sábado, 31 de maio de 2014

15 de Junho

CELEBRATION -Sérgio Chaves é o dono da noite hoje.


O colunista Sérgio Chaves é o dono da noite hoje, em Mossoró, com a realização da festa Celebration 2014. Para o Garbos Eventos, irão todos os mais de mil convidados de Sérgio, que se cercou de um time de primeira linha para realizar o evento. Decoração de Nilton Júnior, buffet de Lizete Andrade, música de DJ Luciana Lins, os cantores Everaldo Rodrigues, Dayane Nunes, Renata Falcão, a banda Pagode Koisa Nossa e a Orquestra Los Manos.A carta de bebidas é um quesito à parte. A vinícola portuguesa Casta Real lançará a sua carta de espumantes e dois novos rótulos durante o evento. Uísque da melhor idade e 1.200 cervejas geladíssimas. O arremate luxuoso fica por conta da presença de Marinaldo Rocha, para não deixar ninguém ficar feio, Make B do O Boticário e o café delicioso do Bagdá Café. Quem tomou de conta da divulgação foi o pessoal da Personal Marketing. Os acessos são limitados e estão à venda, até as 14h , nas lojas Tressê, Carmen Steffens e Marluce Elegance.

Por Paulo Pinto


Crime Ambiental

 Cerca de 800 quilos de lagosta foi apreendido no fim da manhã da última sexta-feira (30) na praia de Muriú, em Ceará-Mirim. De acordo com o Ibama, os animais foram pescados no período de defeso, quando é proibida a pesca e distribuição do pescado.

O calendário de expediente dos órgãos e entidades do Governo do Estado durante os jogos da Copa do Mundo em Natal

Atenções se voltam para jogos da Copa do MundoAtenções se voltam para jogos da Copa do MundoAos poucos novas providências vão sendo adotadas para o período do mundial de seleções. A Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos divulgou o calendário de expediente dos órgãos e entidades do Governo do Estado (exceto os de serviços essenciais) durante os jogos da Copa do Mundo em Natal e da seleção brasileira em outras capitais, no período de 12 a 24/6, sem prejuízo da prestação de serviços considerados essenciais. O calendário serve para todo o território do Rio Grande do Norte.
O decreto foi publicado na edição de quinta-feira, 29, do Diário Oficial do Estado. O documento traz o seguinte calendário de como funcionarão os órgãos públicos estaduais no período dos jogos. No dia 12/6 (5ª feira) - expediente das 8h às 12h (Brasil X Croácia, às 17h, em São Paulo); no dia 13/6 (6ª feira) - Ponto Facultativo (Camarões X México, às 13h, na Arena das Dunas); no dia 16/6 (2ª feira) - Ponto Facultativo (Gana X Estados Unidos, às 19h, na Arena das Dunas); no dia 17/6 (3ª feira) - expediente das 8h às 12h (Brasil X México, às 16h, em Fortaleza); no dia 19/6 (5ª feira) - Feriado de Corpus Cristhi (Japão X Grécia, às 19h, na Arena das Dunas); no dia 23/6 (2ª feira) - expediente das 8h às 12h (Brasil X Camarões, às 17h, em Brasília) 24/6 (3ª feira) - Ponto Facultativo (Itália X Uruguai, às 13h, na Arena das Dunas).
Outros segmentos deverão tomar a mesma atitude, suspendendo ou tornando ponto facultativo em dias de jogos do mundial. Nos municípios, por exemplo, as prefeituras devem adotar um calendário especial, assim como setores ligados à Justiça, com possíveis mudanças no horário de expediente dos fóruns. O calendário dos jogos deverá atingir também o ano letivo.

Fernanda Azevedo no programa da Legislativo estadual

00 ferrnanda
Fernanda Azevedo será uma das atrações do programa televisivo do Legislativo estadual  
A cantora areia-branquense Fernanda Azevedo, será uma das próximas atrações do projeto Assembleia Cultural, uma iniciativa da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte que abre espaço para a divulgação de artistas potiguares.
A produção do programa vai contatar Fernanda Azevedo para marcar o dia da apresentação da cantora que se disse surpresa e honrada com o convite formulado pelo deputado Ricardo Motta.

