o segundo turno devem dar atenção a ele nesse momento. Quem souber jogar, trará ele para o seu lado”, falou.
Sobre Henrique, Omar de Oxalá disse que ele só ganhará a eleição em primeiro turno se souber se articular bem. “O glamour em torno dele é grande, por sua posição, mas ele não tem as energias necessárias para ser um governador. Os búzios dizem que as eleições de 2014 no Rio Grande do Norte serão marcadas por uma verdadeira dança das cadeiras, como já foi dito antes”, afirmou.
Já Robinson Faria precisa resolver um conflito interno grande dentro do próprio partido, o que pode atrapalhar a sua candidatura e até mesmo inviabilizá-la. No entanto, desfeita essa confusão, ele deve levar seu concorrente para o segundo turno para lutar pela governança do Estado, como estratégia política
00
Araken poderá ser o fiel da balança nas eleições para o Governo do Estado, segundo o tarólogo
“Robinson é um bom nome, mas a sua primeira grande vitória deve se dentro do seu próprio partido. É lá onde começa a política, porque, se tem duas pessoas por um único partido, um deles deve ser escolhido, para depois ser elevado como candidato. Então, afirmou que ele tem que supervisionar melhor seu próprio grupo. Se ele não resolver esse conflito interno, abrirá as portas para Henrique ganhar, mas não por mérito”, enfatizou.
Rosalba fica até o fim e Dilma vence em primeiro turno
Mesmo com dificuldades, a presidente Dilma Rousseff conseguirá se reeleger em primeiro turno, segundo Omar de Oxalá. “Tanto ela, quando Aécio Neves e Eduardo Campos têm conhecimentos para vender uma eleição, mas os búzios mostram que será ela quem vencerá essa disputa. Mas precisa se entender melhor com as prefeituras para conseguir isso”, disse.
O tarólogo falou também que Rosalba Ciarlini conseguirá concluir seu mandato até o final, sem risco de impeachment, que está parado na Assembleia Legislativa há, aproximadamente, um mês. “Ela não se candidatou, como já tinha falado antes, mas pode conseguir eleger seu sucessor”, falou.
 (Fonte: Portal Jornal de Hoje).