quarta-feira, 30 de maio de 2012

Acorda Tibau!!!!!!


MESTRADO

A Uern abriu o processo de seleção para o Mestrado em Educação. Estão sendo oferecidas 16 vagas distribuídas em duas linhas de pesquisa. As inscrições serão realizadas no período de 4 a 28 de junho na Faculdade de Educação, no Campus Central da Universidade.

O Grito da Terra


Trabalhadores rurais de várias regiões do país estarão em Brasília hoje (30) para cobrar da presidenta Dilma Rousseff um posicionamento sobre a pauta de reivindicações do Grito da Terra Brasil. De acordo com a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), cerca de 8 mil trabalhadores estarão na Esplanada dos Ministérios das 5h às 17h30.
A pauta de reivindicações, intitulada Agenda por um Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário, foi entregue à Presidência da República no dia 27 de abril com 138 propostas e, de acordo com a Contag, expressa os principais pleitos de aproximadamente 20 milhões de trabalhadores rurais ligados à confederação, às 27 federações de Trabalhadores na Agricultura e aos mais de 4 mil sindicatos de trabalhadores rurais.
Entre os dias 21 e 29 de maio, representantes da entidade foram recebidos em quase 20 ministérios. Hoje, dia da mobilização nacional, a diretoria da Contag, coordenadores e presidentes das federações devem ser recebidos pela presidenta para tratar da pauta de reivindicações do 18º Grito da Terra Brasil.
Entre os principais itens da pauta estão o desenvolvimento rural com distribuição de renda e o enfrentamento às desigualdades, a garantia e ampliação dos direitos sociais e culturais com qualidade de vida no campo e nas florestas, a participação democrática, a organização sindical e o orçamento público.
Segundo a Contag, a base desta 18ª edição é “a realização de uma ampla e massiva reforma agrária e a valorização e o fortalecimento da agricultura familiar, questionando o descaso do governo ao papel da terra e do território para a valorização dos povos do campo”.
Fonte: Agência Brasil

O rei Juan Carlos (foto), da Espanha, visita o Brasil nos próximos dias 3 e 4 de junho.


rei_Juan_CarlosBrasília – O rei Juan Carlos (foto), da Espanha, visita o Brasil nos próximos dias 3 e 4 de junho. Ele vai se reunir com a presidenta Dilma Rousseff e parte da equipe ministerial. Em seguida, viaja para o Chile, onde fica de 4 a 6 de junho. É a primeira viagem do rei ao exterior, depois que ele colocou uma prótese  no quadril, após um acidente durante caça na África. O Ministério de Assuntos Exteriores e Cooperação da Espanha informou ainda que o rei viaja com o chanceler José Manuel García-Margallo, que esteve há 15 dias em Brasília.
A visita de Juan Carlos ocorre no mesmo dia em que representantes dos governos brasileiro e espanhol se reúnem em Madri, capital da Espanha, para negociar a redução das exigências feitas para a autorização da entrada de brasileiros na Espanha e de espanhóis no Brasil.
É a primeira reunião desde que o Brasil passou a adotar uma série de medidas mais rigorosas para o ingresso de espanhóis. O governo brasileiro vai propor a criação de um procedimento de linha direta para a redução emergencial de casos duvidosos, ou seja, situações em que a decisão foi meramente burocrática ou por problema com documentos do viajante.
As medidas de reciprocidade, que começaram a ser adotadas em 2 de abril, foram colocadas em prática depois do relato de brasileiros que se queixavam de humilhações e de discriminação ao tentar entrar em território espanhol. Em abril, cerca de 30 espanhóis foram barrados e impedidos de ingressar no Brasil.
O subsecretário-geral das Comunidades Brasileiras no Exterior, embaixador Eduardo Gradilone Neto, disse que ainda há denúncias de maus-tratos a brasileiros que chegam em território espanhol mesmo depois da visita, ao Brasil, do ministro de Assuntos Exteriores e Cooperação da Espanha, José Manuel García-Margallo, que ocorreu há duas semanas.
Pelas regras em vigor, os espanhóis que quiserem entrar no Brasil terão de estar com o passaporte válido por, no mínimo, seis meses. Também serão exigidos os comprovantes de passagens de ida e volta, com data marcada.
O espanhol que for se hospedar em hotel deverá apresentar o documento de reserva. Caso venha a se hospedar na casa de amigos ou parentes, terá de apresentar uma carta-convite. O documento deve conter a assinatura do responsável, autenticação em cartório e um comprovante de residência dessa pessoa.
O último item das exigências refere-se à renda mínima do espanhol que pretende visitar o Brasil. Ele deve comprovar que tem condições financeiras para arcar com até R$ 170 de despesas por dia em território brasileiro.
Fonte: Agência Brasil
Foto: Carlos Alvarez/Getty Images

Portaria publicada no 'Diário Oficial' confunde nome de ministro


Fonte: G1
O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (à esq.), e o autor Aguinaldo Silva (Foto: André Dusek/Agência Estado e Carla Meneghini/G1)O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (à esq.),
e o autor Aguinaldo Silva (Foto: André Dusek/
Agência Estado e Carla Meneghini/G1)

Uma portaria publicada no "Diário Oficial da União" confundiu o nome do ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro. O nome publicado foi Aguinaldo Silva, autor de novelas da Rede Globo que fez "Fina Estampa". Nesta quarta-feira (30), uma errata na publicação oficial corrigiu o equívoco.
O erro saiu em portaria publicada nesta terça (29), que tratava sobre mudanças nas diretrizes do programa habitacional "Minha Casa, Minha Vida" em municípios de até 50 mil habitantes. Entre os itens alterados está que o valor da prestação mensal do imóvel não poderá compromenter mais do que 5% da renda bruta mensal do beneficiário.
A portaria de terça também muda datas de um cronograma sobre divulgação do resultado de propostas selecionadas e envio de termo de compromisso de instituições que vão operar recursos do programa.
A retificação desta quarta diz que "na Portaria nº 228, de 28 de maio de 2012, do Ministério das Cidades, publicada no Diário Oficial da União de 29 de maio de 2012, Seção 1, página 95, onde se lê 'AGUINALDO SILVA', leia-se 'AGUINALDO RIBEIRO'".

“Vulcano” era o deus do fogo na mitologia romana, descrito como muito feio e coxo.