Luz para Todos


O Prefeito Josinaldo Marcos de Souza(Naldinho) em conversa com a governadora Rosalba Ciarline  solicitou a mesma  que seja feito em parceria com o municipio a iluminação  da RN 013  trecho que liga a comunidade de Gangorra  a entrada de Tibau. O prefeito disse que  a posteação e  a colocação das luminárias fica por conta do município, o estado entraria com  o fornecimento da energia para iluminar a rodovia que é de grande movimentação principalmente nos finais de semana. A ideia é por demais importante e vai beneficiar os moradores das localidades que ficam no percurso de quase 10 Km

" Avião sem Asa "....

20140531-054642-20802814.jpg

Transposição do Rio São Francisco

Vamos esperar que esse novos canais desviem somente água.

Da Folha de S. Paulo de hoje:

Inacabada, transposição do rio São Francisco deve ter dois novos eixos
João Pedro Pitombo

Apesar de obras da transposição ainda estarem em andamento, com orçamento quase dobrado e ao menos três anos de atraso, o governo já prepara a construção de dois novos canais que desviarão água do rio São Francisco.
Os projetos dos eixos sul e oeste deverão ser contemplados na terceira etapa do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), a ser lançado em agosto deste ano.
A principal novidade será a opção pela contratação do projeto via RDC (Regime Diferenciado de Contratação), com o objetivo de "evitar erros" cometidos nos eixos leste e norte, cuja obra foi dividida em vários lotes, todos contratados pela lei de licitação.
O RDC permite que todas etapas de um mesmo empreendimento possam ser tocadas por uma única empresa.
"O governo reconhece que a estratégia adotada inicialmente [com a lei de licitações] se mostrou pouco adequada", diz Elmo Vaz, presidente da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba).
As deficiências contratuais e de gestão na construção dos eixos atuais fizeram o preço da obra saltar de uma estimativa inicial de R$ 4,6 bilhões para os atuais R$ 8,2 bilhões. O prazo de entrega da obra da transposição foi adiado de 2012 para 2015.
A decisão pelo RDC foi tomada no momento em que o governo tenta emplacar no Congresso mudanças na legislação para permitir o uso do modelo em todas as licitações e contratos federais, de Estados e de municípios.
Com a previsão de ter 350 km de canais, o eixo sul da transposição vai atender a Bahia e Sergipe com a perenização dos rios Vaza-Barris e Itapicuru.
Segundo a Codevasf, a água servirá para garantir o abastecimento em cidades como Senhor do Bonfim e Capim Grosso (BA), além de levar água para os perímetros irrigados existentes na região. O anteprojeto já foi licitado, e os estudos de viabilidade estão em curso.
O eixo oeste, com estudos em fase de licitação, vai abastecer o Piauí e deverá ser composto por mais de um canal.
Além da água do rio São Francisco, existe a possibilidade de retirar água do aquíferos do vale do rio Gurgéia, no sul do Piauí.
O objetivo principal é fazer a água chegar à barragem de Petrônio Portela, que fica numa das regiões mais secas e pobres do Estado nordestino.
Um dos principais críticos da transposição, o bispo da cidade de Barra (BA), dom Luiz Cappio, que chegou a fazer greve de fome em 2005 e 2007 contra os desvios no São Francisco, chama de "eleitoreira" a possibilidade de construção dos novos canais.

Apude Thaisa Galvão
Ai Jesus...
Se um dia essa obra da transposição do São Francisco for concluída, pode acreditar, caro leitor: ela terá custado ao seu bolso, no mínimo 5 vezes mais do que foi planejado.
Só o seu salário continua assim, ó...
Vamos esperar que esse novos canais desviem somente água.

Estrelas gigantes e gêmeas solares - Orgulho potiguar

Orgulho potiguar.
O cientista natalense José Dias do Nascimento (Mosquito, para os amigos), é o brasileiro que integra dois dos cerca de 30 projetos escolhidos pela Nasa para pesquisar as galáxias que o telescópio espacial Kepler vai estudar até 2016.
Nascimento, que é Doutor em Astrofísica, é professor de Física da UFRN e atualmente está como pesquisador visitante do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, nos Estados Unidos.
Eis reportagem da Veja Online:

Sonda da Nasa será usada em dois projetos com participação brasileira
Cerca de um ano depois de falhas no telescópio Kepler, a missão K2 tem início nesta sexta-feira
Juliana Santos