A Delegacia da Polícia Federal, em Mossoró, receberá a imprensa às 11h de hoje para dar entrevista coletiva sobre a “Operação Vulcano”, desencadeada às 5h de hoje.
A PF cumpre 8 mandados de prisão e 20 de busca e apreensão, em trabalho que levanta elementos quanto a um possível “cartel de combustíveis” em Mossoró.
Entre as prisões decretadas, há informação – não-confirmada – de pelo menos dois vereadores, um ex-vereador e cinco empresários do setor.
Vários promotores de justiça acompanham diretamente a Operação Vulcano.
“O suposto cartel teria fixado preços dos combustíveis e pressionado para aprovação de Leis que barram a entrada de novos concorrentes”, assinala o Ministério Público, através do seu Twitter oficial. “Os Projetos de Lei impedem principalmente a concorrência de postos em Supermercados e Shoppings Centers de Mossoró”, acrescenta.
Fonte: Carlos Santos


Um destino de lama para o Brasil



Fonte: Carlos Santos
A que nível chegou essa república: três figurões envolvidos num tititi sobre suposto tráfico de influência e corrupção, há dias são defendidos e atacados na mídia e redes sociais. Mas não encontramos quase nada de sério; sobra a passionalidade.
Ex-presidente Lula da Silva (PT), ex-ministro da Justiça Nelson Jobim e o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF)   Gilmar Mendes surgem imersos nesse enredo de esgoto.
Num país sério, a sociedade estaria perplexa e cobrando um desfecho menos emocional e mais legal.
Mas estamos no Brasil, não esqueça. Ah, já esqueceu, não é!?
Veja AQUI reportagem-entrevista com Gilmar Mendes em que ele polemiza mais ainda esse episódio.

terça-feira, 29 de maio de 2012

Exigir cheque caução para atendimento de médico de urgência agora é crime

Passa a vigorar nesta terça-feira (29) a lei que tipifica como crime de omissão de socorro a exigência de cheque caução, nota promissória ou qualquer garantia para atendimento médico de emergência. A legislação prevê detenção de três meses a um ano e multa para os responsáveis pela prática. A pena pode ser aumentada até o dobro, se da negativa de atendimento resultar lesão corporal de natureza grave, e até o triplo, se resultar em morte.
A lei entra em vigor quatro meses após o secretário de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, Duvanier Paiva Ferreira, morrer tentando ser atendido em hospitais particulares de Brasília. O secretário, que havia acabado de sofrer um infarto, teve socorro negado por não apresentar garantia financeira.
A história trágica do servidor não é um caso isolado, mas foi depois da visibilidade deste que os ministérios da Justiça e da Saúde propuseram a mudança na lei. Antes, exigir cheque caução estava enquadrada como omissão de socorro ou negligência, mas não existia uma referência expressa sobre o não atendimento emergencial.
A partir de hoje os hospitais particulares são obrigados a afixar, em local visível, placa com a seguinte informação: “Constitui crime a exigência de cheque caução, de nota promissória ou de qualquer garantia, bem como do preenchimento prévio de formulários administrativos, como condição para o atendimento médico-hospitalar emergencial, nos termos do Artigo 135-A do Decreto-Lei no 2.848, de 7 de dezembro de 1940 – Código Penal.” (Assessoria/Sandra Rosado)

Espaço Aberto

Caro leitor, esse blog se constitui num espaço aberto, a exemplo da Naide, você pode entrar em contato conosco para poder se expressar. Em tempo, logico que procuramos preservar o bom senso, a informação e a boa leitura. O SOSTIBAU, através do email:  nielson82@hotmai.com,  recebe denúncias, cronicas, fofocas, fotos e divulga eventos que acontecem na nossa cidade. Contamos com vocês e somos gratos pela preferencia.  

A praia da minha infância


CRÔNICA


No meu tempo de infância, a praia era o lugar onde geralmente, todos viviam felizes, as pessoas eram tranqüilas e não tinham ambições exacerbadas, não gostavam de intrigas nem de falsidades.
Os praieiros não tinham preconceitos, não discriminavam as pessoas, nem agiam com maldades. A sobrevivência de cada um era da preocupação de todos.
Os pescadores iam à pesca, os artesãos cuidavam de seus artesanatos, as crianças brincavam descalças nas areias alvas e escalavam falésias avermelhadas.
Na praia, a brisa de mar era mais suave e as ondas mais calmas, o céu mais estrelado, o coqueiral mais abundante e produtivo tornava a praia mais bela, um verdadeiro paraíso.
Na praia do meu tempo de criança, as estudantes aprendiam em salas improvisadas, sem quadros de giz e os mestres eram recrutados da população feminina entre pessoas de maior instrução.
Era uma vez esta praia, onde as Marias, as Joanas, os Josés, os Antônios não recebiam merendas nem assistência social, mas em compensação os alunos não utilizavam-se de artifícios para alcançar seus objetivos.
As casas da praia eram feitas de taipa, cobertas de palhas de coqueiros e, ainda assim, pareciam, aos olhos dos donos, muito mais aconchegantes do que as de hoje, construídas em alvenarias.
Aos domingos, todos iam ao futebol, praticados em campo improvisado, como diversão, fazer espontâneo dos habitantes da comunidade.
No período natalino, as crianças, adolescentes e adultos vestiam roupas novas para assistirem a missa. Depois dançavam forró, comiam bolos regionais com aluá de abacaxi.
A água que se bebia, era apanhada nas vertentes e não precisava filtrar nem ferver, pois era límpida e saudável, livre de contaminação.
A vida na praia mudou. A população aumentou, o lugar desenvolveu-se, virou vila e  chegou, enfim à cidade.
A vida “endureceu” para muitos. A realidade presente é cruel. Quem tem bastante quer ter sempre mais.
Era uma vez aquela praia da minha infância. N]ao tinha dono nem dona. Era de todos. Hoje o progresso chegou e se tornou uma grande confusão. A solidariedade e o amor cederam lugar ao egoísmo, e já não há aquela efetiva convivência entre os moradores da mesma rua, nem sequer, muitas vezes, vizinhos conhecem-se entre si.
Onde está aquela praia em que deixei na areia as marcas dos meus pés?
                                                                                      por Naide Maria de Lima

Pingo da Mei'dia







A 16ª. edição do Mossoró Cidade Junina será iniciada no dia 09 de junho, com o tradicional Pingo da Mei'dia. Uma das novidades para a abertura da festa deste ano é a animação feita por dois trios elétricos, ornamentados com motivos juninos. Além do "Brocoió", que fez sucesso em 2011, teremos o trio "Brucutu", reforçando os festejos do maior arraiá do Brasil.

Zeca Baleiro faz show em Mossoró dia 5 de agosto



Divulgação
Cantor confirmou o show na cidade
O cantor Zeca Baleiro postou no Facebook uma mensagem confirmando para o dia 5 de agosto, às 21h, show em Mossoró. A informação também consta no site do cantor. De acordo com o site, Baleiro traz a Mossoró um show acústico, acompanhado de seu violão e de Tuco Marcondes (guitarras, violões e vocais). "Baleiro garante boas surpresas ao longo do show, tocando um repertório que reúne hits, faixas menos conhecidas de seus discos e novas do cd "O Disco do Ano

Nova Schin FORA DA ORDEM MUNDIAL


A Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT) divulgou nessa segunda-feira (28) um ofício enviado ao órgão que regula a publicidade brasileira, o Conar, no qual pede a "imediata retirada do ar do comercial "Festa de São João", da empresa Nova Schin", por discriminação contra travestis. Na peça publicitária, um homem descobre que a mulher pela qual está interessado é um travesti. Após perceber o engano, ele vira motivo de chacota entre os amigos. O comercial é narrado por um repentista e baseado na linguagem da literatura de cordel.

O Guia de Livros Didáticos 2013


Os professores dos anos iniciais do ensino fundamental já podem consultar a relação dos livros que vão adotar nas escolas da rede pública do próximo ano. O Guia de Livros Didáticos 2013, com resumos e informações de cada uma das obras selecionadas para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), pode ser consultado na internet.

Maconha


Mais de oitenta pessoas participaram da primeira marcha da maconha realizada no último sábado em Mossoró. A mobilização contou com a participação de representantes de movimentos sociais locais e das cidades de Natal, Tibau e Aracati. A coordenação já prepara a próxima edição da marcha. Independente de posições uma boa oportunidade para discutir um tema polêmico.

O Censo Escolar da Educação Básica

Começa nesta quarta-feira, 30, a primeira etapa do Censo Escolar 2012, quando será aberto o Sistema Educacenso na internet. O período de coleta, digitação e exportação dos dados vai até o dia 30 de julho e o resultado preliminar deve ser publicado no Diário Oficial da União até o dia 15 de agosto. Após a publicação, as escolas terão 30 dias para conferência e correção dos dados listados nos relatórios. O prazo final para a conclusão da primeira etapa se encerra no dia 30 de novembro, quando as instituições de ensino devem ter enviado ao Ministério da Educação os dados resultantes das correções e verificações do censo. Já a segunda etapa acontece de 1º de fevereiro a 25 de março de 2013. Nessa fase, serão coletadas informações mais detalhadas sobre os estudantes declarados na primeira fase. O Censo Escolar da Educação Básica, que vai da Educação Infantil ao Ensino Médio, é realizado anualmente e apresenta um raio-x da educação brasileira. Todas as escolas, sejam públicas ou privadas, precisam participar. A coleta de dados é feita através do site www.educacenso.inep.gov.br, onde o usuário deve preencher informações detalhadas sobre a escola, alunos, professores, turmas e auxiliares da Educação Infantil. 
No ano passado o Rio Grande do Norte atingiu o percentual de 99,5% das escolas com dados coletados pelo Censo Escolar 2011. A precisão na coleta de dados favorece o direcionamento das ações e investimentos no setor. Dai a importância dos diretores facilitarem a participação de suas respectivas unidades de comando

Fãs de Chico Buarque


Natal é nona cidade da turnê  que Chico Buarque faz pelo Brasil. Show ontem à noite com direito a bis hoje no Teatro Riachuelo.
Pela primeira vez, canta ao vivo  “Geni e o Zepelim” e resgata “Anos Dourados”, “Desalento”, “Ana de Amsterdam”, “Baioque” e “A Violeira”. Outra novidade é a releitura do clássico “Cálice”.



Ontem, depois de voltar ao palco para o segundo “bis”, Chico Buarque recebeu visitas vips no camarim do Teatro Riachuelo.
A governadora Rosalba Ciarlini conheceu o ídolo de gerações ao lado do casal Flávio/Ana Cláudia Rocha.
O vice governador Robinson Faria também estava na fila A do camarote Riachuelo convidado pelosRocha.

segunda-feira, 28 de maio de 2012

RN na Rio + 20


O Rio Grande do Norte confirmou presença na Rio + 20.
Um stand do Estado será montado na Conferência sobre desenvolvimento sustentável, próximo dia 04, na cidade maravilhosa.

Lei de Acesso à Informação



Fonte: Congresso em Foco
Há 11 dias entrou em vigor a Lei de Acesso à Informação, que poderá ser um instrumento poderoso para aumentar o nível de transparência da administração pública brasileira.
Para isso, no entanto, é preciso que cada um de nós conheça a nova lei e saiba aproveitar as oportunidades que ela abre. Por essa razão, o Congresso em Foco reuniu em uma nova página, de modo claro e didático, os dados fundamentais sobre essa nova legislação, que obriga todos os poderes, de todas as esferas (municipal, estadual e federal),  a prestar aos cidadãos as informações de seu interesse.
Na página sobre a Lei de Acesso, será possível encontrar:
- aspectos legais relacionados com o tema, incluindo a íntegra da Lei de Acesso à Informação
instruções sobre como fazer um pedido de informação
Publicada em 18 de novembro de 2011, a Lei de Acesso (Lei 12. 527) chegou no Brasil com imenso atraso. Faz nada menos que 256 anos que a Suécia aprovou sua primeira legislação de acesso a informações (confira aqui). A vantagem é que a legislação recém-introduzida no país é extremamente avançada, e oferece um excepcional poder à cidadania para conhecer amplamente aquilo que seja de seu interesse e assim exercer maior controle sobre a ação dos agentes públicos.
Saiba mais AQUI.

Lero Beach Lounge Bar no Tibau, agora em Mossoró.


Lembra do Lero Beach Lounge Bar no Tibau?
Pois bem: os manos Jailson e Juliana Fernandes vão seguir carreira de donos da noite - dessa vez em Moscow. 
Eles preparam para essa terça-feira, 29, a inauguração de um novo bar na cidade, super transado, com estilo próprio e bastante aconchegante. 
E viva a boêmia!
Sorte, sucesso!

Caminhada redescobre a história de Mossoró


 A I Caminhada Histórica de Mossoró – História e Cultura, Passo a Passo. O evento  percorreu o corredor cultural da cidade, saindo às 15h, da Praça do Museu Lauro da Escóssia.
Poderão  participar pessoas de todas as idades, interessadas em conhecer um pouco mais da história dos monumentos da cidade. 
A Caminhada  percorreu os 17 monumentos históricos que compõem o corredor cultural da cidade, até chegar a Estação das Artes Eliseu Ventania, passando pela Loja Maçônica “24 de junho”, Praça da Redenção “Dorian Jorge Freire”, Estátua da Liberdade, Prédio da União Caixeiral, Praça Vigário Antônio Joaquim, Monumento ao Governador Dix-Sept Rosado Maia, Catedral de Santa Luzia, Largo Monsenhor Huberto Bruening, Câmara Municipal de Mossoró, Praça Rodolfo Fernandes, Praça do Codó, Igreja de São Vicente, Palácio da Resistência, Memorial da Resistência, Teatro Dix-huit Rosado e Estação das Artes Eliseu Ventania.
A pesquisa histórica dos monumentos que compõem o percurso foi realizada pelo historiador Geraldo Maia. O professor Sávio Marcellus é o coordenador cultural do evento. Todo o percurso foi acompanhado por guias, que  explicaram  aos participantes, a importância histórica de cada monumento, constituindo-se assim, em uma grande aula de história ao ar livre.