20140531-060955-22195709.jpg

Há cerca de um ano, parecia certo que a missão do telescópio espacial Kepler chegaria ao fim antes de 2016, quando estava prevista para terminar. Lançado pela Nasa em 2009 com o objetivo de encontrar exoplanetas parecidos com a Terra, o Kepler teve sua missão interrompida quando duas de suas quatro rodas de giro, necessárias para manter o satélite estável no espaço, pararam de funcionar.
A Nasa tentou restaurar o telescópio na sua funcionalidade original, mas, sem sucesso, decidiu reativá-lo para uma nova missão, denominada K2, que terá início nesta sexta-feira.
A solução veio de forma criativa: a energia do Sol será usada para estabilizar o telescópio, ajudando a mantê-lo no lugar.
Desde seu lançamento, o Kepler observou mais de 150 000 estrelas em uma mesma região do céu, procurando oscilações na luminosidade emitida por elas, o que pode significar a passagem de um planeta. Agora, como o telescópio precisará da luz do Sol para se manter imóvel, deverá se posicionar sempre na frente do astro ou perpendicular a ele.
Dessa forma, o Kepler terá que se mover para acompanhar os movimentos da estrela.

A mudança pode ter alterado o propósito original do telescópio, mas ao mesmo tempo possibilitou novos estudos.
A Nasa selecionou novas propostas de estudos científicos para cada uma da partes da galáxia que o telescópio vai estudar até 2016. Dentre os mais de trinta projetos escolhidos, dois contam com a participação do brasileiro José Dias do Nascimento, pesquisador visitante do Centro de Astrofísica Harvard-Smithsonian, nos Estados Unidos, e professor do departamento de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Estrelas gigantes e gêmeas solares — A primeira pesquisa, que terá início em junho, tem como objetivo estudar estrelas gigantes. "Essas estrelas são importante porque representam o futuro evolutivo do Sol", disse Nascimento ao site de VEJA.
Ele conta que, na fase gigante, as estrelas podem até "engolir" planetas próximos. "Um grupo americano já mostrou que é possível detectar traços dos planetas nessas estrelas", afirma.
Por meio das oscilações de luminosidade, que o Kepler é capaz de observar, os pesquisadores conseguem obter informações sobre a estrutura dessas estelas, a fim de entender mais sobre elas. "O Kepler já observou estrelas desse tipo, mas sempre na mesma posição da galáxia. Agora teremos acesso a outros objetos de diferentes formações", diz o pesquisador.

O segundo estudo envolve a busca por estrelas gêmeas do Sol, especialmente no aglomerado estelar Messier 67. "Esse aglomerado é muito interessante porque tem a mesma idade que o Sol, cerca de 4,6 bilhões de anos.
Para quem estuda estrelas gêmeas solares ele é um dos mais importantes que existe. Como todas têm a mesma idade, se procurarmos estrelas com a massa semelhante ao Sol temos grandes chances de encontrar essas gêmeas", explica Nascimento.
O Messier 67 também é um bom lugar para procurar planetas parecidos com a Terra. Nascimento conta que, até pouco tempo atrás, não se sabia se estrelas que fazem parte de aglomerados poderiam ter planetas orbitando a seu redor, mas no ano passado um grupo liderado por Søren Meibom, do Centro de Astrofísica Harvard Smithsonian, descobriu um exoplaneta nessas condições.
O fato de um planeta existir em um aglomerado de estrelas não significa que ele seja necessariamente quente demais. "As estrelas dentro de um aglomerado estão próximas, mas não o bastante para que um planeta fique perto de duas ao mesmo tempo", explica Nascimento. Segundo ele, uma das expectativas desse estudo é encontrar planetas parecidos com a Terra. "Dos exoplanetas que foram descobertos até hoje, praticamente nenhum tem a massa da Terra e está na mesma posição em relação a uma estrela gêmea solar.
Algo assim seria um grande achado, e atualmente muitas equipes estão atrás disso", afirma o pesquisador. Cada projeto tem duração aproximada de 83 dias, tempo que o Kepler ficará parado na mesma posição. Enquanto o primeiro projeto citado tem início previsto para o próximo mês, o segundo deve acontecer apenas em junho de 2015.
Do Thaisa Galvão