Evento mundial pela 1ª vez para RN



Com o slogan “Você se mexe e o mundo mexe junto”, o Dia do Desafio – que acontece nesta quarta-feira (30) em Caicó no SESC Seridó, na Ilha de Sant’Ana e por toda a cidade – tem como objetivo incentivar a prática regular de atividades físicas. Serão 12 horas de exercícios recreativos, aulões de ginástica, passeios ciclísticos, caminhas, escalada, rapel e muitas outras atividades, todas gratuitas e para todas as idades.
É a primeira vez que o evento, realizado simultaneamente no mundo inteiro, para o Rio Grande do Norte. Além de incentivar o cuidado com a saúde por meio da prática de exercícios, o Dia do Desafio também promove uma competição saudável entre as cidades participantes. Ah, e a entrada é gatuita.

Inscrições para o Enem 2012 já estão abertas


Candidatos podem se inscrever pela internet até as 23h59 de 15 de junho.
Taxa é de R$ 35 e as provas serão realizadas nos dias 3 e 4 de novembro.



As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2012 já estão abertas. Os estudantes interessados em fazer o exame que serve como processo seletivo para várias universidades e institutos federais de ensino superior podem se inscrever pela internet, no endereçohttp://sistemasenem2.inep.gov.br. O prazo vai até o dia 15 de junho. A taxa custa R$ 35.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, liberou o acesso dos candidatos ao sistema na manhã desta segunda-feira (28). O exame será realizado nos dias 3 e 4 de novembro e o resultado individual dos candidatos será divulgado em 28 de dezembro. Segundo o Inep, a expectativa é que 6 milhões de pessoas se inscrevam para fazer o Enem 2012. Para facilitar o processo de inscrições, o ministério preparou um guia com instruções para os candidatos (veja aqui). Veja abaixo as principais regras sobre a próxima edição do exame:

domingo, 27 de maio de 2012

1ª Semana do Meio Ambiente será realizada dias 1 e 2 de junho na Ufersa, em Mossoró

A Universidade Federal Rural do Semi-Árido está concluindo os preparativos para a I Semana de Meio Ambiente da instituição, marcada para acontecer nos dias 1 e 2 de junho, no Auditório Amâncio Ramalho, no Campus Mossoró. As inscrições para participar no evento terminam na próxima quarta-feira, dia 30 de maio, exclusivamente, no site do evento: smaufersa.blogspot.com.br/.

A 1ª SMA é promovida pelo Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas, com o apoio das Pró-Reitorias de Graduação e de Extensão e Cultura.

Segundo o professor Alan Martins de Oliveira, do Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas, a proposta é discutir junto à comunidade acadêmica o desenvolvimento sustentável à luz de uma das premissas da Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável (RIO+20) que reafirma a necessidade contínua para assegurar um equilíbrio entre os três pilares estruturantes e interdependentes: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e proteção ambiental.

A Semana de Meio Ambiente vai oportunizar aos estudantes da Ufersa, mais especificamente das disciplinas de "Ambiente, Energia e Sociedade", do curso bacharelado em Ciência e Tecnologia, como também do curso de Ecologia: "Dendrologia", "Ecologia Molecular", "Biologia da Conservação" e "Biologia Evolutiva" apresentarem trabalhos. Quanto à participação como ouvintes no evento, a I SMA é aberta a todos os estudantes da Ufersa, bem como da comunidade externa. Ainda segundo o professor Alan Martins, no primeiro dia será destinado a temas envolvendo o desenvolvimento sustentável, a gestão ambiental e as estratégias de conservação de recursos naturais. Já no segundo dia, os estudantes dos cursos de Ciência e Tecnologia, Ecologia e Engenharia Florestal vão apresentar, em pôster, maquetes e vídeos, resultados das pesquisas realizadas. Os trabalhos identificam e propõem medidas resolutivas e preservativas para questões relacionadas ao meio ambiente.

Além da produção científica dos universitários, a I Semana de Meio Ambiente da UFERSA, contempla uma série de palestras e simpósio. Na sexta-feira, 1 de junho, após a abertura oficial, serão ministradas duas palestras.

Na parte da tarde, a partir das 14h, será apresentado o Simpósio Conservação de plantas e abelhas no semiárido, no campus da UFERSA.

Marcha das Vadias Rio de Janeiro, Recife, Natal, Fortaleza, Brasília, Salvador e outras

Unindo forças contra o machismo, o racismo, a lesbofobia, a misoginia e ao sexismo, acontece hoje em Natal a Marcha das Vadias, que foi realizada conjuntamente em mais 14 estados de todo o Brasil. Todo tipo de violência contra as mulheres é criticado.
A campanha está acontecendo pela terceira vez na capital potiguar e reuniu neste sábado (26) cerca de 70 pessoas, na sua maioria mulheres, que se juntaram com faixas, cartazes e roupas sensuais numa movimentação horizontal. “Estamos indignadas com o duplo homicídio, que ceifou a vida de mãe e filha em Nova Parnamirim, brutalmente torturadas antes de serem mortas.
É por elas que nós lutamos; é por todas as mulheres que foram mortas, estupradas e consideradas vadias pela sociedade”, afirma Anita Próspero Queiroz, de 57 anos.
De acordo com dados do Instituo Sangari, a capital potiguar a ocupar o 10º lugar dentre as capitais nas quais mais ocorrem homicídios femininos.
A situação em Natal é ruim, mas a de Mossoró é bem pior. Na "capital do Oeste", em 2010, foram assassinadas 14 mulheres, fazendo com que a cidade alcançasse um índice de 10,4 homicídios para cada 100 mil mulheres.
“Ao somar o número bruto de homicídios femininos em Natal e Mossoró, temos nada menos que 34 assassinatos. Ou seja, nas duas cidades matam-se mais mulheres do que em todo o restante do Rio Grande do Norte”, realça Anita. Segundo ela, o mais chocante nas análises desses dados é que os crimes, muitas vezes maquiados de "crimes passionais", onde a "paixão" passa a justificar o delito. “Homens não são donos das mulheres. Não somos propriedades privadas”, enaltece.
“Nosso Corpo é nosso território, portanto, não precisamos sentir culpa ou vergonha ao expressarmos nossos desejos, ao nos vestirmos como quisermos, ao nos colocarmos como mulheres que se relacionam afetivo e ou sexualmente com outras mulheres, e, portanto isso não dar o direito de sermos violentadas e usarem nossa liberdade como justificativa para estas violências que nós mulheres sofremos”, argumenta Cláudia Gazola, do Coletivo Feminista Leila Diniz. História A Marcha das Vadias teve inicio no Canadá em resposta a conduta machista de um policial.
Este declarou que as mulheres eram vítimas de ataques sexuais, pois se "vestiam como vagabundas". A partir do fato, inúmeras manifestações surgiram em todo o mundo. No Brasil, a cidade de São Paulo foi a primeira capital brasileira a organizar a Marcha, seguidas das cidades do Rio de Janeiro, Recife, Natal, Fortaleza, Brasília, Salvador e outras. As mulheres saíram às ruas com o objetivo de reafirmar a autodeterminação sobre os seus corpos e para combater essa sociedade que as educa para não serem estupradas, porém não ensina a não estuprar.

Elis Regina

As homenagens a Elis Regina, no ano do 30° aniversário da sua morte, continuam. A gravadora Trama vai remixar e melhorar o áudio de quatro álbuns gravados pela cantora na primeira metade dos anos 1970. A ideia é relançar "Ela", "Elis", "Elis 2" e "Elis 3" seguindo o modelo das recentes reedições de "Elis & Tom" e "Falso Brilhante", produzidas pela Trama com áudio 5.1, típico de DVD. O álbum "Elis", de 1972, já está sendo remixado sob a supervisão de João Marcelo Bôscoli, filho de Elis e diretor da gravadora Trama.

Lixo

Cuidar do lixo é, sem dúvida, uma missão árdua que deve passar primeiro pela educação do seu povo. Mas dar uma destinação adequada é dever do ente público, por isso registro a iniciativa das prefeituras da região da Costa Branca e Vale do Açu que estão formando um consórcio para baratear o trabalho de incineração dos resíduos sólidos. E Tibau?

A maior invenção do mundo


Fonte: Carlos Santos
Por Francisco Edilson Leite Pinto Júnior
É óbvio que cada um enxerga com os olhos que têm e a partir de onde os pés pisam. Por ser leitor do Poeta Manoel de Barros também acredito que a melhor forma de se conhecer é fazendo o contrário. Talvez, seja por isso mesmo que muitas vezes sou do contra…
Pois bem! Steve Jobs, antes de morrer, disse que a morte é a maior invenção da vida. Discordo! A maior invenção da vida é mesmo o homem. Com as 75 trilhões de células e um número exorbitante de átomos, o homem é sem dúvida a maior invenção de todos os tempos. Não há iPad, iPhone, computador de última geração, nem as mil e uma utilidades do Bombril… Nada, absolutamente nada, que o suplante. E o mais interessante é que Deus – mesmo com toda a sua onisciência, onipotência e onipresença-, ao criá-lo, precisou colocá-lo no mundo, para saber se ele funcionava.
Sim, meu caro leitor, não tenha dúvida que estamos neste planeta terra para sermos testados, através de provas e expiações. E que me perdoem os órgãos fomentadores de pesquisa, e me permitam dizer que Deus é um grande pesquisador. E mesmo não submetendo a sua obra ao CEP (Comitê de Ética em Pesquisa); não sendo doutor; nem tendo feito teste de proficiência e só tendo uma publicação, que nem era em inglês, mas sim em hebraico… Deus é sim um grande pesquisador.
E no Jardim do Éden, ao alertar-nos dos perigos de comer o fruto proibido, estava Ele iniciando a sua pesquisa: saber quantos anos levarão os homens para compreenderem que o seu destino é amar… Agora entendo por que Drummond tanto se perguntava: “Que pode uma criatura senão, entre criaturas, amar? Amar e esquecer, amar e malamar, amar, desamar, amar? Sempre, e até de olhos vidrados, amar?”.
Riobaldo, o maior personagem de Guimarães Rosa, sabiamente desconfiava que também fazia parte desta pesquisa: “Mire veja: o mais importante e bonito, do mundo, é isto: que as pessoas não estão sempre iguais, ainda não foram terminadas – mas que elas vão sempre mudando”.
Mudando! Mas nem tanto… Ora afinando, ora desafinando. Assim caminha a humanidade. E o mais interessante é que mesmo fazendo o seu Recall (afinal, se a teoria de Allan Kardec tiver mesmo fundamento, a reencarnação nada mais é do que uma forma de tentar reparar os nossos defeitos), o homem continua, vire e mexe, tendo atitudes medíocres.
Inveja, ambição, ingratidão, avareza, ira, gula, soberba etc. etc., tudo isso fazem parte dos nossos defeitos de fábrica… Pois é, caro leitor, a pressa é mesmo inimiga da perfeição.  Conta uma lenda que Deus, querendo povoar rapidamente a terra, começou a fabricar corpos a semelhança de manequins, mas quando chegou à caixa craniana, de muitos exemplares, esqueceu-se de preenchê-la com o amalgama das boas aptidões. Por isso, que é rotineiro, pela falta de miolo, muitos terem o cérebro como um porta-joias vazio… Quem quiser saber mais dessa lenda, leia o livro “O homem medíocre”, do médico argentino José Ingenieros.
Homem medíocre; homem primata. Homem que é a única espécie do mundo que não quer ser ele mesmo. O cachorro que ser cachorro; o gato que ser gato; o pinto que ser pinto, mas o homem não que ser ele mesmo.
E ao querer ser o outro (“Que coisa triste não sabermos o endereço de nossa alma”), começa a ter o mais abominável, de todos os sete pecados capitais, que é a inveja. Sentimento mesquinho de não querer que o outro passe bem. De sempre pensar que o jardim do vizinho é melhor do que o dele; e isso causa uma tristeza infinita, afinal já dizia Napoleão Bonaparte: “A inveja é uma declaração de inferioridade!”.
O invejoso é tão medíocre, e pequeno, que chega ao ponto de contar o número de citações de um texto só para ter o prazer de dizer: “Você não é escritor, mas sim um ladrão de frases!”. Coitado, na sua má-fé cínica, o medíocre invejoso desconhece o que vem a ser a intertextualidade…
Se o homem invejoso é pobre de espírito, mais paupérrimo ainda é o ganancioso e ambicioso, pois vive como Tânatos: sedento e faminto eternamente. Nada o sacia. Sempre querendo mais e mais. Vive correndo atrás de bens materiais e quanto mais tem, mais quer… Coitado! Desconhece – na sua obtusidade de córnea-, que rico é aquele que se contenta com o que tem.
Portanto, na sua santa ignorância, o matuto Riobaldo tinha razão: “O diabo não há! É o que eu digo, se for… existe é homem humano!”. Homens que colocam a justiça no banco dos réus; homens que jogam a política na sarjeta; homens que não se importam que os seus semelhantes estejam morrendo, nos corredores dos hospitais públicos desse país… Homens, demasiados e belamente humanos!
E será, caro leitor, que só há um jeito de consertá-los: o recall? Será que nesta vida atual, não há uma forma de tentar repará-los, ajustá-los, encher os seus “porta-joias” com mais bondade? Claro que há. E aí o Steve Jobs tem razão: a morte é uma grande invenção. A segunda é claro, depois do homem, mas é uma grande invenção.
Sólon, um dos maiores jurista grego, sentenciava que só depois da “morte” é que o homem poderia ser feliz. E aqui, abro um parêntese para dizer que não precisamos desaparecer fisicamente para morrer. Quando dominamos a nossa ambição, quando nos libertarmos da nossa inveja, quando temos consciência da nossa finitude, aí fica fácil de perguntar: “Pra que toda essa luta pelo poder, se daqui a cem anos, caro leitor, nem eu nem você estaremos mais aqui?“.
Amanhã, completarei 46 anos. Segundo Rubem Alves, estarei me desfazendo desse tempo. E a cada novo amanhecer, confesso que agradeço a Deus a vida que tenho; a família a que pertenço; a profissão que abracei.
Agradeço frequentar semanalmente uma grande escola de vida, o Hospital do câncer Dr. Luiz Antônio, pois é ali, na convivência diária com a morte que eu aprendo que a única coisa que vale a pena lutar, com unhas e dentes, é pelo AMOR. Pois só através dele é que poderemos preencher a eternidade…
Francisco Edilson Leite Pinto Junior é professor, médico e escritor