sexta-feira, 30 de maio de 2014

Região Costa Branca ganha nova sede da Justiça Eleitoral


Sede do TRE, em Natal: expansão da estrutura ao interior do RN (Divulgação)Sede do TRE, em Natal: expansão da estrutura ao interior do RN (Divulgação)A Justiça Eleitoral inaugura em Areia Branca, hoje à tarde, o Fórum Eleitoral Alfredo Rodrigues Rebouças, futura sede da 32ª Zona Eleitoral, que atende, além de Areia Branca, Grossos e Tibau.
A construção foi iniciada na gestão de presidente do TRE do desembargador João Rebouças, filho do homenageado, e concluída na administração do desembargador Amílcar Maia, atual presidente.
O desembargador Expedito Ferreira de Souza, ex-presidente do TRE, foi responsável pelo início das negociações para doação do terreno onde o prédio foi construído.
O nome do novo fórum foi aprovado, por unanimidade, pelo Tribunal Regional Eleitoral, através da Resolução n. 23, de 27 de outubro de 2009.
A obra, orçada em R$ 345.744,48, foi viabilizada através de emenda parlamentar do deputado federal Henrique Eduardo Alves (PMDB) ao Orçamento Geral da União (OGU).
Justiça comum
Areia Branca também ganha, hoje, nova sede da Justiça Estadual, com inauguração do Fórum da Comarca de Areia Branca, orçado em R$ 1,118 milhão.
O prédio fica na BR-110, Km 01, centro de Areia Branca. A inauguração está marcada para começar às 16h, no auditório do novo fórum.
A cerimônia é conduzida pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), desembargador Aderson Silvino.
Do Mossoroense 

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Pau de Arara Eletrônico atrai turistas

São cerca de 30 pessoas a cada passeio, que parte da Cidadela, contemplando todo o Corredor Cultural e algumas áreas do Centro da cidade, retornando ao ponto inicial, dentro de 35 a 40 minutos.
Boate itinerante é um dos projetos dos festejos juninos – Foto Reprodução
Boate itinerante é um dos projetos dos festejos juninos – Foto Reprodução
Estampas de chita e objetos tipicamente nordestinos dão o ar de alegria e criatividade ao ambiente, o brega e os forrós antigos compõem o repertório musical, o passeio pelos principais pontos da cidade ajuda a colocar os ocupantes em movimento no Pau-de-Arara Eletrônico, boate itinerante que há oito anos atrai mossoroenses e turistas pela curiosidade e possibilidade de diversão.
São cerca de 30 pessoas a cada passeio, que parte da Cidadela, contemplando todo o Corredor Cultural e algumas áreas do Centro da cidade, retornando ao ponto inicial, dentro de 35 a 40 minutos, como informa o idealizador do projeto, Lenilton Júnior.
Segundo ele, a animação dos veículos é feita pelos DJs Balinha e Rafinha e os passageiros contam ainda com serviço de bar.
De acordo com Lenilton Júnior, desde o ano passado estão sendo disponibilizados dois veículos do tipo ‘pau de arara’, devido à demanda que era muito grande para ser atendida por um só carro.
Nos dias de quinta e sexta-feira da próxima semana, o Pau-de-Arara Eletrônico começa a circular, fazendo a divulgação do Mossoró Cidade Junina. No sábado, 7, os carros serão os primeiros do Pingo da Mei-Dia e no dia 12 de junho os veículos estarão na Cidadela.
O projeto funciona de quinta-feira a domingo, durante todo o Mossoró Cidade Junina. A partir da sexta-feira, um dos carros começa a funcionar às 15h, atendendo grupos fechados, que agendam o passeio com antecedência. Em todos os dias de funcionamento do projeto os veículos estacionam na Cidadela às 19h.
Lenilton Júnior comenta que o projeto surgiu com ‘Raimundinho do Misto’, que por 35 anos utilizou o pau de arara para o transporte de passageiros na linha Limoeiro/Mossoró, trabalho que ainda é feito pelo motorista, só que agora em um microônibus. Muitas das pessoas que utilizaram o pau de arara por necessidade hoje fazem o passeio por diversão.
O valor do passeio é R$ 10,00 por pessoa. Mas quando o grupo opta por um contrato, o valor individual passa para R$ 15,00, com mínimo de 20 ocupantes, e o pau de arara vai pegar o grupo em um lugar escolhido. Segundo Lenilton Júnior, muitas pessoas já estão agendando o passeio. Para isso, é necessário entrar em contato através do (84) 8865-9894.
Da Gazeta do Oeste

MAIS EDUCAÇÃO




 Escolas públicas de todo o país têm até o dia 30 de junho para aderir ao Programa Mais Educação. No ano passado, 32 mil escolas aderiram ao programa.