sexta-feira, 25 de maio de 2012

A RESIDÊNCIA SECUNDÁRIA EM TIBAU/RN – A “CIDADE PRAIA” MOSSOROENSE



Sebastião Lopes Monteiro, Kelson de Oliveira Silva

RESUMO


Tibau se constitui em importante balneário marítimo da região oeste potiguar, no qual a residência secundária é elemento urbano responsável por mudanças significativas da paisagem litorênea tibauense. O presente trabalho analisa como o uso de residências secundárias tem sido responsável pela ocupação e uso do litoral pesquisado; se constituindo em subsídio à gestão da costa tibauense e contribuindo com a discussão do direito ao livre acesso e uso das praias. O objetivo geral da pesquisa é analisar a relação entre o veraneio com as formas de apropriação e ocupação do litoral por residências secundárias, tendo como objetivos específicos: a) traçar o perfil dos usuários desses domicílios de uso sazonal; e b) averiguar a origem dos fluxos desses usuários, identificando o polo emissor expressivo. A metodologia consistiu de levantamento bibliográfico; observação de campo; aplicação de questionário aos usuários de residências secundárias; e, consulta a GRPU/RN. O art. 10, da Lei 7.661/88, serviu de base jurídica para a investigação da questão-problema da pesquisa, de forma que a partir da observação de campo e por meio dos questionários aplicados, constatou-se que por falta de fiscalização do poder público, trechos da costa tibauense estão ocupados por residências secundárias, o que vem comprometendo o direito de livre acesso e uso das praias do Município de Tibau

Nota do blog: 

Tibau é tema de trabalho científico apresentado na Universidade Federal de Goias

O remédio Truvada




Todas
 Agência Estado

Brasília - O remédio Truvada, que recebeu o aval da comissão consultora da agência sanitária dos EUA para ser usado na prevenção de infecção pelo HIV, foi registrado no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O antirretroviral é produzido pela Gilead.

Isso não significa, porém, que a droga passará automaticamente a ser usada no Brasil para tratamento de pacientes com HIV ou indicada antes de relações sexuais desprotegidas com parceiros soropositivos ou com situação sorológica desconhecida.

"O governo precisa discutir qual estratégia será adotada para o medicamento e chamar a sociedade para esse debate", diz Jorge Beloqui, do Grupo Incentivo à Vida de São Paulo.

No início do mês, uma comissão ligada ao FDA recomendou a indicação do uso da droga, uma combinação de tenofovir com emtricitabina na prevenção da aids. Isso permitiria que pessoas não contaminadas pudessem manter relações com soropositivos sem usar preservativo.

O remédio já é usado em vários países no tratamento de pacientes com aids. Se a autorização for concedida pelo FDA, a fabricante poderá também indicar o remédio para prevenir a infecção. O Departamento de DST Aids e Hepatites Virais do Ministério da Saúde afirmou que o registro da Anvisa não vai modificar, no momento, a estratégia brasileira de combate à doença.

O assessor do departamento, Ronaldo Hallal, argumenta que, embora alguns estudos mostrem que o remédio exerce um papel protetor, não está claro, ainda, como isso seria aplicado em uma ação de saúde pública.

Beloqui avalia que qualquer mudança na política de tratamento no País deveria ser precedida de pesquisas de aceitação e estudos-piloto. "É um assunto delicado. Claro que o remédio não pode ser usado em larga escala", comentou. Mas ele considera ser preciso avaliar a eficácia do uso do remédio como prevenção entre grupos com risco acrescido, como homens que fazem sexo com homens, por determinados períodos da vida.

Mário Scheffer, presidente do Grupo pela Vidda, elogia a cautela adotada pelo governo nesse debate. "Acho prematuro falar em adoção do remédio, até porque a Emea, a agência europeia, também não opinou sobre o tema." Ele diz, no entanto, que a discussão deve ocorrer. "Talvez para grupos altamente vulneráveis, uma seleção rigorosa. Mas não sem antes a realização de um estudo-piloto. Pessoas que usam o remédio têm de fazer acompanhamento periódico", pondera.

No Brasil

O uso de antirretrovirais vem se ampliando. Em 2010, o consenso recomendou que, além de portadores do vírus, o remédio fosse indicado para quem tivesse relações desprotegidas com parceiro com condição sorológica desconhecida.

O registro do Truvada deverá incentivar discussões em torno de sua patente. A Gilead depositou um pedido no Brasil em 2004, que ainda está em análise pelo Inpi. O Grupo de Trabalho sobre Propriedade Intelectual da Rede Brasileira pela Integração dos Povos apresentou uma manifestação contrária à concessão no processo. "Os dois medicamentos usados no Truvada não têm patente. Além disso, a combinação dessas drogas já havia sido descrita antes de a Gilead lançar o remédio no mercado", conta Renata Reis, do GTPI. As informações são do jornal O Estado de São Paulo

I Caminhada Histórica de Mossoró acontece dia 26 e visitará 17 monumentos importantes do município


Há dez anos sem abrir satisfatoriamente seu acervo, o Museu Lauro da Escóssia será ponto de partida da I Caminhada Histórica de Mossoró, dia 26, às 17h, percorrendo 2 km até chegar à Estação das Artes Elizeu Ventania. Serão 17 monumentos visitados e os participantes terão oportunidade de conhecer um pouco acerca dos lugares, praças e logradouros importantes do município.
De acordo com o pesquisador Geraldo Maia, responsável pela pesquisa histórica dos lugares que serão visitados, a ideia de fazer uma caminhada foi do presidente da Câmara Municipal de Mossoró, vereador Francisco José Júnior, baseando-se em eventos semelhantes que se realizam em vários municípios brasileiros, inclusive em Natal, onde a caminhada já acontece há cinco anos. "Foi o próprio Francisco José que me telefonou, acho que no fim do ano passado, explicando o projeto e me pedindo para traçar um roteiro e descrever os monumentos que encontraríamos neste percurso e assim fiz. Soube depois, pelo próprio Francisco José, que o roteiro tinha sido enviado para a empresa em Natal, responsável pela organização dos passeios de lá. Já este ano, acho que no início de abril, recebi outro telefonema de Francisco José me pedindo para incluir outros pontos como a Câmara Municipal e a Prefeitura de Mossoró, que não tinham sido incluídos no primeiro momento. Essa foi, portanto, minha participação", diz.
Ele acrescenta que o mapeamento se deu dentro de um roteiro lógico. "Por se tratar de uma caminhada, ele não podia ser muito longo. Tivemos que adequar o roteiro de modo a contemplar o maior número de monumentos num curto trecho que não ultrapassasse 2 km", explica.
Alguns prédios que farão parte do roteiro são novos e, para o pesquisador, a caminhada também é uma forma de demarcar estas edificações importantes para o cenário cultural. "O Teatro Dix-huit Rosado e o Memorial da Resistência estão entre esses prédios novos do roteiro. E estes espaços se tornaram referência no cenário cultural do município", salienta, ressaltando que o conhecimento da história - em todos os tempos - é fundamental para a formação da cidadania. "É através do conhecimento histórico que podemos entender quais foram os caminhos percorridos para se chegar ao que somos hoje. Sabemos, porém, que, em alguns casos, a história é manipulada ao bel prazer de alguns segmentos da sociedade que se beneficiam com isto. Um fato clássico a data da emancipação política de Mossoró, a quem nunca foi dada a devida importância e quando finalmente resolveram oficializar, fizeram com a data errada, numa demonstração clara de total desconhecimento de nossa história. E, apesar de todas as evidências apresentadas para mostrar o erro, apesar de a data correta estar inserida na própria bandeira e no selo do município, por motivos políticos, não se consegue corrigir. Quando se fala dos Heróis da Resistência, em alusão à defesa da cidade contra o bando de cangaceiros chefiado por Lampião, fica mais clara ainda a manipulação da nossa história por interesses pessoais. Mas, de maneira geral, o conhecimento histórico é passado às novas gerações", critica.

MUSEU MUNICIPAL: PERDA DE MEMÓRIA
A caminhada partirá do Museu Lauro da Escóssia que, em tese, está "aberto", mas com as peças de exposição guardadas. Para Geraldo Maia, os dez anos de paralisação das atividades do museu representam uma "perda de memória". "É o que primeiro me vem à cabeça quando falamos do Museu Lauro da Escóssia. É um desrespeito até ao patrono, que foi um dos homens que mais lutaram para preservar a história de Mossoró através dos seus livros. O museu dispõe de um acervo riquíssimo que, há mais de dez anos, vem sendo negado à sociedade", destaca o pesquisador. 
Ele destaca que podemos, através do espetáculo Auto da Liberdade, conhecer os principais fatos históricos ocorridos no município. Mas, quando se fala na Abolição dos Escravos, não se diz que o estandarte da instituição que promoveu essa libertação e que foi confeccionado em 1883, encontra-se no museu. "Quando se fala do primeiro voto feminino e na figura de Celina Guimarães, não se diz que o despacho do juiz concedendo a Celina o direito de voto se encontra no museu municipal, embora esteja em estado lamentável de conservação; ou seja, de maneira geral, não se fala do acervo do museu, talvez para não incentivar a cobrança pela reabertura do lugar. Torcemos para que esta questão tenha chegado ao fim, já que a prefeitura está prometendo que a reforma sai este ano", frisa.
Quando interrogado sobre o que poderia ser feito pelo poder municipal a fim de manter viva a história local ou se existe algum projeto, por exemplo, de tombamento e identificação de lugares históricos, o pesquisador declara que desconhece qualquer iniciativa ou projeto de tombamento. Ele se declara, porém, otimista com a atitude da prefeitura no sentido de identificar, nos novos espaços públicos, a biografia dos patronos, como fez com a Praça do Codó e com a Escola de Artes. "E também com a atitude da Câmara Municipal de promover esta caminhada histórica, além do espaço artístico criado no prédio da própria Câmara", diz.
Geraldo Maia, além de se dedicar a causas sociais, trabalha numa espécie de guia histórico e turístico do município, que pretende lançar em dois idiomas: português e inglês. "Estamos tratando da tradução, já que há uma cobrança neste sentido por parte de turistas estrangeiros que visitam a cidade", explica, reforçando acerca da necessidade de preservação dos monumentos, para que as novas gerações possam, através deles, conhecer a sua história.

ESPECULAÇÃO 
IMOBILIÁRIA
A Caminhada Histórica poderia ser mais rica se não fosse a especulação imobiliária local, que já demoliu alguns importantes edifícios na cidade. Geraldo Maia cita, por exemplo, as casas onde moraram os abolicionistas, algumas que ficavam na Rua 30 de Setembro e que faziam parte do Corredor Cultural já não existem mais. "Foram todas demolidas. O município conta com uma política de tombamento de prédios históricos, mas ela não é adequada. Imagine você herdar de algum parente um destes casarões, e todos estão localizados em áreas nobres da cidade e, de repente, botarem uma placa na fachada dizendo que o imóvel foi tombado e que você não vai mais poder dispor dele? A menos que o poder público o indenize, você vai aceitar a primeira proposta que aparecer para não perder este bem. Por outro lado, a prefeitura também não vai poder adquirir todos os imóveis antigos da cidade, até porque não basta ser antigo para ser monumento histórico. Tem que ter uma história ligada a ele. Um bom exemplo de conscientização em relação à história é a do casarão da família do industrial Dix-neft Rosado, que, mesmo tendo a casa praticamente destruída por um incêndio, fez questão de reconstruí-la, mantendo os traços originais. Este imóvel é citado na história de Mossoró como o "Catetinho", em alusão ao Palácio do Catete, por ter sido nele que o Presidente Getúlio Vargas se hospedou em uma das vindas a Mossoró", explica.