Comissão do Senado aprova proposta que altera Bolsa Família


Depois de um debate com a oposição na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), senadores governistas foram surpreendidos com a aprovação do projeto PLS 458/2013, de autoria do tucano Aécio Neves (MG), que altera a Lei 10.836/2004, que criou o Programa Bolsa Família. De acordo com a proposta, o beneficiário que conseguir emprego poderá permanecer no programa por ainda mais seis meses.
“A proposta que nós aprovamos significa que um cidadão que conseguir o emprego, sendo ele beneficiário do Bolsa Família, por seis meses, poderá continuar recebendo concomitantemente com o seu salário, formalizado em carteira, também o Bolsa Família”, explicou Aécio.

Caminhos do Cuidado

 Tibau está vivenciando no período de 29 de Maio à 26 de Junho, o curso de formação do projeto Caminhos do Cuidado, que tem como objetivo capacitar Agentes Comunitários de Saúde dos municípios de Tibau e de Grossos , essa capacitação esta acontecendo na Câmara Municipal de Tibau

O projeto que é uma iniciativa conjunta do Ministério da Saúde,  tem por objetivo a formação de agentes da saúde e técnicos de enfermagem da Estratégia de Saúde da Família para a prevenção ao uso de crack, álcool e outras drogas. Para o prefeito Josinaldo Marcos de Souza ( Naldinho ) , é muito importante essa ação conjunta entre os órgãos de saúde de todo o Brasil. O município trabalha incessantemente no melhoramento da saúde de Tibau, capacitações e qualificação dos nossos colaboradores tudo isso para melhorar efetivamente o atendimento.

quarta-feira, 28 de maio de 2014

CONGRESSO

 Mossoró sediará pela primeira vez o Congresso Regional dos Estudantes de Engenharia Química (COREEQ). O evento reunirá discentes e professores de todo o Norte e Nordeste entre os dias 13 e 20 de julho, nas dependências da Ufersa.

Curso de Eletricista em Tibau

CURSO DE ELETRICISTA

S.O. S. Lagosta


A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 150 quilos de lagosta do tipo vermelha na noite de segunda-feira, 26, na BR-304, no município de Lajes-RN. De acordo com a PRF, o crustáceo estava em caixas de isopor dentro do porta-malas de um Fiat Palio. Embora o tamanho da lagosta estivesse dentro do padrão legal, a apreensão se deu em função do período de defeso, que vai até o dia 31 deste mês.
Ainda segundo informações da PRF, o responsável pelo transporte da lagosta disse que o crustáceo foi comprado na cidade de Icapuí, no Ceará, e seria entregue a restaurantes em Natal. Após constatação do crime ambiental, o condutor foi submetido a Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO) e o produto apreendido foi encaminhado ao Ibama de Natal. Esta é a segunda apreensão de lagosta feita pela PRF neste mês.
No dia 16 deste mês, a PRF também apreendeu 212 quilos de lagosta. Na ocasião, a apreensão aconteceu em Mossoró, quando o crustáceo estava sendo transportado na carroceria de um Fiat Strada em caixas de isopor e sacos. A carga também era destinada à cidade de Natal-RN. Segundo o responsável pelo transporte, a lagosta havia sido comprada em Tibau.
Segundo a Polícia Rodoviária Federal, em ambos os casos, a lagosta apresentava o tamanho adequado para o comércio, porém, a irregularidade é que neste período a pesca do crustáceo é proibida devido ao período de defeso, que se encerra somente no dia 31 deste mês. Os dois flagrantes foram registrados como crime ambiental e nesses casos as cargas são aprendidas e enviadas ao Ibama.
O comércio é permitido, desde que os comerciantes façam sua declaração de estoque junto ao Ibama, ainda na primeira semana do defeso. Isso garantiria, em tese, que as lagostas comercializadas foram pescadas no período permitido. Restaurantes, peixarias e entrepostos de pesca são obrigados a apresentar essa declaração à fiscalização e também a qualquer consumidor que queira comprar o crustáceo. Também é obrigatório o fornecimento de nota fiscal.
Gazeta Do Oeste