ITINERÁRIO
Além do Museu Lauro da Escóssia e da Estação das Artes Elizeu Ventania, compõem o percurso da caminhada a Loja Maçônica 24 de Junho, a Praça da Redenção Dorian Jorge Freire, a Estátua da Liberdade, o Prédio da União Caixeiral, a Praça Vigário Antonio Joaquim, o Monumento ao Governador Dix-sept Rosado, a Catedral de Santa Luzia, o Largo Monsenhor Huberto Bruening, a atual sede da Câmara Municipal de Mossoró, a Praça Rodolfo Fernandes, a Praça do Codó, a Igreja de São Vicente, o Palácio da Resistência, o Memorial da Resistência e o Teatro Dix-huit Rosado.
Para participar, os interessados podem fazer suas inscrições no Supermercado Cidade Alternativo, na semana que antecede o evento. A organização solicita a doação de 2 kg de alimento não perecível, que serão doados aos projetos da irmã Ellen, à Associação de Apoio aos Pacientes com Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR) e ao Abrigo Amantino Câmara.

Só para os corretores credenciados


A Subseção da Justiça Federal em Assú abrirá inscrições para credenciamento de corretores. A partir do próximo dia 1º até o dia 30 de junho os interessados poderão requerer a inscrição através do e-mail sec11vara@jfrn.jus.br.
Os corretores credenciados poderão, de acordo com a necessidade da Justiça, ser designados para realizar alienação.
O credenciamento dos corretores não implica em qualquer tipo de vínculo trabalhista com a Administração Pública Federal, servindo apenas para formação de cadastro de profissionais habilitados para o exercício da atividade de corretagem no âmbito de processos judiciais que tramitam perante esta 11ª Vara Federal, instalada em Assú.
Já o pagamento da comissão de corretagem, a ser estipulada pelo magistrado diante do caso concreto, em quantia não excedente ao montante de 5% do valor da transação, ficará a cargo da parte que propôs o procedimento de alienação por iniciativa particular.
O corretor para fazer a inscrição precisará comprovar a regular inscrição no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) e ainda apresentar documento provando estar no exercício da atividade há mais de cinco anos. Para inscrição também é necessária apresentação de certidões negativa civil, criminal e trabalhista

A consolidação da sustentabilidade


Aliar crescimento econômico com preservação ambiental pode ser a alternativa para se destacar no mercado. No Rio Grande do Norte, as práticas sustentáveis gradualmente estão sendo incorporadas à rotina dos negócios e, para disseminar e estimular a adoção desses conceitos por empresas de Mossoró, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizou ontem, 24, a palestra Inovação e Sustentabilidade, proferida por Fernando de Sá Leitão.
O evento reuniu empreendedores individuais e donos de negócio de pequeno porte do setor de lava-jatos, oficinas mecânicas e mercadinhos para discutir os aspectos socioambiental e econômico da sustentabilidade. Ao final da palestra foram apresentadas sugestões práticas ligadas à ecoeficiência, que vão além da coleta seletiva, controle do consumo de papel, água, e energia, medidas mais comuns nas micro e pequenas empresas.
Um estudo realizado pelo Sebrae comprovou que, apesar de quase 60% dos empreendedores de pequeno porte do Brasil não terem muita certeza sobre o conceito de sustentabilidade, muitas micro e pequenas empresas (MPE) de todo o país já adotam essas práticas. São empresas que estão atentas a questões como coleta seletiva de lixo (70,2%), controle de consumo de papel (72,4%), de água (80,6%), de energia (81,7%) e descarte adequado de resíduos tóxicos (65,6%).
A palestra, promovida pelo Escritório Regional do Oeste, faz parte de uma tentativa para disseminar práticas inovadoras e sustentáveis. De acordo com Fernando de Sá Leitão, a ideia é que, além de colaborar ambiental, social e economicamente, os micro e pequenos negócios possam obter lucros com a adoção de práticas sustentáveis em suas empresas.
"A partir do momento que a empresa desenvolve uma prática que evita o desperdício, por exemplo, ela terá uso consciente dos bens e redução nos gastos. O resultado poderá ser muito positivo, e é isso que queremos mostrar", informa o palestrante.
A consolidação da sustentabilidade como valor de mercado é apontada como outro fator importante para as discussões em torno do tema, que exige, de forma cada vez mais rígida, o cumprimento da legislação. O encontro com as categorias de lava-jatos, oficinas mecânicas e mercadinhos serviu também como direcionamento para a apresentação de propostas de trabalho, que inclui treinamento e consultorias no âmbito da sustentabilidade.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

Japão inaugura a torre mais alta do mundo



Torre de comunicações tem 634 metros de altura.
Primeira visitante foi a mulher que criou o nome 'Sky Tree'.

A Tokyo Sky Tree, reconhecida como a torre mais alta do mundo em 2011 pelo Guinness, o livro dos recordes, com 634 metros de altura, abriu nesta terça-feira (22) suas portas ao público em Tóquio, no Japão, em meio a uma grande expectativa e longas filas desde as primeiras horas do dia.
Apenas os cerca de oito mil afortunados que conseguiram comprar entradas antecipadamente poderão contemplar nesta terça a vista da metrópole desde a torre, que supera em altura à da cidade chinesa de Guangzhou, de 600 metros.
Após uma cerimônia inaugural em frente aos elevadores da estrutura, foi permitido o acesso da primeira visitante, a mulher que criou o nome "Sky Tree" em um concurso organizado pela operadora do complexo, informou a cadeia pública "NHK".
Devido ao grande número de visitantes previsto, até 10 de julho só poderão ser adquiridas entradas para o primeiro dos observatórios, situado a 350 metros de altura.
A Tokyo Sky Tree nesta terça-feira (22) (Foto: AFP)A Tokyo Sky Tree nesta terça-feira (22) (Foto: AFP)
A partir dessa data serão comercializados os bilhetes que dão acesso ao segundo observatório, que, a 450 metros de altura, oferece uma panorâmica de até 70 km da região metropolitana de Tóquio.
A expectativa é que a torre, cuja construção começou em 2008 e foi encerrada em 29 de fevereiro, atraia cerca de 32 milhões de visitantes em seu primeiro ano de funcionamento.
O complexo que abriga a torre inclui ainda um centro comercial com mais de 300 estabelecimentos.
A torre não é a edificação mais alta do mundo, pois é superada pelo arranha-céu Burj Khalifa com seus 828 metros de altura, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Segundo o Guinness, o prédio de Dubai é a estrutura mais alta do mundo.
Trata-se da mais alta torre de difusão de TV no mundo, seguida, apenas pela de Cantão na China (600 metros).
Japão inaugura a torre mais alta do mundo (Foto: Reuters)Japão inaugura a torre mais alta do mundo (Foto: Reuters)