Ensaio Fotografico

Um fotógrafo  vem se destacando no cenário do RN. O badalado Mathews Aires,  artista visual, apresenta no site
www.houseofmathws.com/ seu mais novo trabalho. 

terça-feira, 27 de maio de 2014

I Congresso Mossoroense de Contabilidade

Moisés Paiva promove, nos dias 30 e 31 de maio, o I Congresso Mossoroense de Contabilidade, no Requinte Buffet, com palestras diversas voltadas para o segmento, tendo a frente grandes nomes como Marcelo Cavalcanti.
Para obter mais informações como inscrição e programação sobre o I Congresso Mossoroense de Contabilidade, basta acessar o site: www.congressomossoroense.com.br. Super bacana!

Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró

Gildo Bento/Arquivo
Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró se reúne na quinta-feira
Na próxima quinta-feira, 29, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró se reúne no auditório da Confederação dos Dirigentes Lojistas (CDL). A 6ª reunião ordinária acontecerá das 9h às 13h. 

O Comitê é composto por 60 membros, entre representantes do poder público, instituições de ensino superior e associações comunitárias, de 52 municípios do Rio Grande do Norte.

De acordo com o secretário do Desenvolvimento Econômico e Ambiental, Mairton França, sete pautas serão discutidas no encontro. “Os pontos principais da reunião são as apresentações da situação dos reservatórios de água nos municípios que compõem a Bacia Hidrográfica e do estágio atual do projeto de saneamento das cidades que estão nas margens do rio”, explicou o secretário.

Brasília – Nesta terça, 27, Mairton França viaja para Brasília, onde participará da reunião da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA), que discutirá a fiscalização ambiental e a utilização dos recursos oriundos dessa fiscalização, além da realização de planejamento de atividades para 2014. 

Na quarta-feira, 28, o secretário participa do encontro do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA). “Nessa reunião, votaremos uma proposta de resolução sobre o licenciamento ambiental de empresas do ramo da energia eólica. O Serviço Florestal Brasileiro, que esteve em Mossoró fazendo pesquisas, também apresentará os primeiros resultados desse estudo sobre a floresta brasileira”, explicou Mairton.

Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

CURSO - O Instituto Legislativo Potiguar da AL/RN promoverá um curso para capacitar formadores na área de exploração sexual de crianças e adolescentes em contextos de megaeventos. A iniciativa visa formar "protetores" para coibir a exploração infantojuvenil na Copa.

O SEBRAE em Tibau

Sebrae realiza Oficina de Empreendedorismo em Tibau

Participantes OSE - Oficina Sebrae de Empreendedorismo
O Sebrae e a Prefeitura Municipal de Tibau, iniciaram nesta segunda-feira (26) a OSE – Oficina Sebrae de Empreendedorismo, onde serão realizadas de oficina, capacitação, treinamento e consultoria nos temas, marketing, gestão empresarial, gestão administrativa, contabilidade, fluxo de caixa, atendimento ao cliente, definição de preços, linha de crédito, qualidade de produtos. 

Participantes das Oficinas
As atividades atenderam aproximadamente 200 pessoas simultaneamente em 8 salas com 12 consultores técnicos do Sebrae de Natal e Mossoró. Aquele participante que já for empreendedor pode solicitar uma consultoria personalizada, onde o técnico do Sebrae visitará seu negócio para auxiliar no que for preciso.

Na abertura das atividades o Prefeito Josinaldo Marcos de Souza (Naldinho) falou da importância em aprender a como abrir uma empresa, como melhorar o negócio que já possui, enfim, aqui estamos com o objetivo que você melhore o seu negócio, a partir de um bom planejamento financeiro. Além disso, anunciou que em breve a Prefeitura de Tibau estará instalando a Sala do Empreendedor, estamos viabilizando este espaço para vocês, para que o resultado da oficina não fique somente nesses dias, mas que tenha continuidade.
Prefeito Naldinho e Valdemar Belchior representante do Sebrae

O representante do Sebrae-RN, Valdemar Belchior, e ressaltou a importância da capacitação para o surgimento de novos negócios e consolidação de empreendimentos já existentes. Segundo ele, a participação na OSE ajuda a identificar deficiências e auxilia na busca de estratégias para melhorar a área de gestão. “Ao longo do desenvolvimento, a OSE coleciona resultados muito positivos, pois ajuda o empreendedor a identificar falhas e buscar soluções e estratégias que melhorem o negócio. Além disso, durante a oficina, o participante tem acesso a outros serviços, como palestras e formalizações”, enfatiza.

Portanto quem quiser mais informações e participar das atividades que acontecem até a próxima sexta-feira (30), no espaça da Sterbom, na Entrada de Tibau, no horário das 19 às 22 horas.
Com Informações da Prefeitura Municipal de Tibau

Vem ai a Semana da Gestão Ambiental de Mossoró

Foto: Período: 02/06 a 05/06

Abertura:Auditório da Biblioteca Municipal Ney Pontes Mossoró- RN

Palestra: Educação Ambiental, Meio Ambiente e   Cidadania – 8 horas

Palestrante: Drª Vânia Diógenes – Presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB(ordem dos Advogados do  Brasil)



Período: 02/06 a 05/06

Abertura:Auditório da Biblioteca Municipal Ney Pontes Mossoró- RN

Palestra: Educação Ambiental, Meio Ambiente e Cidadania – 8 horas

Palestrante: Drª Vânia Diógenes – Presidente da Comissão de Meio Ambiente da OAB(ordem dos Advogados do Brasil)
 



segunda-feira, 26 de maio de 2014

Vem ai a Semana do Meio Ambiente de Icapuí

XIV Semana do Meio Ambiente discute destino dos resíduos sólidos em Icapuí

Sedema

 O destino dado aos resíduos sólidos é tema da 14ª Semana do Meio Ambiente de Icapuí. A abertura da semana de atividades focadas no consumo sustentável em Icapuí acontecerá no dia 5 de junho de 2014. A programação terá início pela manhã no Auditório da Secretaria de Educação e Cultura – SEMEC - a partir das 08:00h.
A abertura contará com a apresentação do Plano Regional de Gerenciamento de Resíduos Sólidos pela coordenadora de Desenvolvimento Sustentável do Conselho de Politicas e Gestão do Meio Ambiente, Sra. Maria Dias Cavalcante. O evento é patrocindado pela empresa Qualimar Pescados e ICAPEL, com apoio do Conselho de Políticas e Gestão do Ceará e Grupo Ciclismo Modo de Vida.
Confira abaixo a Programação da 14ª Semana do Meio Ambiente de Icapuí
PROGRAMAÇÃO 
DIA 06 DE JUNHO
Venha participar da Campanha sensibilização e mobilização para o tema: 14ª. Semana do Meio Ambiente. “Consumo Sustentável em Icapuí: O que fazer com os resíduos?” Na praça central – a partir das 08:00h no dia 06 de junho (Sexta-feira) – manhã.
- Entrega de sacolas automotivas e distribuição de folhetos informativos;
- Ponto de Coleta de resíduos eletrônicos ECOBRAS FORTALEZA disponibilizará conteiner para coleta de resíduos eletrônicos.
- Blitz Ecológica Entrega de mudas frutíferas - campanha “plantar árvores hoje para ter sombra e vitaminas amanhã”.

07 DE JUNHO 
 - (Sábado) Manhã. Concentração na Av. Newton Ferreira, enfrente a sede da SEDEMA, onde será dada a largada às 7h30 para a Praça da Liberdade, retornando a praça do ginásio da Mutamba. O passeio é aberto ao público. Crianças menores de 12 anos podem participar desde que sejam acompanhadas por responsável também inscrito e presente no passeio ciclístico. A inscrição deve ser feita através das escolas municipais ou na sede da SEDEMA.
Faça sua inscrição! Necessário número da inscrição para concorrer ao sorteio de uma bicicleta. “Passeio ciclístico “Conscientizar e incentivar o cidadão à utilização de meios alternativos e sustentáveis de transporte” - Venha pedalar pela natureza.

Fonte: http://www.educativafm102.com.br